A circunstância do diálogo ter por interlocutor autoridade com foro privilegiado [Dilma] não altera o quadro, pois o interceptado era o investigado e não a autoridade, sendo a comunicação interceptada fortuitamente
Exemplo a ser seguido
Sérgio Moro
Nem mesmo o supremo mandatário da República tem um privilégio absoluto no resguardo de suas comunicações, aqui colhidas apenas fortuitamente, podendo ser citado o conhecido precedente da Suprema Corte norte-americana em US v. Nixon, 1974, ainda um exemplo a ser seguido.
Em alguns casos, sequer há informação se a intenção em influenciar ou obter intervenção chegou a ser efetivada.
A eminente Magistrada, além de conhecida por sua extrema honradez e retidão, denegou os pleitos da Defesa do ex-Presidente.
Informações
Odete Moro - Mãe do juiz
Para te dizer bem a verdade, eu não tenho ciência do que meu filho está fazendo ou não, porque ele não me fala nada. Eu tenho acesso às informações que são publicadas em jornais, revistas e pela televisão. Acho que a situação está catastrófica. Mas, após cada catástrofe, há necessidade de alterações e modificações e provavelmente as coisas vão melhorar.
Interlocutores
Sérgio Moro
Apenas para deixar claro que as aparentes declarações pelos interlocutores em obter auxílio ou influenciar membro do Ministério Público ou da Magistratura não significa que esses últimos tenham qualquer participação nos ilícitos.
Como havia justa causa e autorização legal para a interceptação, não vislumbro maiores problemas no ocorrido .
A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras.
Trabalho
Odete Moro - Mãe do juiz
O trabalho de meu filho é muito superior a esta manifestação. É compreensível. São pessoas que são ligadas ao PT que estavam ali, as duas homenageadas são ligadas a sindicatos. Tudo bem. Eu acho que eles têm toda a liberdade para se manifestar dessa forma.
Não há qualquer defesa de intimidade ou interesse social que justifiquem a manutenção do segredo em relação a elementos probatórios relacionados à investigação de crimes contra a Administração Pública.
Orgulho
Odete Moro - Mãe do juiz
Eu tenho orgulho do meu filho, eu tenho orgulho da força-tarefa da Lava Jato, do procurador Dallagnol, de todos os demais procuradores e o pessoal da Polícia Federal. Eu acho que formam uma equipe que está trabalhando visando o bem do Brasil.
Operação Lava Jato
Sérgio Moro
Apesar dessas revelações e de todo o impacto desse processo, não assisti a respostas institucionais relevantes por parte do nosso Congresso e do nosso governo. Parece que a Operação Lava Jato é uma voz pregando no deserto.
Pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-Presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos.
Livre arbítrio
Odete Moro - Mãe do juiz
Eu recebo os aplausos e as vaias [risos]. Uns gostam e outros não gostam do trabalho dele. O livre arbítrio é para todos.
Teve mais de um caso em que, com a operação já em andamento havia tempos, algumas pessoas ainda estavam praticando crime de corrupção. Mesmo com toda aquela publicidade.
Foro privilegiado
Sérgio Moro
A existência de foro privilegiado da presidente não altera o quadro pois o interceptado era o investigado e não a autoridade, sendo a comunicação interceptada fortuitamente.
O levantamento [do sigilo] propiciará assim não só o exercício da ampla defesa pelos investigados, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da Administração Pública e da própria Justiça criminal.