Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional da Cachaça

Um destilado cheio de sabor e cultura que precisa saber ser apreciado. A Cachaça é uma bebida típica brasileira que, hoje em dia, é apreciada no mundo todo, principalmente através da famosa caipirinha. No dia 13 de Setembro, Dia Nacional da Cachaça, diversos locais apresentam festivais e degustações dessa bebida que é também uma forma de arte, além de ser uma tradição histórica e econômica do Brasil. As cachaças artesanais exigem um processo peculiar para serem feitas e são bebidas únicas. Extraída da cana- de-açúcar, a bebida passou a ser aprimorada com frutas e outras variedades e tornou-se uma iguaria que pode atingir preços bastante altos.

continue lendo
Compartilhar

Dia Nacional da Cachaça

O Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, foi criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça para homenagear o dia em que ela começou a ser liberada oficialmente para ser fabricada e vendida no Brasil, lá em 13 de setembro de 1661. E isso é uma grande vitória, porque só aconteceu depois da “Revolta da Cachaça” contra as imposições da Coroa Portuguesa no Rio de Janeiro.

A cachaça é cultura nacional! Conheça outras curiosidades sobre a cultura brasileira.

A importância da cachaça

No dia 13 de setembro, mais conhecido como Dia Nacional da Cachaça, é válido lembrar o quão importante essa bebida é para a cultura do nosso país, pois, além de ser feita com uma matéria-prima típica brasileira (cana-de-açúcar), também foi uma batalha do nosso país para fabricá-la e vende-la, lá em 1661, afinal, a aguardente comercializada era a bagaceira, de Portugal.

Vamos beber

Já que 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça, vamos beber para comemorar, afinal, como podemos deixar passar em branco o “aniversário” dessa bebida tão importante para o nosso país? Beber cachaça nesse dia não só tá liberado, como é uma homenagem mais do que necessária.

Valorize a cachaça

A cachaça é uma bebida 100% brasileira, que tem a essência do nosso país e nos representa lá fora cada vez mais, afinal, quem não ama uma boa caipirinha original (feita de cachaça) à primeira vista? Então vamos valorizar esse produto como uma parte da nossa cultura, muito além de apenas uma bebida alcoólica. Lembre-se disso sempre, e, especialmente no dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça.

Sextou

Em 2019, o Dia Nacional da Cachaça cai em uma sexta-feira, 13 de setembro. Se isso não é a vida mandando sinais para a gente comemorar essa data no melhor estilo (bebendo muita cachaça) eu não sei o que é. Então, já que o calendário já ajudou, vamos fazer nossa parte. Bora beber?

História

13 de setembro pode até não ser feriado, mas o Dia Nacional da Cachaça tem sim uma história, e vai muito além de apenas beber para comemorar. Antigamente, apenas a aguardente Portuguesa era comercializada no Brasil, mas se tínhamos um produto tão bom quanto (ou até melhor) feito diretamente no nosso país, com matérias-primas brasileiras, por que não iríamos torna-la a aguardente oficial daqui? E foi isso que aconteceu lá em 1661, com a Revolta da Cachaça. Então, depois de tanta luta, fica aqui o resultado: Feliz Dia Nacional da Cachaça para todos nós e para o nosso país!

Internacional

No 13 de setembro comemoramos o Dia Nacional da Cachaça, essa bebida que representa tanto o nosso país. Mas cachaça é tão bom e conquista tantos gringos que esse dia deveria é se tornar Internacional, para que todo mundo possa comemorar e celebrar a nossa querida aguardente de cana. E quem sabe não tornar isso um feriado, né?

 

Cana-de-açúcar

No Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, é bom não apenas celebrarmos a cachaça, como também celebrarmos a responsável por ela: a cana-de-açúcar. Quanto mais valorizarmos os nossos produtos, as matérias-primas do nosso país, mais vamos descobrir as funcionalidades e os benefícios delas, e valorizarmos, automaticamente, a nossa cultura e o nosso país como um todo. Pois somos ricos em fauna, flora e cultura, precisamos apenas olhar para dentro e reconhecer isso.

Também gosta de cerveja? Conheça os 9 sabores mais estranhos da bebida do mundo

Caipirinha

Caipirinha mesmo, boa de verdade, é a feita com cachaça, e não com vodca ou outras variáveis. Afinal, a caipirinha é originalmente brasileira, e a cachaça também. E qual gringo que experimentou uma caipirinha típica brasileira e não se apaixonou? Se eles amam a nossa cultura e o nosso produto, por que nós, que estamos aqui e somos daqui, não vamos amar? Nesse 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça, viva à caipirinha e viva à cachaça!

Cachaça não é ruim

Existe um grande preconceito com a cachaça, por muitas vezes ela ser uma bebida mais barata (nem sempre, afinal, assim como as outras bebidas, existem as marcas super baratas, mas existem as super caras também, basta escolher o melhor custo benefício para você). Muita gente torce o nariz, diz que é bebida de boteco e que não é feita para apreciar. Mas existem tantas formas de tomar cachaça e tantas marcas no mercado. O sabor é realmente mais forte, mas basta saber preparar do jeito que você gosta, que ela se torna uma bebida indispensável nas suas festas. Nesse Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, procure novas formas de beber esse produto e experimente sem preconceitos.

Economia

No Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, é válido – e importante – falarmos muito mais, e não apenas dizer que ela é uma bebida gostosa e conversar sobre bares e bebedeiras. A cachaça representa mais do que isso para o Brasil, ela representa não só histórica e culturalmente, mas também economicamente para o nosso país, afinal, é um produto nosso, nacional, e que caiu no gosto do mundo inteiro, o que faz a nossa roda girar e movimentar a economia por meio de uma bebida, realmente, muito gostosa.

Não só bebida

A cachaça é tão boa que, passou de ser apenas uma bebida usada em drinks, e tomou lugar também nas receitas culinárias. Seja em molhos, em salgados ou até mesmo em docinhos de festa, a cachaça é versátil e pode ser usada onde você quiser, como bem quiser, e aliás, ela dá um toque super especial para o paladar. Então, nesse dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça, dá um google em receitas com a bebida e se joga!

Inspire-se com o Dia da Cachaça e teste alguns desses drinks!

fechar