Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Pedro e São Paulo

No dia 29 de junho comemora-se o Dia de São Pedro e São Paulo. Esta data é uma festividade típica dos católicos, em memória aos apóstolos que foram grandes representantes do evangelho de Jesus Cristo. É comemorada com a famosa Festa Junina, na qual as pessoas fazem fogueiras, quermesses, comidas típicas, entre outros — assim como também ocorre no Dia de São João. Além dos católicos, os cristãos ortodoxos costumam celebrar a data, porém no dia 12 de junho. Mas, muito mais importante do que festejar, é conhecer a trajetória destes dois apóstolos que marcaram a história do evangelho. Entenda tudo sobre a data e celebre o Dia de São Pedro e São Paulo com fé!

continue lendo
Compartilhar

Festejos juninos

Pela tradição popular do Catolicismo, 29 de junho, Dia de São Pedro e São Paulo, é comemorado como um dia típico de festa junina: fogueiras, quadrilha, comidas típicas e fogos de artifício.

O Novo Testamento

Um dos principais escritores do Novo Testamento, São Paulo, teve uma atuação essencial para a disseminação do Evangelho durante o Império Romano. Em 29 de junho, além de se comemorar o Dia de São Pedro e São Paulo, também se homenageia o aniversário da morte ou do translado de relíquias dos santos.

Mais amor

Em tempos de ódio e hipocrisia tão demonstradas nas relações humanas, tomemos como ensinamento umas da citações de São Pedro, que tem seu dia comemorado em 29 de junho, juntamente com São Paulo: “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.” (1° Pedro 1-22)

Dia do Papa

Em 29 de junho, quando se comemora o Dia de São Pedro e São Paulo, também é celebrado o Dia do Papa. Isso se deve ao fato de que São Pedro é considerado o primeiro papa para os católicos, tendo sido, inclusive, o que mais tempo ficou no Papado: 37 anos.

Morte

São Pedro e São Paulo, que têm seu dia comemorado em 29 de junho, foram perseguidos por sua fé, tornando-se mártires. São Pedro foi morto crucificado. A seu pedido, foi colocado de cabeça para baixo, pois se julgava indigno de morrer como Jesus Cristo, seu Senhor. São Paulo, por ser cidadão romano, não podia ser crucificado. Por esta razão, morreu decapitado.

Confira as frases de João Paulo II

 

Oração aos santos

29 de junho é Dia de São Pedro e São Paulo. Oremos juntos:

“Ó Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, nós te escolhemos hoje e para sempre como nossos especiais protetores e advogados:

Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou sua Igreja; ao bem-aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da verdade em todo o mundo. Alcança-nos, te pedimos, uma viva fé, firme esperança e ardente caridade; um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade Deus e perseverança na divina graça até a morte, a fim de que por tua intercessão e teus gloriosos méritos, superadas as tentações do mundo, do demônio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para gozar e amar eternamente a ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Entenda tudo sobre as imagens de santos

Epístolas Paulinas

São Paulo, cujo dia se comemora em 29 de junho, juntamente com São Pedro, é creditado pela autoria das Epístolas Paulinas, alguns dos mais antigos documentos cristãos existentes, e base das doutrinas do Cristianismo.

Guardião das portas do céu

São Pedro, que, junto com São Paulo, tem seu dia celebrado em 29 de junho, também tem o título de guardião das portas do céu. É ele quem permite ou não a ocorrência de chuvas, sendo o santo a quem recorremos também para que se encerrem dilúvios. Também é visto como o protetor dos pescadores e das viúvas.

fechar