Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do Balconista

É importante celebrar todas as profissões, e os balconistas não ficam fora dessa lista, é claro! No dia 30 de outubro, comemora-se o Dia do Balconista, reconhecido desde 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff. A função de balconista vai muito além do balcão, ele também conhece os produtos, auxilia nas vendas e demonstra para os clientes a utilidade de cada item existente nas prateleiras. Sempre simpáticos e atenciosos, os balconistas merecem todo tipo de atenção e reconhecimento, não só nessa data tão especial. Para isso, celebre essa profissão com nossa lista de 10 mensagens sobre o Dia do Balconista!

Origem da data

A origem do Dia do Balconista, celebrado em 30 de outubro, está ligada com a luta dos comerciários no início do século XX, que buscavam seus direitos trabalhistas. Na época, os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Homenageie também os vendedores

Dia do Balconista no Brasil

Durante o governo de Getúlio Vargas, comerciantes brasileiros, que reivindicavam seus direitos trabalhistas, passaram a ter jornada de trabalho de 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. Em 2013, a ex-presidente Dilma Rousseff reconheceu 30 de outubro como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista.

Sindicatos trabalhistas

O descontentamento dos balconistas, que, na época eram chamados de "caixeiros", além de preocupar o governo também resultou em um modelo de associação coletiva que resiste até hoje: os sindicatos trabalhistas. No início, eram apenas pequenos grupos de trabalhadores, mas que com o tempo se tornaram grandes grupos sindicais segmentados de acordo com a profissão. O Dia do Balconista é celebrado em 30 de outubro.

Mensagens de motivação para profissionais. Não desista!

O que é um balconista

Dia do Balconista é celebrado em 30 de outubro. O intuito da data é valorizar o trabalho do profissional que, além de receber o comprador, é o responsável pela concretização da venda. É importante que o profissional enfatize as qualidades do produto ao cliente, além de informá-lo sobre os detalhes do produto.

Feliz Dia do Balconista

Neste dia 30 de outubro, Dia do Balconista, é o momento de agradecer ao profissional que zela e proporciona um atendimento de qualidade para o cliente: o balconista. Sem ele, a dinâmica no comércio é prejudicada e pouco eficaz.

Para além do balcão

Você sabia que o balconista não passa o dia inteiro de trabalho no balcão? Ele também precisa estar presente nos corredores das lojas para auxiliar os clientes, além de supervisionar a entrada e a venda de produtos, e conhecer e manter organizadas as mercadorias. O Dia do Balconista é celebrado em 30 de outubro.

Preparação profissional

Atualmente, boa parte dos funcionários balconistas participa de cursos preparatórios para se aprimorar e atender às exigências do mercado de trabalho atual. O preparo teórico possibilita que o funcionário compartilhe boa imagem do estabelecimento ao cliente, atuando como relações-públicas, defendendo os interesses da empresa, mas sem descuidar do bem-estar do comprador. O Dia do Balconista é celebrado em 30 de outubro.

Trate bem os balconistas

Todos os profissionais merecem ser bem tratados, mas o balconista merece ainda mais atenção. O fato de ele estar à disposição para ajudar você e otimizar sua compra, por exemplo, não quer dizer que ele esteja fazendo um favor ou seja seu funcionário. Por isso, aproveite o Dia do Balconista (30/10) para valorizar ainda mais esse profissional.