Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Beatriz

Beatriz da Silva era descendente de família real e, com suas qualidades morais, tornou-se um exemplo de bondade. Além dessas características, Santa Beatriz era uma bela jovem, o que a fez ser muito perseguida por sua beleza. Perseguição e inveja essas que levaram sua prima, a Rainha D. Isabel, a matá-la por asfixia. É a partir dessa trágico rumo que Santa Beatriz se tornou abençoada após testemunhar a imagem de Maria Imaculada que a livrou da morte, fazendo-a surgir novamente bela e com uma aura iluminada em sua face quando foi encontrada pelo seu tio D. João de Meneses. Inicia-se a jornada de santidade dessa bela e nobre jovem, que dedicou sua vida à Deus. Saiba mais sobre essa Santa!

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Santa Beatriz

Beatriz de Menezes da Silva, popularmente conhecida como Santa Beatriz, nasceu na cidade portuguesa de Campo Maior, em 1424. Descendente de família real e considerada dona de uma beleza surpreendente, possuía grandes virtudes e foi desde cedo educada pelos franciscanos. Esse detalhe acabou fazendo com que Santa Beatriz se tornasse devota de Nossa Senhora. Que todo dia 1 de setembro possamos nos lembrar de todos os bons sentimentos que são plantados em nosso coração quando estamos no começo da vida, levando-os adiante e espalhando o que há de melhor a todos que cruzarem nosso caminho. Viva Santa Beatriz!

Inspire-se com Santa Beatriz e compartilhe mensagens de força e fé

Dama de honra

Em 1447, a prima de Santa Beatriz e rainha de Portugal, D. Isabel, casou-se com Dom João II de Castela. Desde então Beatriz tornou-se dama de honra de Isabel, mudando-se junto com o casal para uma região que hoje faz parte da Espanha. Nesse momento a beleza e nobreza de Santa Beatriz passaram a ser cortejadas por todos, causando ciúme por parte de D. Isabel. Porém, independentemente da situação, Beatriz cultivava um amor cristão por todas as pessoas, não se deixando levar por paixões consideradas mundanas. Que esse sentimento puro sempre esteja em nossos corações, nos fazendo ter mais compaixão e amor ao próximo. Obrigada, Santa Beatriz. Todo dia deveria ser seu, mas que nesse dia 1º de setembro você possa ser exaltada como merece!

Rivalidade

De início D. Isabel até gostava dos elogios direcionados a Santa Beatriz, mas com o passar do tempo os olhares mudaram e ela passou a ver sua dama de honra como uma grande rival. O ciúme tomou conta e D. Isabel resolveu então dar fim a vida de Beatriz. Foi assim que em uma noite a Rainha levou a menina para a parte subterrânea do palácio em que viviam e enterrou ela viva em um cofre que estava no local.

O chamado de Nossa Senhora

Dentro do cofre, Santa Beatriz encomendou sua alma a Deus e pediu perdão também por D. Isabel, em um ato de compreensão e amor. Apesar de sentir muito o fato de estar prestes a morrer sem receber os sacramentos, aceitou que a morte estava próxima. Foi então que de repente, uma luz surgiu e a jovem viu a Virgem Imaculada segurando Jesus nos braços. Maria virou-se para a santa e disse: “Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor à minha Conceição Imaculada.” Que nesse dia 1 de setembro, Dia de Santa Beatriz, lembremos das bênçãos que chegaram a seu nobre coração. Quem a bondade cultiva serás sempre glorificado. Salve, Santa Beatriz! Salve, Nossa Senhora!

Milagre

Após os três dias, como prometido, a ausência de Beatriz começou a ser notada pela corte. Foi então que seu tio, D. João de Menezes, foi perguntar à Rainha o que havia acontecido. D. Isabel, nervosa com a pergunta de seu súdito, o levou ao cofre esperando encontrar ali o corpo da jovem. Mas, para a surpresa dela, Santa Beatriz estava mais bela do que nunca, com a aura celestial iluminando seu rosto. Nesse momento Beatriz pediu permissão à Rainha para sair da corte e ir para um Mosteiro para seguir a missão que lhe foi dada.

Que todo dia 1º de setembro, dia em que celebramos a imagem de Santa Beatriz, honremos e celebremos o milagre que a ela foi concedido. Que honremos a coragem, a entrega e a devoção, fazendo de nosso coração morada de fé. Amém!

Mosteiro de São Domingos

Santa Beatriz foi para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo, mas ao chegar lá agiu de forma distinta. Para que não se deparassem mais com sua beleza, fruto de tantas situações desagradáveis, Beatriz cobriu seu rosto com um véu. O objetivo de Santa Beatriz era ficar em silêncio e em oração, para que a assim pudesse cumprir a missão que Nossa Senhora lhe deu. Viva seu ato de pureza! Hoje, em seu dia de celebração, dia 1 de setembro, escolho te honrar, te glorificar e te enaltecer, Santa Beatriz. Obrigado(a) por ser exemplo, por me mostrar um pouco do que é humildade e fé.

Silêncio e oração

Santa Beatriz viveu mais de 30 anos em silêncio e em oração. Após esse período, Nossa Senhora reapareceu para a santa e ordenou que sua Ordem religiosa começasse a ser construída. Que a devoção e a maneira como Beatriz agiu durante três décadas possa ser exemplo aos corações que andam sem fé, àqueles sem esperança. Que todo dia 1 de setembro seu nome e história sejam festejados. Viva Santa Beatriz!

 

Ordem religiosa

Para fundar a Ordem religiosa que Nossa Senhora pediu, Santa Beatriz acabou contando com a ajuda da filha da Rainha D. Isabel, que possuía o apelido de “a Católica”. “A Católica” acabou se tornando co-fundadora e benfeitora da nova ordem, chamada de a Ordem da Imaculada Conceição. Além disso, ajudou também a Ordem dos Palácios de Galiana, local onde em 1484, Santa Beatriz entrou acompanhada de mais 12 moças. Lá elas começaram a viver uma vida monástica, usando roupas iguais às que Nossa Senhora vestia na primeira aparição. Depois de um tempo, todas fizeram votos perpétuos. Que os bons feitos de Santa Beatriz jamais sejam esquecidos e que sua devoção seja exemplo a todos. Celebremos todos, nesse 1 de setembro, a santidade e os sacrifícios de Beatriz. Que assim seja!

Celebre o Dia da Imaculada Conceição, a qual Santa Beatriz era devota

Morte

Os 67 anos de idade, Santa Beatriz recebeu pela terceira vez Nossa Senhora, que então lhe disse: “Minha filha, prepara-te que de hoje a 10 dias virás comigo para o paraíso”. Ao receber esse recado, ficou preocupada com a Ordem e suas filhas espirituais. Sendo assim, pediu proteção a Deus para toda a sua obra e colocou-a sob proteção dos Franciscanos, já que eles eram defensores da Conceição Imaculada de Maria. Pouco tempo depois, Beatriz ficou enferma e morreu no dia 9 de agosto de 1492. Que todo dia 1 de setembro, dia de Santa Beatriz, a memória desta grande mulher seja enaltecida como deve: com amor. Gratidão, Santa Beatriz!

Curiosidade

Ainda com o rosto encoberto após a morte, uma das irmãs descobriu o rosto de Santa Beatriz. Nesse momento, ela, as filhas espirituais da Ordem, os sacerdotes Franciscanos e as monjas, testemunharam o rosto conservado e toda a beleza de Beatriz. Sua aura celestial e a luz sobre sua cabeça fizeram com que todos ali entendessem que era um milagre, o que atraiu o povo da região até o local para contemplar a santa.

Canonização

Mesmo sendo considerada santa pelo povo, a Igreja Católica só a elevou aos altares no século XX, quando o Papa Pio XI reconheceu o título de beata e aprovou o culto que já era destinado a ela. Isso aconteceu em 28 de julho de 1926. Já a canonização de Santa Beatriz aconteceu somente em 3 de outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI. Que no dia 1 de setembro, dia de sua festa litúrgica, possamos lembrar dos títulos e dos feitos de Beatriz. Obrigado(a) por tanto, Santa Beatriz!

Dia de Santa Beatriz - 1 de setembro

Mesmo a festa litúrgica à Santa Beatriz sendo conhecida por sua celebração no dia 1 de setembro, uma outra data aparece nos escritos: dia 17 de agosto. De acordo com a história, é nesse dia que ela é particularmente reverenciada em Campo Maior, seu local de nascimento, e na Espanha, onde fundou sua Obra. Independentemente do dia, que sempre possamos honrá-la, respeitá-la e seguir os passos que deu. Sua vida e obra são exemplos de fé e devoção a Deus. Gratidão, Santa Beatriz!

Oração a Santa Beatriz

“Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós.

Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém.”

Gratidão a Santa Beatriz

Ó Santa Beatriz, obrigada(o) por ser luz nos momentos mais difíceis da minha vida. Sua história de superação e fé me erguem, me inspiram e me mostram que independentemente da escuridão, a fé em Deus e Nossa Senhora sempre nos recompensará. Obrigada(a), Santa Beatriz.

Proteção

Hoje venho a ti pedir que proteja a mim e a todos que amo, Santa Beatriz. Que sua luz ilumine nossos passos, que suas virtudes nos inspirem pelo caminho do bem e que sua fé nos guie em direção a Deus. Te peço, Santa Beatriz: afaste-nos da escuridão e aproxime nossos corações de Nossa Senhora. Amém.

Inspiração

A sua força de vontade, sua paciência, a obediência e o teu perdão me ensinam a cada dia, Santa Beatriz. Teus milagres nos mostram que quem espera em Deus e mantém a fé em Nossa Senhora, alcança as bênçãos divinas e terrenas. Que sua graça sempre esteja conosco. Assim seja.

fechar