Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Marta Suplicy

Marta Suplicy é uma mulher de muitas habilidades. Com anos de carreira na política, tendo sido senadora e prefeita da maior cidade do país, é também psicóloga e sexóloga. Recentemente participou de uma polêmica com o seu ex-partido, o Partido dos Trabalhadores.

18/03/1945
continue lendo
Compartilhar

Plano Diretor de SP

Marta Suplicy

Quando você faz um Plano Diretor você tem que ter planos regionais. Você não pode tratar a Cidade Tiradentes como a Lapa ou como o M Boi Mirim. Butantã, por exemplo, tem a população de Bauru [cidade no interior de SP].

Proteção ambiental

Marta Suplicy

Enquanto todas as cidades caminham para uma proteção ambiental, São Paulo vai contra. As áreas verdes, como parques e praças, vão ter a possibilidade de abrigar equipamentos municipais. O controle de verticalização tem estudo prévio, mas nada foi feito.

Erros de Dilma

Marta Suplicy

É preciso ter humildade e a forma de reconhecer os erros é deixar a equipe trabalhar. Mas ela não reconheceu na campanha, nem no discurso de posse. Como que ela pode fazer agora?

Eleições de 2018

Marta Suplicy

Mercadante mente quando diz que não será candidato. Ele é candidatíssimo e está operando nessa direção desde a campanha, quando houve complô dele com Rui e João Santana [marqueteiro do partido] para barrar Lula.

 

Ida à Brasília

Marta Suplicy

Me diziam para ficar tranquila que o primeiro ano de mandato era só ver como funcionava, no segundo, começar a apresentar projetos, e quando o mandato estivesse acabando é que eu estaria enturmada, querendo ser reeleita. Depois de dois meses eu já sabia muito bem como funcionava, e sentia, às vezes, insegurança, porque é tudo muito cheio de regras.

Peso da palavra

Marta Suplicy

Os parlamentares nunca me viram como psicóloga e sim como sexóloga ou feminista. Quando abro a boca lá para falar sobre a saúde ou a condição da mulher, eles me respeitam, me consultam e minha palavra tem um peso enorme.

Dilma x Lula

Marta Suplicy

Extremamente incomodado. E isso é que foi levando ele a achar que tinha de ser o candidato e fui percebendo que a ação dele foi mudando. A verdade é que ele nunca disse, mas sempre quis ser candidato e achou que ia ser.

Desejo de candidatura de Lula em 2014

Marta Suplicy

Providenciando os encontros para ele poder se colocar. Foi quando convidei políticos, artistas para um grande encontro político. Convidei a Dilma, o Mercadante e todos os ministros de São Paulo, avisando que o Lula estaria presente. Todos confirmaram, mas, na véspera, todos cancelaram. E ela, Dilma, também não foi. Nessa época, ainda estava confuso quem seria o candidato. Tinha uma disputa. E, depois, quando ela virou candidatésima, ele não falava mais com ela.

Disputa dentro do PT

Marta Suplicy

Ele é um grande estadista, mas não quis enfrentar a Dilma. Pode ser da personalidade dele não ir para um enfrentamento direto, ou porque achou que geraria uma tal disputa que os dois iriam perder.

Situações erradas

Marta Suplicy

Eu entrei no PT porque queria ética na política, era um partido aberto para a diversidade. Eu já estava muito desconfortável com o jeito que o PT lidava com o poder, pelo distanciamento de suas premissas, de estar no poder a qualquer custo.

Erros de Lula

Marta Suplicy

Lula errou em dois momentos. Quando escolheu [Fernando] Haddad para ser prefeito de São Paulo e quando ajudou ela [Dilma] a se reeleger. São dois personagens que não estão fazendo bem para o Brasil e para a cidade.

Amadurecimento de ideias

Marta Suplicy

O partido não corresponde a mais nada que eu acredito. Sugeriram candidatura a governo, mas sabe tem um momento que você vai amadurecendo, vai vendo os malfeitos, e sua história no partido e se pergunta "o que to fazendo aqui?"

Psicóloga e política

Marta Suplicy

Escolhi psicologia no colegial. Minha professora de psicologia era muito boa, e esta era a matéria em que eu tirava sempre dez. Eu achava que, como psicóloga, poderia ajudar as pessoas. Sempre tive vontade de ajudar,e percebi que com a psicologia eu teria condições de balizar minhas idéias em pol das pessoas.

Projetos

Marta Suplicy

Tenho muito orgulho de ter ajudado a fundar o PT. Acreditei, me envolvi, trabalhei décadas, com dedicação total. Saio do PT porque, simplesmente, não é o partido que ajudei a criar. O PT se distanciou dos seus princípios éticos, das suas bases e de seus ideais. Dessa forma traiu milhões de eleitores e simpatizantes. Eu sou mais uma entre as pessoas que se decepcionaram com o PT e não enxergam a possibilidade de o partido retomar sua essência. Respondendo a sua pergunta, estou segura de que meus princípios nunca mudaram, são os mesmos da fundação do PT, os mesmos com os quais criei os meus três filhos. Agora tenho um desafio, o desafio do novo. Quero ter um projeto para o meu país. Um projeto em que acredite. É isso que eu vou buscar.

fechar