Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O Dia do Cinema Brasileiro

O cinema é uma das artes mais consumidas no nosso dia a dia. Quem nunca chegou em casa após um dia exaustivo de trabalho já pensando em fazer uma pipoca e assistir a um bom filme? Esse tipo de entretenimento está presente no nosso cotidiano e é muito mais importante do que imaginamos. Apesar da produção de inúmeros filmes de qualidade, o cinema brasileiro não possui o reconhecimento que merece. Que tal apoiar essa arte? Confira essas mensagens e saiba mais sobre o Dia do Cinema Brasileiro! Aprofunde-se na data, saiba qual é o filme nacional de maior bilheteria, quando surgiram os estúdios no país e muitas outras curiosidades!

continue lendo
Compartilhar

Afonso Segreto e o cinema brasileiro

Retrato de Afonso Segreto

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em todo o país no dia 19 de junho. A data foi estabelecida em homenagem a Afonso Segreto, responsável por produzir as primeiras imagens da entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 1898. Mas algumas pessoas preferem comemorar a data no dia 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema no país.

A evolução do cinema

Rolo de filme de câmera fotográfica

Quando o cinema nacional surgiu, em 1898, as produções não eram nada parecidas com o que conhecemos hoje. Havia duas principais diferenças: 1ª: a projeção e a qualidade infinitamente inferiores. 2ª: a temática, que retratava somente cenas do cotidiano das cidades e da população. Não existiam super-heróis ou cenas irreais. Que no Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, possamos nos lembrar e celebrar de toda a trajetória dessa arte tão amada pelos brasileiros!

Estúdios profissionais do Brasil

Fotografia da cidade de Vera Cruz

Você sabia que somente nas décadas de 1940 e 1950 o cinema nacional estreou com os primeiros estúdios profissionais? Um dos principais era como o Vera Cruz, muito inspirado nas produções de Hollywood, que ganhava o mundo naquela época. Que neste dia 19 de junho possamos homenagear o nosso cinema pelo Dia do Cinema Brasileiro!

 

Maiores bilheterias de filmes nacionais

Cena do filme Tropa de Elite

Você sabe quais foram os quatro filmes brasileiros de maior bilheteria? Em primeiro lugar, ‘Tropa de Elite 2’, lançado em 2011; em segundo lugar, ‘Se eu Fosse Você 2’, lançado em 2009; em terceiro, ‘Dois Filhos de Francisco’, lançado em 2005; e, em quinto, ‘A Dona da Lotação’, 1978. Neste Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, vamos nos unir para valorizar os filmes do cinema nacional!

Os primeiros filmes brasileiros

Ferramentas cinematográficas

Neste dia 19, Dia do Cinema Brasileiro, você sabe responder quais são os primeiros filmes brasileiros? Segundo pesquisadores, são estes: ‘Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara’, ‘Chegada do trem em Petrópolis’, ‘Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí’ e ‘Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama’.

fechar