20 sinais de que o seu parceiro é controlador
Um ciúme exagerado já indica que algo não anda bem no relacionamento, mas ter ao lado um companheiro controlador pode fazer com que sua vida seja dominada de várias maneiras. Será que você vive em um relacionamento abusivo?
Ameaças
As agressões não precisam ser necessariamente físicas. Se seu parceiro ameaça você por algum motivo, isso já é errado o suficiente. Fique atento! Quem ama não ameaça. Amor não é sinônimo de controle.
Uso de culpa
![]()
Ser manipulador e fazer o parceiro se sentir culpado pelo que fez, pensa ou deseja é uma situação muito delicada e muito triste. É algo que nem deveria fazer parte de um relacionamento, definitivamente.
Criação de situações
Se você repara que está sendo mimada demais e acha que pode ter alguma intenção por trás disso, converse com seu parceiro o quanto antes. Um relacionamento controlador pode encher o parceiro de presentes esperando que, em alguma espécie de agradecimento, o outro faça tudo o que ele quiser.
Críticas
![]()
Geralmente, quando estamos em um relacionamento, tendemos a ouvir mais elogios. Se no seu namoro a situação é inversa, fique atenta. Críticas constantes e principalmente de coisas pequenas não são atitudes esperadas de um parceiro.
Espionagem
Um relacionamento deve ter confiança e companheirismo. Se você percebe que as informações que você dá para seu parceiro nunca são suficientes ou, ainda mais grave, se você já o pegou espionando suas coisas, são sinais graves de controle desnecessário e invasivo.
Confiança suada
![]()
A confiança e um bom tratamento são premissas básicas de um relacionamento. Se seu parceiro te faz imaginar que você deve ser merecedora destas situações como se fossem um presente, caia fora o quanto antes.
Cansaço
Uma característica usual de parceiros controladores é vencer o outro pelo cansaço. Se você chega a um ponto em que desiste de argumentar porque simplesmente não tem mais forças, é sinal vermelho!
Provocações
![]()
Fazer piadas de coisas íntimas ou ridicularizar você frente a outras pessoas nunca será uma característica aceitável em um relacionamento. Que tal você sair dessa o quanto antes?
Relações sexuais
Se você costuma se sentir triste ou desconfortável após as relações sexuais entre vocês, procure descobrir o motivo. Se durante o ato, você não se sente amada nem nem mesmo sente prazer, é mais um sinal.
Ponto de vista
![]()
Durante as conversas, você já nem tenta mais expor seu ponto de vista? Ele não os aceita e faz sempre parecer que você está errada ou fala coisas sem sentido? Cuidado, menina. Um relacionamento saudável deve ter sempre os dois lados da moeda expostos e discutidos. Quem fala também deve sempre ouvir.
Respeito de espaço
![]()
Quando estamos em um relacionamento, é óbvio que queremos ficar bastante tempo junto com a pessoa amada, mas, como qualquer ser humano, precisamos de um tempo sozinhos, nem que seja pra respirar. Se seu parceiro não respeita este tempo, atenção!
Isolamento de famílias e amigos
Um relacionamento amoroso saudável nunca pedirá exclusividade pra você. Um relacionamento normal sabe o quão importante é que você se relacione com outras pessoas e preserve as amizades e contatos com familiares. Se seu parceiro implica com sua família ou com seus amigos, abra o olho e tome já as rédeas da situação.
Ciúme exacerbado ou paranoia
![]()
Dizem que um pouco de ciúmes apimenta a relação, mas, se colocar tempero demais, sem dúvida, estraga todo o sabor. Ter um pouco de zelo é normal, mas doses cavalares de ciúmes que beiram a paranoia devem ser tratadas o quanto antes.
Comportamentos inadequados
Quando estamos em um relacionamento, é natural que desenvolvemos interesses em comum para que possamos aproveitar juntos. Em um relacionamento com um parceiro controlador é usual que estes costumes envolvam substâncias ilícitas, bebidas e até mesmo drogas.
Placar
![]()
Se toda vez que seu parceiro faz algo por você, ele espera algo em troca ou se toda vez que você sai sozinha, ele contabiliza uma vez que poderá fazer o mesmo, fique atenta. Um relacionamento não deve ter placares contabilizando para cada lado. O ideal é que o esquema seja de parceria e não de competição.
Culpada, até que se prove o contrário
Mais uma vez, a confiança: se ele te considera culpada até você provar o contrário, tem alguma coisa errada aí. Será que realmente vale a pena investir em um relacionamento em que você sempre precise gastar energia para mostrar que é inocente?
Chantagem emocional
![]()
Mais um sinal de fraqueza totalmente desnecessário e avesso ao que é o amor verdadeiro. “Se você me ama, faça determinada coisa” nunca será uma situação confortável. Abre o olho!
Inadequação
Outra característica nada rara em relacionamentos em que um dos parceiros é controlador é fazer com que a outra pessoa não se sinta à altura. Ele te faz acreditar aos poucos que você é muito menos e pode muito menos. Cuidado com seu amor-próprio.
Menosprezar seus preceitos
![]()
Uma relação deve conter respeito pelas crenças, premissas, valores e preceitos do parceiro. Você pode até mudar de ideia caso em uma conversa adulta e franca ele lhe mostre argumentos que te convençam, mas nunca aceite ser menosprezada pelo que acredita e pensa.
Frustrar seus objetivos
Desencorajar o parceiro é uma das coisas que o controlador mais gosta de fazer. É como se, através do seu fracasso, ele encontrasse o próprio sucesso. Nunca deixe que um parceiro o desencoraje de desafios profissionais ou de estudos.