Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

10 formas de agressões contra mulher

O mês de agosto é o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Chamado de Agosto Lilás, ele traz diversas campanhas que auxiliam nessa luta diária. Afinal, você sabia que existem diversas formas de agressão? Conheça dez delas, entenda como funciona e repasse as informações!

Agosto Lilás

Lembre-se: violência contra a mulher pode ser física, psicológica e moral. A física envolve tanto o ato de empurrar, quanto o de chutar, amarrar e bater. A psicológica acontece quando o homem resolve humilhar, insultar, isolar, perseguir e ameaçar. Já a moral está associada a caluniar, injuriar e difamar. O mês de agosto é o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Se alguma dessas situações ocorrer com você ou com alguém próxima, não tenha medo de denunciar. Ligue para o 180 e salve uma vida.

Leia mais: Mensagens para uma mulher forte
Copiar
Compartilhar
1. Humilhar, xingar e diminuir a autoestima

Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação à mulher constam como tipos de violência emocional.


Copiar
Compartilhar
2. Tirar a liberdade de crença

Um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher. Estas também são consideradas formas de violência psicológica.

Você também pode gostar: Aprenda a identificar relacionamentos abusivos
Copiar
Compartilhar
3. Fazer a mulher achar que está ficando louca

Há, inclusive, um nome para isso: gaslighting. Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade.


Copiar
Compartilhar
4. Controlar e oprimir a mulher

Aqui, o que conta é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz, não deixá-la sair, isolá-la de sua família e amigos ou procurar mensagens no celular/e-mail.


Copiar
Compartilhar
5. Expor a vida íntima

Falar sobre a vida do casal para outros é considerado uma forma de violência moral, como, por exemplo, vazar fotos íntimas nas redes sociais, na intenção de vingança.


Copiar
Compartilhar
6. Impedir a mulher de prevenir ou continuar a gravidez

O ato de impedir uma mulher de usar métodos contraceptivos, tais como a pílula do dia seguinte ou o anticoncepcional, é considerado uma prática da violência sexual. Um outro ponto que também se inclui nesta categoria é quando o homem quer obrigar a mulher a abortar. Trata-se de mais uma forma de abuso.


Copiar
Compartilhar
 
7. Forçar atos sexuais desconfortáveis

Não é só forçar o sexo que consta como violência sexual. Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência.


Copiar
Compartilhar
8. Atirar objetos, sacudir e apertar os braços

Nem toda violência física é o espancamento. É considerado também abuso físico a tentativa de arremessar objetos com a intenção de machucar, assim como sacudir ou segurar com força uma mulher.


Copiar
Compartilhar
9. Controlar o dinheiro ou reter documentos

Se o homem tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como guardar seus documentos pessoais, é considerado uma forma de violência patrimonial.


Copiar
Compartilhar
10. Quebrar objetos da mulher

Outra forma de violência ao patrimônio da mulher é causar danos propositalmente a seus objetos, ou objetos que ela goste.


Copiar
Compartilhar
fechar