Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de Santa Teresa de Calcutá

Você conhece a Santa Teresa de Calcutá? A Madre que mudou a história da caridade no mundo, que recebeu um prêmio Nobel da Paz e ajudou milhares de pessoas. Uma mulher boa de coração que fez de sua iniciativa uma corrente do bem que se espalha até hoje pela humanidade. Um verdadeiro anjo na terra que uniu pessoas de todas as religiões e as inspirou a ajudarem os necessitados, os enfermos, as crianças e serem melhores com suas famílias. Conheça a história dessa Santa que é celebrada no dia 5 de setembro e compartilhe-a em suas redes sociais para que a sua palavra de amor e caridade se espalhe ainda mais.

A mudança de nome e de vida

Durante um período da sua adolescência, Santa Teresa de Calcutá frequentou a igreja, como muitos de nós fazemos, para orar e se aconselhar. Aos 18 anos ela decidiu ir para um convento para que sua missão em vida fosse servir a Deus. Ela deixou sua mãe e partiu para a Irlanda, onde o seu nome religioso se tornou Teresa por escolha própria. Agnes se tornou Teresa em homenagem a Santa Tereza de Lisieux. Dia 5 de setembro é o momento de celebrar essa mulher fantástica e santa, conhecendo a sua história e compartilhando suas palavras.

Dia de São Miguel Arcanjo. Combata as forças do mal!
Copiar
Compartilhar
Quem foi Santa Teresa?

Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910, na Macedônia. Quando tinha 8 anos perdeu o pai e sua mãe se tornou bordadeira para sustentar a casa. Ela foi educada como cristã e sempre se envolveu com atividades da igreja. Ela é conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, seu dia é 5 de setembro e sua história de vida uma verdadeira inspiração para todas as pessoas de bom coração.


Copiar
Compartilhar
O início da vida religiosa

Em 1929, ela foi enviada para Calcutá, na Índia, onde fez o noviciado. Mas foi em 1937 que ela fez os seus votos perpétuos e se tornou Madre Teresa. O chamado para a vida religiosa foi algo que mudou para sempre a sua vida e a vida de quem a cercava. Santa Teresa de Calcutá é conhecida mundialmente por ter ajudado inúmeras pessoas e foi reconhecida como um exemplo cristão ainda em vida. Vamos celebrar 5 de setembro, o dia dela.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Conheça outras datas comemorativas do dia 5 de setembro

O chamado que mudou vidas Regra da Congregação dos Missionários da Caridade

“Saciar a infinita sede de Jesus sobre a cruz de amor e pelas almas, trabalhando para a salvação e para a santificação dos mais pobres entre os pobres”.



Em 10 de setembro de 1946, aos 36 anos de idade, Madre Teresa recebeu o chamado dos chamados, como costumava dizer. Ela ensinava na escola secundária, em Calcutá. E, viajando de trem para Darjeeling, decidiu mudar a sua vida e fundar a Congregação de Missionários da Caridade. Ela não tinha obrigação alguma de fazer mais bem do que fazia na Índia, onde viu a miséria de perto, mas mesmo assim decidiu ajudar os necessitados. Hoje, 5 de setembro, é dia de celebrarmos a vida dessa alma caridosa que passou pela terra para fazer o bem.

Dia de São Gregório Magno. Comemore o padroeiro dos músicos e estudantes!
Copiar
Compartilhar
A caridade ganhando o mundo

Em 7 de outubro de 1950, a congregação das Missionárias da Caridade foi oficialmente aprovada na Arquidiocese de Calcutá. Mas o feito de Madre Teresa não parou por aí, sua atitude de ajudar o próximo inspirou outras pessoas e outras religiões. A obra dela se espalhou pela América Latina depois do decreto do Papa VI, que a transformou em Direito Pontifício. A primeira casa surgiu na Índia, em 1950. A segunda na Venezuela, em 1965. A terceira e a quarta na Europa e na África, em 1968. Depois disso ela se expandiu por outros continentes e, ao todo, foram 158 casas de caridade espalhadas pelo mundo. 5 de setembro é o momento de homenagearmos essa mulher que ajudou tantos necessitados com sua ideia, que até hoje vemos os seus feitos por aí. Viva Santa Teresa de Calcutá!


Copiar
Compartilhar
Ganhadora e merecedora do Prêmio Nobel da Paz

A obra de Madre Teresa foi tão tocante no mundo que ela passou a ser reconhecida pelas pessoas. Em 1979 ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, merecidamente. O alcance da sua obra cruzou continentes, sua ajuda salvou milhares de vidas e o único lugar onde não havia uma casa de caridade dela na época era na China. Ela ofereceu amor, bondade, alimento e oração a todos, sem distinção. Dia 5 de setembro é o momento de celebrar esse grande exemplo cristão.


Copiar
Compartilhar
 
Uma missão sem fim

Madre Teresa de Calcutá pode não estar mais viva, mas os seus feitos são imortais. 5 de setembro é a data em que a celebramos e ainda comemoramos seus feitos. Em 1985 ela discursou na Assembleia da ONU e foi a pioneira em abrir casas para acolher portadores de HIV e AIDS nos EUA. Sua missão nunca foi ajudar apenas os cristãos, mas todos que precisavam de auxílio.


Copiar
Compartilhar
O bem se espalhou

A caridade de Santa Teresa de Calcutá foi algo que não teve limites, ela conseguiu ajudar pessoas que estavam em situações deploráveis e inspirou que outros fizessem o mesmo. Seu ato de bondade foi como uma corrente do bem. Em 1997 o número de irmãs dos Missionários da Caridade chegou aos quatro mil e elas estavam presentes em mais de 120 países. Dia 5 de setembro não devemos celebrar apenas ela, mas tudo o que ela inspirou no mundo.


Copiar
Compartilhar
Uma vida servindo ao próximo

Nos anos 80 e 90, já com problemas de saúde, Madre Teresa de Calcutá não se cansou de suas viagens de caridade e fortaleceu seus laços com as igrejas. Quando já estava mais debilitada, ela decidiu voltar para Calcutá. Em 1997, no dia 5 de setembro, ela faleceu com 69 anos. Seu funeral foi acompanhado por milhares de pessoas no mundo todo. O amor que ela teve pelas pessoas foi reconhecido por pessoas cristãs e não cristãs.


Copiar
Compartilhar
O cortejo de Madre Teresa

Em 13 de setembro de 1997, seu corpo foi levado num cortejo por Calcutá. O veículo que conduziu a homenagem foi o mesmo que levou Gandhi e Nehru. Várias nações se uniram em sua homenagem e líderes religiosos de todo o mundo a celebraram. O amor da santa pelos pobres, pelos enfermos e pelas crianças tocou o coração de pessoas de todos os lugares do mundo e toca até hoje. 5 de setembro é dia de você se lembrar dela e se inspirar para ser uma pessoa melhor, mais caridosa, consciente dos seus privilégios e com o coração disposto a servir ao chamado de Deus.


Copiar
Compartilhar
Prece feita por Santa Teresa de Calcutá

“Senhor, ajuda-me a derramar Tua fragrância onde quer que eu vá. Inunda a minha alma com Teu Espírito e Vida. Penetra em mim e apossa-Te tão completamente de mim que toda a minha vida seja uma irradiação Tua. Ilumina por meu intermédio e apossa-Te de tal maneira de mim que cada Alma com que eu entre em contato possa sentir Tua Presença em minha Alma. Que, ao ver-me, não me veja a mim, mas a Ti em mim. Permanece em mim. Assim resplandecerei com Teu próprio resplendor para que meu resplendor sirva de luz para os outros. E minha luz virá toda de Ti; nem o mais leve raio será meu. Tu és quem estarás iluminando os outros ao meu redor. Que eu não Te pregue com palavras, mas com meu exemplo, com o influxo do que eu realize, com o fulgor visível do Amor que meu coração de Ti retira.”



Essa é uma oração composta por Madre Teresa de Calcutá, leia com atenção as palavras dessa mulher santa. 5 de setembro comemoramos a sua vida, os seus feitos e o seu rastro no mundo que inspirou milhares de pessoas a serem melhores e salvou milhares de vidas.


Copiar
Compartilhar
Oração para Santa Teresa de Calcutá

“Senhor, quando eu tiver fome, dá-me alguém que necessite de comida. Quando tiver sede, dá-me alguém que precise de água. Quando sentir frio, dá-me alguém que necessite de calor. Quando tiver um aborrecimento, dá-me alguém que necessite de consolo. Quando minha cruz parecer pesada, deixa-me compartilhar a cruz do outro. Quando me achar pobre, põe ao meu lado alguém necessitado. Quanto não tiver tempo, dá-me alguém que precise de alguns dos meus minutos. Quando sofrer humilhação, dá-me ocasião para elogiar alguém. Quando estiver desanimada, dá-me alguém para lhe dar novo ânimo. Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dá-me alguém que necessite da minha. Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dá-me alguém que eu tenha que atender. Quando pensar em mim mesma, volta minha atenção para outra pessoa. Torna-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje. Dá-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dá-lhes graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria. Amém”.



5 de setembro, Dia de Santa Teresa de Calcutá. Aquela que cuidou dos que mais precisavam e fez da sua vida um verdadeiro exemplo de amor e caridade.

Dia de Santa Regina. Conheça a história da santa que sofreu pelo Império
Copiar
Compartilhar
A Canonização

“Se de verdade queremos que haja paz no mundo, comecemos por nos amarmos uns aos outros no seio das nossas próprias famílias”, costumava dizer Santa Teresa de Calcutá. Ela foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano. 5 de setembro é o seu dia, os seus feitos mudaram a história da humanidade e até hoje muitas pessoas relatam milagres em seu nome.


Copiar
Compartilhar
Seja uma gota no oceano Madre Teresa de Calcutá

“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor.”



Para Santa Teresa, fazer o bem foi uma missão de vida, principalmente sem olhar a quem. Ela foi mundialmente reconhecida por seus feitos, não por ter buscado isso na vida, mas pela gratidão das pessoas que viram o seu esforço. Neste dia 5 de setembro, se espelhe nos feitos de Madre Teresa, nossa santa do dia, e seja uma pessoa melhor no mundo.


Copiar
Compartilhar
O amor é a base de tudo Madre Teresa de Calcutá

“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.”



Santa Teresa sempre foi uma mulher de muita fé e muita luta, que lutou pelos pobres, pelos enfermos e acima de tudo pela paz mundial. Era conhecida por seu coração valente, que enfrentou as dores do mundo para alcançar as pessoas que mais precisavam dela. Neste dia 5 de setembro, celebramos a sua vida, os seus feitos e a sua canonização. Lembrando que onde colocamos amor, multiplicamos o bem.

Comemore o Dia de Nossa Senhora da Derfesa
Copiar
Compartilhar
O aprofundamento da fé é essencial Entrevista concedida à Revista Sem Fronteiras

“Amem-se uns aos outros, como Jesus ama a cada um de vocês. Não tenho nada que acrescentar à mensagem que Jesus nos transmitiu. Para poder amar, é preciso ter um coração puro e é preciso rezar. O fruto da oração é o aprofundamento da fé. O fruto da fé é o amor. E o fruto do amor é o serviço ao próximo. Isso nos conduz à paz”.



Para Santa Teresa a conexão com Jesus sempre foi muito importante, neste dia 5 de setembro devemos celebrá-la fazendo nossas preces a ele e nos tornando pessoas mais puras de coração. Porque quando estamos conectados com Deus, nos conectamos com o que existe de mais belo no mundo. Ajudamos o próximo, julgamos menos e transformamos o mundo.


Copiar
Compartilhar
Siga o seu exemplo

Neste dia 5 de setembro, que você se inspire no exemplo de Santa Teresa de Calcutá e ajude o próximo como a ti mesmo. Seja dando um prato de comida, oferecendo um conselho amigo, acolhendo em uma situação complicada ou orientando para o caminho de Deus. Desta forma, a vida dela será algo que continuará vivo em todos os nossos corações.

Setembro Amarelo. Espalhe amor e salve vidas!
Copiar
Compartilhar
fechar