Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial do Alzheimer

Celebra-se anualmente em 21 de setembro o Dia Mundial do Alzheimer, uma data importante para a conscientização da população. O objetivo é disseminar informações, buscando o diagnóstico da doença o quanto antes e até mesmo informando sobre como se prevenir. O Alzheimer é considerado um transtorno neurodegenerativo progressivo que prejudica a parte cognitiva da memória e acaba também por comprometer práticas rotineiras simples e comportamentos. O sintoma mais claro da doença é a perda de memória recente, então atente-se se isso acontece com frequência com você ou alguém ao seu redor. Para prevenção, mantenha sua mente sempre ativa, leia muito, aprenda coisas novas, faça cursos de idiomas.

continue lendo
Compartilhar

Você sabe o que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é definida como um transtorno neurodegenerativo progressivo que prejudica a parte cognitiva, da memória, além de comprometer práticas simples do cotidiano e comportamentais. O Dia Mundial do Alzheimer é celebrado em 21 de setembro.

Quais são os sintomas do Alzheimer?

O primeiro sintoma que a pessoa com Alzheimer apresenta é a perda de memória recente, e, com o tempo, surgem sinais como a perda de memória remota, irritabilidade, falhas na linguagem, dificuldade na capacidade de localização espacial e temporal, entre outros. O Dia Mundial do Alzheimer é celebrado em 21 de setembro.

Entenda a relação do Alzheimer com a demência

Neste Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, entenda o impacto da doença no nível de ocorrência de demência na população brasileira. A demência irreversível é uma das mais incidentes em decorrência da doença de Alzheimer. Além dela, também há a demência reversível e outros tipos, como a demência vascular, demência de corpos de Lewy e demência frontotemporal.

 

Plano de Ação Global para as Demências 2017-2025

No Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, é importante salientar que em 2017 a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, na Suíça, o Plano de Ação Global para as Demências 2017-2025, assinado por 194 países. O documento reforça a necessidade urgente de políticas públicas em prol das pessoas com demência.

Alzheimer tem a ver com classe socioeconômica?

Segundo a OMS, mais da metade dos indivíduos com demência residem nos países de baixos e médios rendimentos. Entretanto a doença não atinge apenas uma classe social. O que serve de alerta para os representantes públicos é a qualidade do serviço oferecido aos pacientes que dependem do governo e não de rede privada ou convênios. O Dia Mundial do Alzheimer é celebrado em 21 de setembro.

Saiba como atentar-se à segurança dos idosos

O que é demência?

Neste Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, entenda o que é a demência e os seus impactos sobre o ser humano. Demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam memória, pensamento, comportamento e emoção.

fechar