Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Mensagens contra o preconceito

A busca por uma sociedade sem discriminação é uma das mais nobres lutas humanas. O preconceito há séculos vem causando inúmeros males. Nenhum grupo de pessoas deve ser perseguido ou atacado por sua cor de pele, orientação sexual, tipo físico, ou por nenhum outro motivo. Combater todos os tipos de preconceito é uma responsabilidade de todos nós. Só poderemos alcançar essa conquista se trabalharmos todos juntos. Leia mensagens contra o preconceito em suas diferentes formas e reflita sobre o que você pode fazer para eliminá-lo. Qualquer pequeno esforço conta! O importante é fazer a sua parte por uma sociedade mais justa, na qual todos sejam aceitos e amados por serem quem são.

Preconceito Homens sentados olhando para mulher

Há quem diga que preconceito é sinônimo de intolerância, ódio e aversão, todavia – na melhor das hipóteses – pode também ser definido como um juízo de valor emitido sem qualquer fundamento ou reflexão. De qualquer forma, é uma palavra carregada de significados negativos e associada aos piores sentimentos, que devem ser combatidos pela nossa sociedade a todo custo.


Copiar
Compartilhar
Fiel a si próprio

Uma vida de exclusão simplesmente porque a sociedade ainda tem dificuldade em aceitar que é possível nascer em um corpo que não corresponde à sua identidade de gênero: essa é a luta diária das pessoas trans. Vamos fazer o máximo para que elas sejam compreendidas e incluídas. Transexualidade não é doença, doença é não conseguir respeitar aqueles que são fiéis a si próprios e lutam por respeito e espaço na sociedade.

Conheça o Dia da Visibilidade Trans e lute por um mundo mais justo
Copiar
Compartilhar
Nascido assim Homens se beijando

Como disse Lady Gaga em seu hino “Born this Way” (Nascido Assim), não importa se você é gay, hétero, bi, lésbica... estamos no caminho certo e nascemos para sobreviver. A intolerância é uma forma de violência que vai desde a forma velada até as vias de fato. Homofobia é crime, e isso não é à toa. E, para acabar com essa violência, a forma mais eficaz é a educação, pois a homofobia mata diariamente – tanto no sentido figurado como no literal.


Copiar
Compartilhar
O que o cifrão separa

Talvez um dos preconceitos mais cruéis seja o contra pessoas de uma classe social diferente. Atos contra pessoas de classes sociais mais baixas são segregacionistas e especialmente perigosos. Um dos objetivos do nosso país, segundo a nossa Constituição Federal, é diminuir as desigualdades sociais, ou seja, a luta contra a exclusão social dessas pessoas é de notória importância e deve ser um objetivo também para todos nós.


Copiar
Compartilhar
Mulheres, avante!

O preconceito contra as mulheres pode se manifestar de várias formas dentro do machismo estrutural, que está sendo combatido na atual sociedade. Dentre várias, as mais prejudiciais e presentes no cotidiano são o assédio, o sexismo e a violência doméstica. Para acabar com esse preconceito e, principalmente, ajudar as mulheres que sofrem diariamente, a nossa cultura deve ser reformada por meio da educação e do apoio integral às vítimas. Jamais deixar que se calem e dar voz a elas devem se tornar objetivos diários!

Leia frases de combate ao feminicídio, a mais cruel face do machismo
Copiar
Compartilhar
O corpo ideal Mulher gorda posando para foto sorrindo com a mão na cintura

A gordofobia afeta diretamente os aspectos social, afetivo e profissional das vítimas. Há anos tal preconceito vem se institucionalizando por meio das indústrias da moda, da saúde e da estética. Um corpo gordo frequentemente é associado – sem qualquer análise profunda – a uma pessoa desleixada, infeliz e doente. A exclusão infundamentada só gera sofrimento aos que estão fora do “padrão da vez”. O exterior de um corpo só diz respeito a quem está no interior dele. Empoderar-se é preciso para lutar contra a ignorância que propicia o surgimento desse preconceito.


Copiar
Compartilhar
Somos todos um

A etnia está ligada à cultura de um grupo especificamente, o conjunto dos símbolos, da língua, da religião, das tradições e da história em comum. Isso gera uma identidade de grupo étnico como, por exemplo, os tupis, os aicanãs, os apinajés etc. Na história, os grupos de etnias indígenas foram dizimados ou colonizados, e até hoje as suas culturas são pouco valorizadas nacionalmente, e há quem acredite que são primitivas, mas a mistura de todos os seus elementos formou a sociedade que somos hoje. Eles foram a nossa base! Os seus direitos precisam ser preservados, e a sua história deve ser valorizada.


Copiar
Compartilhar
 
O amor é a oração

As religiões pregam o amor e o respeito ao próximo, todavia frequentemente nos esquecemos de que uma das formas de manifestar esse amor e respeito é por meio da tolerância. As religiões têm o objetivo de unir e conectar com o lado imaterial, portanto não haveria um porquê para todas as guerras e atos de violência serem realizados em nome de um Deus. As divergências religiosas existem para que cada pessoa se encaixe em uma, assim estas são normais e devem ser encaradas de forma saudável. Diga não à intolerância religiosa, pois quem a pratica está deixando de seguir a sua própria crença.

A diversidade religiosa faz o Brasil mais rico. Combata o preconceito religioso!
Copiar
Compartilhar
Palavra cantada Mulher falando com ilustração gráfica de palavras saindo da sua boca

Em cada canto do Brasil encontramos os mais diversos sotaques. São, de certa forma, os nossos “dialetos”. Uns falam mais “chiado” e outros mais “cantado”. Essa é a beleza do nosso país. Humilhar ou fazer piadas sobre o sotaque de quem veio de outra região não pode ser considerado engraçado ou ser naturalizado, pois só estigmatiza e inibe quem é vítima de tais comentários. Precisamos não apenas ser mais tolerantes, mas também aprender a admirar as diferenças e a riqueza da diversidade do nosso país.


Copiar
Compartilhar
Quando o corpo é arte

Piercings e tatuagens já incomodaram muito os mais velhos e foram empecilhos aos que concorrem a cargos públicos. Essas são formas de manifestar a personalidade de forma artística, e nada além disso. Ainda há quem olhe com maus olhos quem tem tatuagens, piercings ou uma cor de cabelo menos óbvia. Eventualmente essas pessoas encontram dificuldades para se encaixar em determinadas profissões. Este é o aspecto mais triste do preconceito: negar oportunidades a quem se expressa artisticamente usando o próprio corpo. Mas estamos aqui para mudar essa situação, abrir os olhos dos mais conservadores e mostrar que toda forma de arte é válida.


Copiar
Compartilhar
Um mundo multicolorido

Há quem defenda a inexistência de preconceito racial, mas quem sofre é prova viva de que ele está longe de acabar. Neste quesito, no Brasil, a principal vítima desse sistema opressor é a população de cor negra. Segundo o colorismo, a pigmentação da pele é diretamente proporcional ao racismo que ela sofre. Objetivando o fim desse absurdo, surgem os movimentos negros e as suas pautas de alta relevância que buscam políticas públicas, leis e, principalmente, a reflexão sobre essa forma de violência. Reflita, apoie esse movimento!

O racismo não pode ter vez: combata esse mal no Dia Nacional de Combate ao Racismo
Copiar
Compartilhar
fechar