Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Palavras gordofóbicas para não falar mais!

Muitas vezes usamos palavras, ou expressões, que podem ser desrespeitosas, preconceituosas e ofensivas, mesmo que sem querer. Refine seu vocabulário, exclua qualquer tipo de preconceito, inclusive gordofobia, e seja mais empático com o mundo!

continue lendo
Compartilhar

Você está acima do peso

A definição de um peso ideal para cada pessoa é feita pelo cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Isso significa que só de olhar para alguém não é possível definir se ela está ou não no peso ideal. Quando você diz que ela está acima do peso, seu único padrão é o do corpo idealizado trazido pela mídia.

Você engordou?

Você não sabe como essa pessoa se sente sobre a aparência dela e a pergunta sobre mudança de peso pode aflorar sentimentos ruins que ela tenha sobre si mesma. Além disso, não existe motivo para você se interessar por quanto outra pessoa pesa, muito menos em tom pejorativo.

Você está de quantos meses?

A menos que você esteja falando com uma mulher que já anunciou estar grávida, essa pergunta não faz sentido. Embora durante a gravidez as mulheres ganhem peso, nem todas as pessoas que não têm um corpo de acordo com o padrão imposto pela mídia estão grávidas.

Você é só gordinho(a)

Em muitos usos, o diminutivo pode trazer um tom positivo para o que se fala. Nesse caso, o diminutivo em uma palavra usada com o objetivo de ofender outra pessoa não minimiza a gravidade do que você está falando. Qualquer comentário negativo sobre o corpo de alguém é desrespeitoso.

É só fechar a boca

O peso de uma pessoa é definido por inúmeros fatores da saúde e da genética dela, não só pela alimentação. Comer compulsivamente ou tudo que vê pela frente não são características de pessoas gordas. Dizer que alguém pode emagrecer se parar de comer é um estímulo a transtornos alimentares.

Respeito é sempre fundamental!

 

É pela sua saúde

A menos que você tenha todos os exames que uma pessoa pode fazer para verificar se está saudável, não é possível afirmar, só olhando, se uma pessoa precisa cuidar melhor da própria saúde. Além disso, estar acima do peso imposto como certo não é sinal de doenças, necessariamente.

Você parece uma baleia

Comparar uma pessoa com qualquer animal de forma pejorativa não é engraçado. Dizer que uma pessoa se parece com um animal grande somente porque ela tem um corpo fora do padrão definido como ideal pela mídia é desrespeitoso e sem sentido.

Você vai quebrar a cadeira quando sentar

Não é porque uma pessoa é gorda que ela vai destruir todas as coisas nas quais ela se apoiar, se encostar ou se sentar. Camas, cadeiras e sofás são produzidos de forma a suportar o peso de qualquer pessoa, independentemente de ela estar dentro de um padrão imposto pela mídia.

Você era mais bonita(o) quando era magra(o)

Se o peso de uma pessoa mudou, independentemente de uma pessoa se sentir bem ou mal com isso, pode ser ofensivo comentar sobre essa mudança. O que define se uma pessoa é bonita não é o peso dela ou a opinião que você tem sobre o corpo dela.

fechar