Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Eduardo Suplicy

O político Eduardo Suplicy possui uma longa carreira. Além de muitas histórias, casos e opiniões, o ex-senador tem simpatia de sobra. Aprecie uma seleção de suas frases, aqui no MCA.

Já pensou em deixar o PT

Eduardo Suplicy

Eu faço um paralelo com uma família grande. Se algum membro da minha família comete um erro grave, eu não saio da família, mas procuro verificar o que posso fazer para que essa pessoa venha a agir com correção.

A sua família já te pediu pra deixar o partido?

Eduardo Suplicy

Algumas pessoas sim. Com frequência há pessoas que me param nas ruas dizendo que gostam muito de mim, mas que eu deveria deixar do Partido dos Trabalhadores. Sei que para Marta isso também ocorre, para nós do partido tem sido frequente. Mas eu me sinto na responsabilidade de ajudar a corrigi-lo, assim como às ações erradas de brasileiros e brasileiras. Infelizmente acontece.

Em que momento o PT começou a errar?

Eduardo Suplicy

Foram desvios de procedimento. A utilização de recursos não contabilizados, por exemplo. No primeiro semestre de 2002 nós estávamos iniciando a campanha eleitoral e, em uma reunião do diretório nacional, o deputado Chico Alencar, na ocasião deputado pelo PT, propôs que nós registrássemos em tempo real e tornássemos inteiramente transparentes todas as contribuições de pessoas físicas e jurídicas ao partido, como eu sempre defendi.

Investigação do mensalão

Eduardo Suplicy

Em 2005, quando se solicitou uma instalação da CPI dos Correios, o Diretório Nacional do PT recomendou que o partido não a assinasse. Foi uma decisão difícil, recebi uma saraivada de mensagens de pessoas muito próximas pedindo que eu assinasse de forma coerente com o que sempre fiz. Então fiz um pronunciamento e pela primeira e última vez decidi assinar contra a diretriz que o diretório nacional tinha me colocado.

Petrolão

Eduardo Suplicy

Acredito por tudo o que eu conheço, pessoalmente, de suas vidas e atitudes. Em todas as ocasiões que eu tive a oportunidade de conversar com o Lula, ele me disse: 'para nós do PT, a questão ética é fundamental'. E a presidenta Dilma foi extremamente rigorosa todas as vezes que soube de atos de desvio de procedimento e de enriquecimento ilícito na sua administração. ( Ao falar se acredita na idoneidade do Lula e da Dilma Rousseff no que diz respeito aos escândalos de corrupção da Petrobras).

Bolsa família

Eduardo Suplicy

Foi um programa extremamente importante que ajudou o Brasil a efetivamente erradicar a pobreza extrema e absoluta. Mas não foi o suficiente e esse processo de diminuição da desigualdade socioeconômica ainda não se completou. As pessoas desistem de iniciar uma atividade com medo de ter uma remuneração e então perder o benefício. Ele pode ser melhorado.

Incompreensão das dificuldades

Eduardo Suplicy

Não vejo assim. Eu acho que há uma incompreensão das dificuldades pelas quais ela passa. Isso precisa ser respeitado e considerado. ( Ao dizer se existe uma insatisfação do PT, em relação a Dilma.

O presidente não tem o que temer

Eduardo Suplicy

O presidente não tem o que temer. Eu acho que ele deveria reconsiderar a postura e participar dos debates.
(Sobre a decisão de Lula de evitar participar dos debates do primeiro turno.)

Pai e mãe

Eduardo Suplicy

Não gostaria de fazer Supla, João e André terem de escolher entre o pai e a mãe.
(Aos 61 anos, senador (PT-SP), quando descartou que iria disputar com a ex-mulher Marta Suplicy a indicação para candidato à prefeitura de São Paulo.)

Minha cueca

Eduardo Suplicy

Vocês também querem ver minha cueca?
(Senador do PT, depois de mostrar a carteira para os repórteres que queriam saber quanto dinheiro ele carregava.)

Por que não foi eleito em 2014?

Eduardo Suplicy

Nessa eleição houve um verdadeiro tsunami sobre o PT. Foi uma onda de críticas muito forte e aqui em São Paulo foi um momento extremamente difícil para o partido.

Fico preocupado

Eduardo Suplicy

Fico preocupado todos os dias, principalmente quando surgem notícias de que algum companheiro ou alguma empresa de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores tenha agido mal, pedido propina ou contribuição de maneira inadequada. Ou que tenha enriquecido indevidamente.

Lula 2018

Eduardo Suplicy

É mais do que legítimo que o presidente Lula seja candidato à Presidência da República. Há uma probabilidade alta de que ele possa ser nosso candidato em 2018.