Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como identificar uma relação abusiva

Infelizmente algumas pessoas acabam se envolvendo em relacionamentos abusivos e nem sempre sabem identificar os sinais. As mensagens trazem algumas características desse tipo de relação, como comportamento controlador, impulsividade, invasão de privacidade e alterações drásticas de humor. É importante lembrar que a agressão não é apenas física, mas também emocional. Seja qual for, nenhum tipo de agressão deve ser tolerada. O abusador tentará fazer com que a pessoa se sinta dependente, para isso ele irá afastá-la das pessoas que ama e também encontrar maneiras de acabar com sua autoestima. Com base nos sinais indicados, tente perceber se você ou alguém próximo está em uma relação abusiva.

continue lendo
Compartilhar

Saiba identificar

Mulher sentada no chão encostada na cama

Nem toda relação é saudável, muitas vezes a pessoa não percebe, mas está vivendo uma relação abusiva. Esse tipo de relacionamento possui características como excesso de poder, manipulação e controle de uma das pessoas sobre a outra. Atenção aos detalhes, saiba como identificar se está em uma relação desse tipo.

Mudanças drásticas de humor

Mulher de cabeça baixa apoiando as mãos

Em um momento a pessoa te promete o mundo, diz que faria qualquer coisa por você, mas basta acontecer qualquer coisinha que ela se transforma. A agressão não é só física, mas também emocional. Quem ama de verdade não agride o outro.

Afasta você das pessoas

Mulher sozinha sentada

Um outro sinal de relação abusiva é quando a pessoa tenta te afastar das pessoas que você gosta. Sem perceber, você vai ficando em isolamento, dependente apenas de seu parceiro. Atenção se as críticas às pessoas de que você gosta são excessivas, a ponto de te separar dessas pessoas.

Acaba com a autoestima

Mulher olhando para frente com cabelo no rosto

O abusador sempre encontrará formas de fazer com que a outra pessoa seja dependente dele. Uma das maneiras de fazer isso é destruindo a autoestima do outro. Cuidado com críticas excessivas, se o parceiro está sempre te colocando para baixo, a ponto de te fazer acreditar que ninguém mais vai te amar.

Aparições surpresa

Homem cobrindo o rosto de mulher com as mãos

A pessoa costuma aparecer inesperadamente nos lugares em que você está? Muito cuidado, pode ser mais uma maneira de controlar a sua vida, para ver o que você está fazendo longe dela. Veja com que frequência isso anda acontecendo, se for muitas vezes, provavelmente é sinal de relação abusiva.

 

Controle financeiro

Mulher sentada na sala com as mãos no rosto

A pessoa que tem uma postura abusiva no relacionamento vai tentar controlar o dinheiro do outro. Se ela está com todo o dinheiro, consequentemente a outra pessoa terá de lhe consultar para fazer uso desse dinheiro. Sendo assim, o abusador tem total controle sobre a vida do outro.

Pressão sexual

Se a relação sexual não foi consentida, é estupro sim, não importa que seja com o parceiro no relacionamento. As vontades da outra pessoa devem ser respeitadas. O abusador costuma usar de chantagem e ameaças para conseguir o que quer.

A culpa NÃO é do álcool

Homem segurando garrafa de bebida e mulher de fundo sentada no sofá

O abusador chega em casa com o humor totalmente alterado, despeja palavras que te fazem sentir mal, é estúpido e muito agressivo. No outro dia ele provavelmente vai se desculpar, te prometer o mundo e dizer que a culpa foi da bebida. Ele sempre vai tentar encobrir os deslizes, não aceite essas desculpas.

Falsas acusações

Mulher com a mão em frente a boca sinalizando silêncio

É comum em um relacionamento abusivo a pessoa distorcer as palavras do outro e levantar acusações de coisas que não existem. Se o abusador tem qualquer mínima suspeita de alguma coisa, levanta fortes acusações contra a outra pessoa.

Impulsividade

Homem segurando mulher e a agredindo

O abusador tende a agir muitas vezes por impulso, com base apenas em sentimentos, sem raciocinar sobre o que está fazendo. Após a explosão, ele ainda tenta dizer que a culpa de sua atitude foi da outra pessoa e que ela o levou a agir assim.

Invasão de privacidade

A invasão de privacidade acontece de diversas formas diferentes. O abusador costuma mexer nos objetos do outro, buscando qualquer coisa que possa usar contra ele. Ninguém tem o direito de invadir as redes sociais do outro ou controlar e-mails ou ligações, o respeito pelo espaço do outro deve sempre existir.

fechar