Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como identificar noivados abusivos

Os relacionamentos tóxicos podem se manifestar de várias formas, e em fases diferentes da relação. Você pode até não ter percebido isso durante o namoro, mas pode acabar tendo um "noivado abusivo". Para não passar por essa situação e se livrar antes que o pior aconteça, aprenda a identificá-los:

continue lendo
Compartilhar

"Você tem que mudar seu jeito de ser"

Não há problemas em conversar para que a pessoa tente melhorar em algumas coisas que te incomodam, mas não é justo pedir para que ela mude por completo e esqueça a sua essência apenas para te agradar. Até porque não seria mais a pessoa por quem você se apaixonou, certo?

Filhos?

Quando escolher a pessoa com quem passará o resto da vida, deve-se ter certeza de que ela tem os mesmos planos que o seu - ou você deve estar disposto(a) a, talvez, abrir mão de um desejo seu. Portanto, não exija filhos de alguém que não deseja isso e/ou não os proíba de alguém que tem o sonho de ser pai/mãe.

"Temos que fazer tudo juntos"

O noivado, e até mesmo o casamento, não tem o poder de transformar duas pessoas em uma. Apesar de ser, obviamente, necessário que o casal pense mais no outro, ainda existe uma pessoa que tem sua própria vida por trás do rótulo de noiva(o). Por isso, é mais do que normal - e até saudável - que o casal faça programas separados. Basta apenas existir conversa e alinhamento de agendas.

"Você não poderá ter esse emprego depois de casado"

Mais uma vez, casamento não deve exigir abdicação de sonhos e prazeres. Se o(a) seu/sua parceiro(a) dizer que o seu emprego não é bom para vocês enquanto você se sente feliz nele, desconfie. Casamento é sobre um apoiar o outro nas escolhas, e não sobre tentar mudar a vida do outro para ficar como uma das partes acha que deve ser.

 

Padrinhos e madrinhas

Uma simples formalidade do casamento pode identificar um noivado abusivo. A escolha dos padrinhos e madrinhas deve ser feita em conjunto ou de forma que o casal possa escolher, cada um, a mesma quantidade de pessoas para compor esse time.

"Despedida de solteiro(a)"

Você ainda não está, efetivamente, casado(a), mas não está solteiro(a). Então, a não ser que seja em comum acordo e saudável para ambas as partes, ficar com outras pessoas para "se despedir" da vida de solteiro(a) não está correto.

Amizades

Ninguém é obrigado(a) a gostar de todos as amizades de seu/sua companheiro(a), mas deve respeitá-las - até porque muitas delas podem ter começado antes mesmo de se tornarem um casal. Portanto, não permita que sua/seu noiva(o) dê o ultimato de que "certas amizades" deverão deixar de existir depois do casamento.

Sinais de que o ciúme está indo longe demais

Acesso a redes sociais

Achar que tem direito de acessar as redes sociais de sua/seu noiva(a) só porque, agora, são noivos é errado e abusivo. A não ser que a outra parte declare não ter problemas com isso (sem ser coagida a dizer isso, claro), esses acessos devem se manter restritos. Isso não é sinal de traição, e sim de privacidade.

fechar