Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional da Imprensa

Foi com a chegada da família real portuguesa no Brasil que a imprensa surgiu por aqui, em 1808. Sua celebração acontece em 10 de setembro, data para recordar a sua importância e homenageá-la. A imprensa é fundamental para a divulgação e a circulação da informação, sempre de forma a defender o interesse público, buscando ser fiel à verdade e ser imparcial. Ela passou por muitas mudanças, principalmente tecnológicas, mas seu compromisso com a verdade é o mesmo. Regimes de ditadura a tentam bloquear ou eliminar, isso jamais pode acontecer. Informação é fundamental para todos, ninguém deveria nos tirar esse direito. Informe-se, reflita e aprenda com estas mensagens sobre o Dia da Imprensa.

continue lendo
Compartilhar

Meios de comunicação

Já se perguntou o que seria do mundo sem os meios de comunicação? Graças a eles, a notícia circula com maior velocidade e eficácia. É a imprensa que garante que essas notícias sejam apuradas e divulgadas a todos os cidadãos. No Brasil, celebramos o dia da imprensa em 10 de setembro.

O Quarto Poder

A imprensa, também chamada por muitos de “o quarto poder”, é celebrada no Brasil em 10 de setembro. Chamam-na assim, pois tamanho é o seu poder de influência na sociedade; o termo refere-se aos 3 poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo.

Censura à imprensa

Em muitas ditaduras, a primeira medida que tomam é controlar a imprensa. Censuram suas publicações e até fecham meios de comunicação. Isso porque ter informação é ter poder, e ditaduras não querem uma sociedade consciente. Lembre-se do valor que tem a imprensa no dia dela, 10 de setembro.

A favor da verdade

Imprensa que filtra informações a favor próprio não deveria ser considerada imprensa. Ela deveria ser apenas a favor da verdade. Neste 10 de setembro, dia dela, foque em escolher bons meios de comunicação, que sejam imparciais.

Imprensa imperfeita

Se você pensa que na democracia a imprensa se livra da censura, engana-se. Muitas vezes, para não afetar certo grupo político ou econômico, ela deixa de publicar algo. A imprensa não é perfeita, mas precisamos muito dela; então, neste 10 de setembro, lembre-se de saber buscar informações e analisar mais de um meio.

Direito à informação

A forma mais fácil de dominar qualquer nação é não deixar a informação circular ou manipular a que circula. Imprensa nos garante o direito do saber e de sermos informados. Vamos comemorá-la neste 10 de setembro.

 

Liberdade de expressão

Em uma sociedade perfeita, a imprensa teria total liberdade de expressão, mas sabemos que isso não acontece. Apesar disso, temos de valorizar os serviços prestados, pois é ela quem nos mantém informados. Em 10 de setembro, comemoramos o Dia da Imprensa no Brasil, a responsável pela disseminação de informação.

Função da imprensa

A imprensa é formada por meios de comunicação que exercem o jornalismo, a função de disseminar informações importantes. Ela defende o interesse público, ou seja, o que as pessoas precisam saber; vai além da vontade, é necessidade. No Brasil, a comemoramos em 10 de setembro.

Jornalismo é interesse público

O jornalismo é exercido pela imprensa, que é celebrada em 10 de setembro. Você sabe a diferença entre “interesse público” e “interesse do público”? O primeiro é aquilo que você precisa saber, já o segundo refere-se ao que você quer saber.

Velocidade da informação

A imprensa como conhecemos hoje é resultado de muitos anos de evolução e aprimoramento. Hoje só precisamos de uma tela para ter informação sobre qualquer coisa em qualquer lugar. A notícia atravessa o planeta em apenas alguns segundos, é algo incrível. Preste sua homenagem à imprensa neste 10 de setembro, dia dela.

Compromisso não muda

As tecnologias que a imprensa utiliza podem ter mudado muito, mas o compromisso com a verdade e a informação nunca poderá mudar. Em 10 de setembro, comemoramos no Brasil o Dia da Imprensa.

A imprensa continua

A imprensa vem se adaptando à globalização e persistindo por anos. Nada a pode destruir ou substituir, pois ela é essencial para uma sociedade com liberdade. A informação deve ser de livre acesso e jamais ocultada, seja pela razão que for. Vamos enaltecer a imprensa neste 10 de setembro, dia em que a comemoramos.

fechar