Descobri que a Rádio Jovem Pan ficava na esquina da minha rua com a Av. Paulista. Um dia, sem mais nem menos, subi até o estúdio e fiquei uns 20 minutos fazendo imitações na porta, até que o Emílio Surita me chamou para entrar e gravar uma fita demo. Foi aí que tudo começou.
Apresentador
Otaviano Costa
Sou comunicador e ator por natureza! Mas são processos distintos. Apresentar sou eu com o botão de "liga/desliga" acionado. Estou pronto instantaneamente.
A pessoa com que eu me casei e eu amo, é a que vive na minha casa. Esta sim é a mais bonita, desejada, inteligente, bem humorada do meu mundo. Quando a conheci, confesso que não sabia de sua projeção e carreira ao todo. Já juntos, me interessei a conhecer mais e aí sim, à entendi completamente e passei a admirá-la ainda mais.
São mais de 20 anos de carreira e acharia injusto destacar uma ou outra emissora desta minha história profissional. Cada uma delas foi muito importante.
Pensamos e agimos da maneira mais adequada possível, para que não a deixássemos chateada, com medo, dúvidas ou até ciúmes da minha chegada na vida delas.
Olha, eu não sofro da "Síndrome de Peter Pan", mas eu não consigo me ver, sentir e imaginar com a idade que estou. Eu acho que sem querer, exercito minha alma de moleque, para que ela se equilibre com a boa maturidade que veio com o tempo.
Espírito Jovem
Otaviano Costa
Música, bom humor, amor, esporte, filhos, vinhos... 40? Eu? Vamos lá então! Nunca me senti melhor! Meu espírito jovem me guia eternamente!
Eu pintava o cabelo por causa dos personagens. Desde uns 25, 26 anos, tenho cabelo grisalho, mas sempre tive um controle disso para ficar ligado ao público jovem por causa dos meus trabalhos. Quando cheguei perto dos 40, relaxei. Não sei se é charmoso, mas não tenho mais dor de cabeça em querer pintar.
Quando me veem, sinto que já vêm com o sorriso aberto, porque sabem o que esperar do meu comportamento. O que me deixa sério são algumas atitudes do Congresso Nacional, como a não cassação de um deputado condenado.
Comunicador
Otaviano Costa
Na verdade, o repórter faz trabalho de pesquisa, faz jornalismo, tem toda uma profundidade que minha função de apresentador não exige. A palavra que mais se encaixa no que sou é comunicador. Por isso, gosto de entrevistar, me transformar, interpretar.
Tenho minha vida profissional e, ainda mais com meu histórico de apresentador, não há como desconfiar. Só os maldosos poderiam pensar nisso e não me machucam.
Logo parti para TV, como ator, trabalhando na "Escolinha do Golias", no SBT. Onde contracenava com o Norton Nascimento e outros atores da época. Depois disto, entrei na MTV e minha vida seguiu mesclando a interpretação com a atuação até hoje.
Adoro pessoas divertidas e inteligentes ao meu redor. Risada é cachaça. Adoro me embebedar delas.
Lembranças
Otaviano Costa
Se for falar de lembranças, prefiro falar de todas.
Novos Caminhos
Otaviano Costa
Profissionalmente, não quero ficar preso a um caminho dramatúrgico somente. Quero sempre desafios e novos caminhos.
Equilíbrio
Otaviano Costa
Imagino milhares de personagens que amaria fazer. Das últimas três novelas, fiz um personagem de drama e dois de comédias. Por enquanto o equilíbrio está bom.
O importante não é querer, e sim estudar para ter. Os tempos mudaram, a internet entrou de forma gigantesca na nossa vida e temos que saber como atrair o público e como agregar. Estou muito feliz com o meu momento atual e quero ficar no “Video show” muitos anos ainda.
A traição. Por ambos os lados. Se isto acontece, a relação perde a principal estrutura de sua base: confiança.
Olho para o lado e penso: "Sou feliz, tenho saúde, uma linda família, faço o que amo e construí uma história". Que mais eu quero? O que mais posso querer?
É um tipo de magia única. Absolutamente maravilhosa. Eu rio, choro, brinco, me perco no olhar dela. Me vejo, vejo ela. Vejo minha família. Nada mais me interessa quando estou com ela. A Olívia (graças a Deus!) herdou nosso bom humor. Acorda com um sorriso no rosto.
O futuro é o agora. Não tenho medo ou grandes preocupações. Só peço a Deus que nos dê saúde, especialmente para as nossas crianças. Não posso me preocupar!
Vídeo Show
Otaviano Costa
Senti uma grande vontade de voltar a trabalhar como apresentador após fazer “Salve Jorge”, e conversei com algumas pessoas da Globo sobre isso. Passado o término da novela, quando Ricardo Waddington assumiu a direção do “Video show”, se lembrou disso e ligou, me convidando. A equipe me recebeu com sinergia e carinho enormes!
Relação Especial
Otaviano Costa
É uma delícia conviver com essas meninas. Sou apaixonado por elas e, se um dia a gente tiver uma quarta, uma quinta menina, ficarei feliz da vida. É uma relação nova e especial.
É claro que o bom humor para mim é fundamental. Mas o amor para mim é a eterna busca de vários sentimentos e virtudes, que o casal desenvolve com o tempo e aprende a construir para um relacionamento. O sexo, respeito, admiração e cumplicidade também estão nesta receita.