Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagens sobre intolerância religiosa

No Brasil o Código Penal configura como crime "Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso", sob pena de reclusão ou multa. Mesmo assim a intolerância ainda é um problema. Veja mensagens para combatê-la!

Opinião intolerante não tem espaço

Se você não concorda com a religião e costumes do outro, não os pratique. Se você sente que há algo de errado em suas crenças, não creia. Se de forma alguma isso não interfere em sua vida, porque se preocupar tanto com as escolhas alheias? Respeite as diferenças, escolhas e doutrinas. A opinião intolerante não tem espaço.

Nenhum ato de violência será permito

A religião, que tem como propósito principal a paz, a união entre pessoas de diferentes costumes e personalidades, a solidariedade e o amor, infelizmente, se tornou motivo de ódio e de conflitos. Mas, a intolerância religiosa pode ser combatida com a ajuda da sociedade. Se alguma pessoa estiver discriminando outra, basta denunciar. Nenhum ato de violência deverá ser permitido e esse é o primeiro passo para evitarmos ações de intolerância.

Dia Mundial da Religião

No dia 21 de janeiro se comemora o Dia Mundial da Religião, que tem como objetivo incentivar a boa convivência entre todas as religiões ou, até mesmo, com aqueles que não praticam nenhuma. Neste mesmo dia, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, para não nos esquecermos de priorizarmos a paz e o respeito mútuo entre todos os indivíduos.

A importância do debate

A intolerância religiosa afeta o mundo todo, sendo causa inclusive de guerras. Para combatê-la, é necessário debater o tema com frequência para derrubar estigmas e preconceitos e combater toda a ignorância. Um dos principais motivos de revolta contra uma religião ou seus praticantes é a falta de conhecimento sobre ela, fazendo com que o indivíduo a julgue segundo sua própria ótica.

Curiosidades da religião espírita. Entenda mais sobre o kardecismo!

Você é livre!

Não se deixa abalar pelos preconceitos alheios. Acredite em quem você quiser. Faça parte da religião que quiser. A opinião alheia não tem nada para agregar aos seus valores. Afinal, intolerância é desejar que as pessoas mudem para pensar igual a elas; mas você é livre para pensar como quiser.

Fale sobre o assunto

Você pode ajudar a combater a intolerância religiosa. Mesmo que pareça ser uma atitude pequena demais, dê o primeiro passo. Fale sobre isso nas suas redes sociais, nos seus círculos de amizade e por onde passar. Fale sobre a importância de respeitar a opção religiosa de cada um, suas crenças e sua fé. Faça a sua parte e colabore para um mundo mais justo.

Debate nas escolas

Uma boa alternativa para combater a intolerância é promover o debate dentro das escolas, como parte obrigatória do currículo, uma matéria que promova debates e reflexões sobre a falta de tolerância. Junto a isso, promover também a capacitação entre os professores para realizarem tais debates. Assim, a longo prazo, há um olhar de esperança sobre o tema, com cidadãos aptos ao respeito e com olhares críticos para combater a intolerância.

Dia Mundial da Religião. Mensagens para espalhar fé e amor!

Acredite no bem

A intolerância religiosa mostra a fragilidade de quem a pratica. Mostra a falta de amor, compreensão, respeito e compaixão. Não se deixe abalar por opiniões vindas de mentes pequenas, vazias e desrespeitosas. Continue acreditando no bem.

Amar e respeitar

Devemos amar e respeitar todas as pessoas, independentemente de suas escolhas e crenças. Precisamos nos mostrar como bons ouvintes. Se você concorda ou discorda das opções de uma pessoa, não interessa. O que importa é não ser desagradável. Não devemos aceitar ofensas por escolhas religiosas. Você é livre para pensar, agir e se expressar como bem entende.

Religiões no mundo. Qual é a sua crença?

Razões da intolerância

Você conhece algumas das razões que contribuem para a intolerância religiosa? São exemplos: valores historicamente definidos e o poder da mídia. A sociedade carece de uma melhor compreensão do presente, das escolhas individuais e da diversidade. É preciso questionar a maneira como a mídia, também conhecida como “quarto poder”, se refere às religiões. É preciso que a sociedade se conscientize sobre o assunto para combater, ou ao menos, diminuir a intolerância.

Ninguém nasce preconceituoso

É preciso lembrar que ninguém nasce preconceituoso, tal prática é construída socialmente, desde a infância. A pessoa aprende com aquilo que vivencia e com o que é apresentado a ela. Um caminho para o combate à intolerância religiosa é ensinar as crianças, dentro de casa, a respeitarem a diversidade e as escolhas individuais. Há um grande combate para ser enfrentado até que conseguirmos atingir bons resultados sobre o assunto, mas pequenas atitudes colaboram para a solução.