Um suicida não é um covarde, um ingrato, um dramático ou alguém que quer ser o centro das atenções. Um suicida pode ou não ter uma religião ou crença e isso pouco define se a vontade da morte estará assombrando sua mente. Em vez de fazer julgamentos, vamos prestar nossa solidariedade e colocar em prática a empatia para com o próximo. Obter apoio nesses momentos é essencial para a melhora nesse quadro e para que o indivíduo sinta-se acolhido, querido, amado. Espalhe um pouco de amor e experimente observar o quanto sentimentos positivos podem, literalmente, salvar vidas! Ajude-nos a fortalecer a campanha do Setembro Amarelo!
Valorize sua vida e colabore com a campanha Setembro Amarelo! Não pense em jogá-la fora antes de conhecer cada uma das maravilhas que ainda vai desfrutar. Treine seus olhos para que eles vejam o lado bom das coisas, sua mente para que ela se livre do pessimismo. Nenhum sofrimento dura para sempre e cada ser que reside na Terra tem um brilho único, uma essência maravilhosa, que contribuirá para tornar o mundo um lugar mais florido, mais colorido e mais bonito.
Não tenha vergonha se não souber ao certo como agir ou se precisar buscar ajuda quando julgar necessário. Está todo mundo um pouco perdido mesmo...
Dedique algumas palavras e mensagens para quem sofre de depressão
É um dever de todos ajudar a combater o comportamento suicida. Pode parecer difícil, mas uma palavra gentil, um ombro amigo e bons conselhos podem fazer uma grande diferença para aqueles que pensam em acabar com a própria vida.
Porém é claro que isso não substitui o auxílio médico e psicológico! Esteja presente para aquele que você ama, mas também procure incentivá-lo a buscar ajuda profissional para que entenda melhor sobre seu problema e conheça maneiras de tratá-lo. Pequenos gestos de amor podem ajudar e são muito bem-vindos!
De acordo com a OMS, a depressão será a primeira doença mais presente na sociedade até 2030. Não adianta mais negar: a depressão é, sim, uma doença! É uma realidade devastadora, mas você não está sozinho nessa! Milhares de pessoas estão engajadas na campanha Setembro Amarelo e dando as mãos para combater o mal do século, buscando alternativas de escapar das amarras depressivas e viver plenamente. Tenha em mente que você não é o único atingido pela depressão, e que pode (e deve!) sempre contar com uma boa base psicológica e/ou psiquiátrica para que seus sentimentos voltem à normalidade.
Ajudando como pode. Motive uma pessoa com depressão por meio destas mensagens
Você já ressaltou a importância de alguém hoje? Enaltecer qualidades, fazer elogios sinceros e demonstrar seu zelo por alguém é uma louvável alternativa de combater a depressão e prevenir o suicídio. Nossas palavras têm um peso gigantesco e podem causar um impacto que nem imaginamos na autoestima de alguém – tanto negativa quanto positivamente. Então, já que temos o poder em nossas mãos (ou em nossa boca), que tal buscarmos fazer a diferença? Aproveite o Setembro Amarelo para refletir sobre a forma como lidamos com os sentimentos dos outros!
Como já dizia aquele famoso ditado: “É depois da tempestade que vem o arco-íris”. Pense nessa fase de sua vida como algo que você deve superar para alcançar a felicidade e perceba-a surgir em você. O Setembro Amarelo não foi criado para romantizar o sofrimento, mas sim para lhe mostrar que não é necessário se conformar com sua situação ou desistir de melhorar.
Acredite, a felicidade é real e, principalmente, também é transformadora. Você é merecedor dela!
Setembro Amarelo chegou! Comece o mês espalhando amor por aí
Chegou o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e não se permita esquecer: tudo que ocorre em seu cérebro – sentimentos, sensações, ideias – pode ser entendido como uma combinação de milhões de sinapses. Você não É uma pessoa triste, apenas ESTÁ. A química de seu cérebro não está equilibrada e é isso que faz com que você se sinta tão mal. Isso não deslegitima seu sofrimento, mas mostra que há solução. Não é para sempre! Vá ao psicólogo, consulte um psiquiatra, siga o tratamento proposto. Em breve, você estará revigorado e pronto para enfrentar a vida com toda a força que ficou adormecida dentro de si mesmo.
O Setembro Amarelo chegou e, com ele, uma série de frases prontas correm pela internet. Sabemos o quanto soam demagógicas as expressões como “Tudo é passageiro”, “Você é especial”, e dizeres tão soltos realmente não são muito eficazes na hora de superar algo, mas tente acreditar neles, principalmente quando vindos daqueles que demonstram preocupação com seu estado de saúde.
Busque no fundo de si mesmo aquela voz que acredita em todas essas orações e as torne reais para você. O suicídio jamais será uma solução para acabar com seu sofrimento!
Especial Setembro Amarelo. Conscientize-se em prol da vida
Você pode ser seu melhor amigo. Priorizar sua saúde mental não é nem nunca será um gesto egoísta, e quem te ama de verdade facilmente conseguirá perceber isso, pois também quer te ver melhor, recuperado e sorridente. Quem te ama quer te ver com fé na vida, com vigor ao criar projetos, com apreço pelo mundo. Todos a seu redor torcem pelo seu sucesso e acreditam em sua capacidade para vencer os pensamentos suicidas, que, brevemente, não passarão de fúnebres memórias. Neste Setembro Amarelo, lute por sua vida!
Identifique o seu problema. Não pense que negá-lo irá te ajudar em alguma coisa, muito pelo contrário: assuma-o e conte com o apoio de campanhas como a do Setembro Amarelo para curá-lo. Você é lindo à sua maneira e tem todo o apoio que precisa para seguir em frente, tem amigos que se importam com você e uma família maravilhosa, que estará sempre ao seu lado quando seu mundo ameaçar desmoronar. Segure as pontas e não desista!
Diga sim à vida! Junte-se a nós nesta campanha do Setembro Amarelo