Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Não julgue a dor do outro

Que tal sentir mais empatia pelas pessoas ao seu redor? Não julgue o que elas carregam. Cada um tem uma história, cada um tem uma trajetória e não cabe a nenhum de nós dizer o que pensa sobre isso. Respeite as cicatrizes dos outros e tente amadurecer perante às diferenças entre vocês.

continue lendo
Compartilhar

Cada pessoa tem seu tempo

As pessoas costumam ser malvadas quando se trata do coração alheio, acham que todo mundo reage da mesma maneira ao sofrimento e não é bem assim. Cada um tem o seu tempo e sente na sua intensidade, não cabe a nós julgarmos ou não como deve ser isso. Se você não lida da mesma forma, sorte a sua. Mas deixe que o outro sofra o que for preciso para que a dor deixe de ser dor e se transforme em aprendizado.

Você não sabe a dor do outro

Não cabe a você julgar o que o outro sente, mesmo que pareça mais do que você sentiria na mesma situação. Você não sabe tudo, o que pode ser bobo para você, pode ser algo muito doloroso para alguém. Mantenha-se no seu lugar e não julgue o que as pessoas devem ou não sentir. Cada um sabe a sua cruz, carregue a sua sem fazer a do outro pesar mais.

Sua dor não é parâmetro de nada

O que você sente e lida da sua forma, é problema seu. O que o outro sente e lida da forma dele, é problema dele. Bem simples assim. A sua dor não é parâmetro de nada, não é igual as dores do mundo, não é a mesma que a dor de quem está perto de você. Cada pessoa vive a sua vida com sua própria luz e trevas, ninguém pode dizer que algo é menos ou mais doloroso na vida do outro.

Tenha mais empatia

Não é porque você vive e sente de uma maneira, que o resto do mundo vai fazer igual. As pessoas tem suas formas de lidar com as coisas e tudo bem, sabe? Não julgue quem não faz o mesmo que você, mesmo que essa pessoa esteja passando por algo similar ao que você já passou. Tenha mais empatia, coloque-se no lugar de quem está sofrendo e não ajude a alimentar sua dor.

Cada um é cada um

Cada pessoa vive da sua maneira e sente de uma forma, não seja uma pessoa egoísta a ponto de achar que tudo é sobre você. Cada um é cada um e lida da forma que pode. Não tente saber mais do que a pessoa que sente, porque ela não fere ninguém ao sentir, já você fere ao julgar o que ela deve ou não fazer.

Nem tudo é da sua conta

É muito triste ver alguém julgando a dor do outro, mostra que essa pessoa não tem a menor empatia e noção de realidade. No mundo em que vivemos, cada um tem suas cicatrizes e vive coisas que não desejamos a mais ninguém. Não nos cabe julgar como ou não as pessoas devem viver suas vidas e dores. Nem tudo é da sua conta, nem tudo é sobre você, nem todos lidam da mesma forma. Aceite isso e acolha mais.

Não menospreze nenhum sofrimento

Todo sofrimento é válido, nenhum é maior que o outro. A dor é dor em qualquer lugar. Se você cortar seu dedo com um pedaço de papel ou cair da escada, vai sentir aquilo na sua pele da mesma forma, talvez em outra intensidade, mas vai sentir. Por que seria diferente com os nossos sentimentos? As pessoas sentem em diferentes formas, mas ainda assim sentem. Não menospreze nenhum sofrimento, apenas faça quem está sofrendo se sentir melhor.

 

Não é seu trabalho julgar

Não é porque uma pessoa não sofre da mesma maneira que você, que ela sofra menos. Cada um lida da forma que pode com suas dores e nenhuma vez é bonito sentir dor. Tem gente que chora, tem gente que ri, tem gente que se distrai, mas todas as pessoas sentem, exceto aquelas que tem transtornos neurológicos que a incapacitam disso. Se você não está dando uma consulta médica, não cabe a você julgar o que o outro sente mais ou menos.

Acolher sem julgamentos

Quando uma pessoa procura a sua ajuda, não diga que ela está sofrendo sem motivo, porque quem sabe da dor é quem sofre e não você. Acolha sem julgamentos, distraia sem diminuir o que o outro está sentindo. Seja um ombro amigo e não mais um motivo para que o outro se sinta triste.

Cuide da própria vida

Cuide apenas da sua vida e do que você sente. Como o outro vive e sente cabe somente a ele. Se ele quer gritar, que seja. Lembre-se: não é um problema seu e sim a maneira que essa pessoa encontrou para se livrar das dores. O mundo já é um lugar horrível para ficarmos nos preocupando com a forma de sentir de cada um. Procure o que fazer!

Cada ferida, uma dor diferente

As pessoas nem sempre nos contam porque sofrem, mas quando contam não é para serem julgadas. Quem perde tempo julgando a dor do outro, diz muito mais sobre si do que sobre a situação. Se cada um lida com suas próprias dores, às vezes sem pedir ajuda, é nossa obrigação ter empatia e entender que cada um sabe a melhor forma de se livrar das feridas.

Só quem sente sabe

Você pode não entender os motivos, discordar da forma que o outro age, mas não pode chegar em alguém falando que sabe mais da sua dor. Algumas pessoas tem feridas tão profundas, que quando algo rasga se mistura, então não seja mais uma ferida para elas. Respeite a dor do outro. Existem coisas que só quem sente sabe.

Respeite a dor alheia

A gente acha que sabe de tudo, mas a vida ensina que estamos enganados na maioria do tempo. Quando uma pessoa sofre, ela não está fazendo isso para chamar atenção, ela não quer que você cuide de seus problemas, muito menos que desvalide suas dores. Ela só quer enfrentar a vida da forma que pode para poder seguir em frente. Tenha respeito pelas dores alheias, da mesma forma que você tem pelas suas cicatrizes.

Não devemos competir dor

Não cabe a você julgar quem sente, como sente, o que sente. Porque o que você sente, na maioria das vezes nem julga, só sente. Cada dor é uma, nenhuma é mais ou menos relevante que a outra. A vida não é uma competição de dores, não faça dela isso.

Se coloque no meu lugar

Se você não calça meus sapatos, não me ensine a caminhar. Sei de mim, das minhas dores, das coisas que vivo e de como enfrento a vida. Não preciso de ninguém me dizendo que estou fazendo drama, que estou sofrendo porque quero. Ninguém gosta de sofrer. Antes de me julgar, se coloque no meu lugar.

fechar