Quando você começa a discordar de algo que ele diz, ele sempre reage do mesmo jeito: dizendo que você é louca, desequilibrada, que não sabe o que está dizendo ou que não entende do assunto. O tempo inteiro, ele tenta anular suas compreensões sobre os fatos, como se apenas a opinião dele fizesse sentido.
Ele controla completamente a sua vida e acha que essa atitude é a certa. Ele tem controle sobre as suas amizades, sobre as escolhas pessoais que você faz, como por exemplo, na hora de comprar roupas, e também te controla financeiramente. O tempo inteiro ele quer saber onde você está, com quem e o que está fazendo.
Características de um relacionamento abusivo
Ele não te deixa ter amigos além das pessoas que ele conhece, ou acredita que você não precisa de nenhum outro amigo “além dele”. Todo esse ciúme vem sempre mascarado de “cuidado”, como se ele não estivesse sendo possessivo, mas “zelando” por você.
Você se obriga a fazer algumas coisas pelo seu parceiro pois ele nunca aceita um “não” como resposta. Você cede em diversos aspectos, até mesmo na hora do sexo. Às vezes, por medo da reação dele ou sem querer “decepcioná-lo”.
Seu parceiro já ameaçou te agredir ou já realizou o fato, colocando a culpa em você por ele ter causado aquela agressão. Em outros casos, ele pode até não ter efetivamente te agredido, mas sempre usa a força física dele para tentar te fazer obedecer ou “te acalmar”.
Como se livrar de um relacionamento tóxico
Às vezes, em determinados momentos, você se sente desconfortável ou não entende algumas ações dele, mas acaba achando que é coisa da sua cabeça. Tenha sempre alguém de confiança para desabafar e externalizar esses sentimentos. Quando você se sente mal ou que algo não está certo, provavelmente é realidade.
15 situações comuns em relacionamento tóxicos
Ele não te violenta fisicamente, mas sempre que pode, ele ofende e grita contigo. Seu parceiro nunca se preocupa com sua autoestima, te colocando para baixo e falando coisas horríveis sobre a sua aparência ou personalidade.
Frases como “você nunca vai arranjar alguém melhor do que eu” ou “ninguém vai te amar desse jeito” são comuns em momentos de brigas? Se ele faz parecer que você deveria agradecer por estar ao lado dele, com certeza é um sinal de relacionamento abusivo.
Quando você conquista promoções no trabalho, compra algo que batalhou muito para conseguir ou qualquer tipo de vitória pessoal, ele sempre acaba ficando incomodado ou diminuindo seus esforços e merecimento. Parece que só fica satisfeito quando te vê para baixo ou chorando.
No seu relacionamento é muito comum ter que lidar com os joguinhos emocionais dele. Ele sempre tenta manipular você e quando não consegue, faz diversos tipos de chantagens emocionais para que você se sinta culpada e ceda às suas vontades. Muitas vezes ele ameaça terminar o relacionamento.
Frases sobre relacionamento abusivo