O Junho Vermelho é uma campanha criada pelo Ministério da Saúde no ano de 2015 a fim de incentivar as pessoas a doar sangue. Por ser um mês que dá o “start” nas férias escolares e aumenta os casos de doenças respiratórias graças ao período invernal, essa mobilização tem como objetivo mostrar que, além de salvar vidas, também é uma forte demonstração de amor e empatia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira abraça a causa, o que significa que os hemocentros estão quase sempre vazios. Confira mensagens de conscientização para o Junho Vermelho e seja proliferador dessa tão nobre causa!
Entenda a importância de doar sangue exercitando a sua empatia com esta playlist!
Segundo o Ministério da Saúde, somente 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue, ou seja, somente 1,6% da nossa população doa sangue, então os estoques de sangue dos nossos hemocentros estão sempre em níveis muito baixos – e até mesmo emergenciais –, o que é ainda mais preocupante em momentos como a pandemia da Covid-19. Aproveite este mês, em que acontece a campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue, e faça a sua parte!
Generosidade e solidariedade
Você sabia que uma única doação de sangue pode ajudar a salvar até 4 vidas? Dos cinco litros de sangue que você tem no seu corpo, cerca de apenas 450 ml serão doados. É pouco para você, mas muito para quem está precisando dessa doação. Aproveite este mês, em que é comemorada a campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação, e faça a sua doação. Você pode salvar vidas com esse simples ato de generosidade e solidariedade!
Fazer o bem sem olhar a quem é uma das mais importantes lições do cristianismo. Mas quase todas as religiões nos ensinam que é por meio da bondade que promovemos o nosso desenvolvimento espiritual, especialmente quando a caridade é feita para quem nem mesmo conhecemos. E a doação de sangue é uma ótima oportunidade de fazer isso, porque doamos o nosso sangue e nem sequer imaginamos quem vai recebê-lo... Doe sangue!
Doze vidas
Você sabia que é possível doar sangue uma vez a cada 3 meses? Se você mantiver essa regularidade em sua contribuição com a doação de sangue, vai salvar cerca de 12 vidas por ano! Ou seja, com uma simples ida a um banco de sangue, você pode salvar de 3 a 4 vidas. Não é bonito saber que estamos ajudando sem olhar a quem? Neste mês, acontece a campanha Junho Vermelho, de incentivo a doação de sangue. Faça a sua contribuição!
Una sua força
Muita gente não sabe o tamanho da rede de doação e transfusão de sangue operada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em nosso país. Você sabia que o Ministério da Saúde investe quase R$ 2 bilhões para manter os hemocentros ativos e que cerca de 3,2 milhões de doações são feitas todos os anos? Mesmo assim, muitas vezes os estoques acabam ficando baixos... Por isso, una sua força a essa rede enorme e faça sua doação neste Junho Vermelho!
Muita gente se torna doadora de sangue após passar por algum quadro clínico em que recebeu uma transfusão de algum doador anônimo ou conhecido. Essa é uma atitude bonita, porque demonstra gratidão e vontade de dar a mesma ajuda que recebeu quando precisou. Mas não espere que uma emergência aconteça a você para fazer a sua doação. Neste Junho Vermelho, mês de incentivo à doação, que tal dar o seu primeiro passo para se tornar um doador regular?
Doações voluntárias
Você certamente já deve ter visto ou até mesmo participado daquelas campanhas de doação de sangue que acontecem quando alguém é hospitalizado e precisa de transfusões com urgência. Mas dá pra imaginar que nem todo mundo tem uma rede de apoio grande e com muitos doadores, não é? Por isso é que essas pessoas dependem de doações voluntárias de desconhecidos. E um desses desconhecidos pode ser você! Que tal fazer uma doação e salvar uma vida?
Altruísmo puro
Altruísmo, solidariedade e generosidade são posturas que costumamos dizer que estão fora de moda, visto que o que vemos normalmente é o contrário delas por aí, não é mesmo? Mas, e se eu lhe dissesse que você tem a oportunidade de mudar esse quadro e dar a sua contribuição para mudar este mundo egoísta? Doe sangue! Doando sangue, você ajuda a salvar vidas e contribui sem nem mesmo saber quem está recebendo. Ou seja, é altruísmo puro!
Ainda não existe remuneração para as pessoas que doam sangue voluntariamente, mas sabia que todos os doadores têm direito a um dia de abono, caso sejam contratados em regime de CLT? Ou seja, se você doar sangue, pode tirar um dia de folga do seu trabalho, então pode aproveitar para fazer a doação e, de quebra, descansar um pouco. Todo mundo sai ganhando, né? Aproveite este mês de Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação, e doe!
Muitas pessoas deixam de doar sangue porque não sabem como fazer isso ou em quais condições o doador precisa se apresentar. Para doar sangue, você precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e não ter passado por cirurgias, exames endoscópicos e doenças virais recentemente. Busque o hemocentro mais próximo da sua casa e vá até lá fazer a sua doação, porque você pode realmente salvar vidas com essa atitude simples, mas importante.