Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São João Batista

São João Batista foi um homem cheio de fé que anunciou a vinda de Jesus Cristo e que o batizou nas águas do rio Jordão. Além de contar a todos que o Messias traria salvação, o santo morou no deserto por um tempo, pregando o arrependimento a todas as pessoas e falava incessantemente sobre o Salvador. Além destas coisas, ele foi o último profeta de Israel e também batizou muitas pessoas arrependidas. O dia 24 de junho foi escolhido para celebrar o Dia de São João Batista e relembrar a vida deste profeta muito importante para o cristianismo. Aprofunde-se na história deste santo e celebre a data!

continue lendo
Compartilhar

Playlist

Conheça a história de São João Batista ouvindo músicas que vão exaltar a sua fé.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

O precursor de Jesus Cristo

Em 24 de junho comemora-se o Dia de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo. Foi ele que anunciou a vinda do Messias e a salvação que ele traria para a humanidade. João Batista foi também o responsável pelo batismo de Cristo, às margens do rio Jordão, quando fez a revelação: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo!”

(João 1: 29)

Um dos santos mais importantes

Hoje, 24 de junho, é dia de comemorar a vida e a história de um dos mais importantes santos da Igreja Católica: São João Batista. Ele é tão relevante que é o único santo, além da Virgem Maria, cujo dia de nascimento – tanto para a terra quanto para o céu – é festejado pela Liturgia.

Prisão e morte

Por seguir firme na sua missão de denunciar abusos de poder e injustiças, São João Batista acabou sendo preso por Herodes. A pedido da filha de Herodíade, sua amante, Herodes mandou decapitar São João Batista na prisão. Por isso, São João também tem o dia de sua morte celebrado, além do dia 24 de junho, dia de seu nascimento.

Saiba tudo sobre o Dia de São Cristóvão

Oração para São João Batista

Oração a São João Batista, comemorado em 24 de junho, é: “São João Batista, voz que clama no deserto: ‘Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias’, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. Amém!”

Misericórdia no nome

O nome João significa “Deus se mostrou misericordioso”. A misericórdia divina se manifestou no seu milagroso nascimento e também na sua missão quando já adulto: pregar a conversão e o arrependimento dos pecados por meio do batismo. João batizava as pessoas; daí o nome Batista – aquele que batiza. Salve São João Batista, no seu dia, 24 de junho.

Encante-se com mensagens de Santo Agostinho

 

O Reino dos Céus está próximo

Hoje, 24 de junho, é Dia de São João Batista. Vamos refletir sobre os nossos pecados: “1. Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. 2. Dizia ele: Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus. 3. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. (Mateus 3,1-3)

Encha o seu peito de fé com as melhores frases de santos

Milagre do nascimento

O nascimento de São João Batista foi um milagre, pois seus pais já estavam em idade avançada, e sua mãe, Isabel, era estéril. Esse milagre revela o poder e a bondade de Deus, e a certeza da importância da missão de João. No dia 24 de junho, festejamos o nascimento desse santo, que simboliza a graça divina.

Testemunho da Luz da Verdade

São João Batista foi o escolhido para dar testemunho da Luz da Verdade, que veio para mostrar à humanidade quem é Jesus Cristo. Foi um homem humilde, tendo aceitado a sua missão com devoção e fé. É sempre lembrado pela sua bondade e gratidão, virtudes das quais devemos lembrar sempre, principalmente hoje, 24 de junho, seu dia.

Curiosidade sobre as datas

O nascimento de São João Batista é comemorado no dia 24 de junho, três meses após a celebração da Anunciação (25 de março) e seis meses antes do Natal (25 de dezembro). A realização das festas nessas datas tem o intuito de celebrar os três eventos de forma interligada.

Após a morte

Mesmo após sua morte, São João Batista não teve descanso. Seu sepulcro foi queimado e profanado. Suas cinzas estão guardadas na Catedral de São Lourenço, em Gênova, e teriam sido levadas para lá em 1098, pelos cruzados. Uma boa opção de visita, em homenagem a um santo tão importante, que tem 24 de junho como seu dia.

O santo das festas juninas

São João Batista é o santo mais evidenciado nas festas juninas. Inclusive os símbolos mais importantes são associados a ele, como a fogueira, que foi um sinal de sua mãe (Santa Isabel) para Maria, mãe de Jesus. A fogueira é acesa na virada para o dia 24 de junho, quando se comemora o nascimento desse santo tão importante para a cultura junina no Brasil.

fechar