O padroeiro das pessoas com doenças nos olhos e nos ouvidos foi um grande filósofo e pensador na antiguidade. Defensor da amizade e grande fomentador da fé, acreditava que milagres não eram contrários à natureza, mas sim contrários ao que entendemos por natureza. Uma de suas frases mais impactantes é: "A pessoa que tem caridade no coração, sempre tem qualquer coisa para dar". O Santo deixou muitos ensinamentos e muitos fiéis que espalham a sua filosofia pelo mundo. Acreditava que orgulho era "inchaço", não grandeza. E o que é inchado, não é sadio, por isso, espalhe as mensagens deste filósofo padroeiro! Se surpreenda com as mensagens de Santo Agostinho que separamos para alimentar a sua fé!
Santo Agostinho é considerado um filósofo por muitos. Suas obras, escritos como as Confissões e A Cidade de Deus, foram instrumento para épocas como a Escolástica e até a Reforma Protestante. Um patrimônio universal para o pensamento Ocidental, mesmo para os que não compartilhavam da fé cristã.
Santo Agostinho, me conheço, me aceito e supero minhas dores graças a tua palavra de amor e sabedoria. Assim, posso viver em paz comigo e com os outros. Sigo colhendo frutos de uma plantação feita de amor.
Amar sem medida
Nossa capacidade de amar nos faz fiéis mais crentes. Santo Agostinho, levou aos fiéis o ensinamento de amar sem medida. Este sentimento é o que nos faz vivo, seguindo uma trilha de afeto com o coração aberto a Deus.
“A medida do amor é amar sem medida”. (Santo Agostinho)
Perseguidor da sabedoria
Santo Agostinho foi um perseguidor da sabedoria. Pregou que era necessário ter paciência para o estudo, a vivência e todas as experiências que a vida nos proporcionar. Assim, que o conhecimento seja cultivado diariamente.
Santo Agostinho, rogai por nós. Que minha fé inabalável, crendo sempre naquilo que não enxergo e não experimentei, seja o suficiente para me levar aos céus. Sempre guiada pelas suas palavras de sabedoria e santidade. Amém.
Assim seja
Entregue sua vida a Deus e todos os dias procure fazer o bem, da melhor maneira possível. Santo Agostinho, ensinou a agir e ser bom diante da vida plena e das adversidades. Assim devemos seguir até o fim da vida.
“Não basta fazer as coisas boas, é preciso fazê-las bem”. (Santo Agostinho)
Celebrado no calendário católico
Considerado o santo mais padroeiro, Santo Agostinho é celebrado no calendário católico em 28 de agosto, data de seu falecimento, aos 75 anos, no ano de 430. Curiosamente um dia depois de sua mãe Santa Mônica, que é cultuada em 27 de agosto.
Ao longo da minha vida, buscarei fazer coisas boas pelo motivo certo e não a todo tempo sem razão aparente. Sempre pensando em meu próximo e elevando meus pensamentos ao divino. Santo Agostinho, me guie nessa caminhada de fé.
Ele é vício
É preciso nos livrarmos do orgulho, pois ele nos enfraquece e nos priva de uma vida boa e cheia de realizações. Ele é vício com o qual não podemos nos apegar para só assim, poder construir grandes realizações.
“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios”. (Santo Agostinho)
Santo Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, na cidade Tagaste, atual Souk Ahras, Argélia. Sua mãe, também Santa se chamava Mônica e seu pai Patrício. Sua educação clássica, ainda na juventude o fez se aprofundar em lógica, geometria, matemática, clássicos latinos e retórica.
Nos foi ensinado na Igreja sobre humildade, valorizar o que nos é próprio e ignorar o supérfluo. Não importa a riqueza que por ventura eu venha a ter, Santo Agostinho é aquele que nos encaminha pelo caminho da simplicidade. Dessa maneira, que possamos ajudar o próximo para que construa uma vida cultivada com bondade.
Tenha coragem
As palavras de Santo Agostinho ainda vivem. Que a verdade nos ilumine sempre que necessário e quando eu estiver sendo confrontado, que minha cabeça se erga e eu tenha coragem para me defender. Somente a verdade nos salva.
“As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta”. (Santo Agostinho)
Ouvida e acolhido(a)
Clamo sempre na minha angústia, melancolia e tristeza, Santo Agostinho. E em todos os momentos sou ouvida e acolhido(a). Em momentos felizes agradeço e rogo por bênçãos. Que nunca falte esse elo de amor e fé.
Santo Agostinho levou uma vida pagã intelectualizada. Contudo, ao chegar aos 35 anos vendeu todos os bens da família e transformou uma propriedade em monastério. De acordo com alguns, entre as atividades do mosteiro, lá se fabricava cerveja. Assim, ele se tornou o padroeiro dos cervejeiros.
Em busca da verdadeira felicidade
Não ter muito, mas sim nos contentar com o que temos. Fortalecer, diariamente a humildade em nós, sendo assim guiados para a verdadeira felicidade. O nosso valor deve ser importante pelo que somos, não pelo que temos.
“A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.” (Santo Agostinho)
Frutos de amor
Aprendemos com Santo Agostinho e sua santidade a ter o amor enraizado em nós. Amor puro, sincero e alimentado de afeto. Assim saberemos que não importa o que plantarmos, tudo que nascerá, será feito de amor.
Estejamos felizes em vida. Que meus atos tragam a tão sonhada alegria, Santo Agostinho. Amigos, família e amor, unidos em razão de contentamento. Hoje e sempre que eu esteja rodeado(a) de felicidade, pois assim iremos de encontro a Deus.
Respeitar a todos
Santo Agostinho nos faz entender que precisamos do outro para nos compreender. Não estamos neste mundo sozinhos, é preciso respeitar a todos para nos encontrarmos e sermos mais felizes. Que seja, então, uma convivência harmoniosa, de cumplicidade e sempre buscando ajudar.
“Necessitamos um do outro para sermos nós mesmos”. (Santo Agostinho)
Eu creio
Sou e estou com a coragem dos fiéis, pois tu me ensinaste a ser assim por toda a minha vida, Santo Agostinho. Ser cristão exige isso, pois covardes não tem fé. E eu creio e levo a palavra por onde for.
Há sempre razão na fé. Já pregava Santo Agostinho. Bendito seja ele que passou a vida nos mostrando que temos livre-arbítrio. Ele buscava a razão e a tinha como justificativa para a fé. Assim, dedicou-se aos estudos e defendeu que todos poderiam encontrar a liberdade através da crença no divino.
Uma fiel mais feliz
Estamos na terra para vivenciar tudo que ela pode proporcionar. Graças a Santo Agostinho, houve incentivo para nos levantarmos, agir e fazer disso um lema diário, pois em casa esperando a vida passar, estamos privados de ter as melhores experiências possíveis.
“O mundo é um livro e quem fica sentado em casa lê somente uma página”. (Santo Agostinho)
Jesus foi crucificado por nós, por amor a Deus. A mim cabe praticar a minha fé e difundir os ensinamentos da Bíblia. Crer, abraçar a minha fé e ser o melhor cristão possível. Gratidão ao senhor, Santo Agostinho, por estar comigo nesta missão.
Santo Agostinho, minha caminhada é longa, mas sei que ainda tenho muito a percorrer. Não me contentarei, estarei sempre avante. Não quero apenas o que possuo agora, quero mais para crescer, mas o suficiente para ser feliz.
Com amor
Os valores definem uma vida. Tudo que fazemos deve ser com muito carinho, pois este é o caminho. Ouça a voz do seu coração e compreenda tudo que Santo Agostinho pregou.
“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.” (Santo Agostinho)