Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Ainda hoje, muitos conteúdos são censurados de forma sutil para que determinadas informações não cheguem à população. Por isso, é sempre bom lutar pelos direitos da imprensa livre e pela transparência do jornalismo! Saiba a importância do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Sem censura

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que é celebrado em 3 de maio, ajuda-nos a pensar e questionar por que tantas coisas ainda são censuradas na imprensa e na mídia. Os meios e os veículos estão ali para passar informação, entretenimento e cultura. Vai de nós fazer um filtro no que consumimos e no que acreditar, e levar adiante em nossas vidas.

Incentivo

É bom também aproveitarmos o dia 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, para incentivar e criar iniciativas que valorizem a liberdade de imprensa, para que isso se estenda para todo mundo, e para que as ideias continuem sendo propagadas globalmente.

Parabéns aos envolvidos

Hoje, dia 3 de maio, é dia de desejar parabéns aos nossos queridos amigos jornalistas e também aos que trabalham com entretenimento e tudo mais ligado a esse universo. É um trabalho muito importante, mas também sabemos quanta censura ainda existe e o quão difícil pode ser para o colocar o trabalho no ar. Por isso mesmo eles merecem todos os parabéns por continuarem lutando por essa profissão.

Dia de apoio

Mais do que um dia de comemoração ou reflexão, 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, é também um dia de apoio. Dia de apoiar todos os nossos amigos jornalistas que passam por vários percalços para conseguir realizar o trabalho. E também de lembrar daqueles que já se foram por conta dos riscos que a profissão traz.

A verdade

A violência contra os jornalistas e o silenciamento da profissão são também uma violência contra dos direitos da população de ser informada sobre a verdade sobre o que acontece na sociedade. Por isso, precisamos usar o dia 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, para valorizar essa profissão e ajudar a lutar e defender os direitos dela de existir e ser livre.

Liberdade

A informação é um caminho para a liberdade. E a liberdade de informação é o que nos torna livres em uma sociedade, para não voltarmos aos tempos ditatoriais. O dia 3 de maio, quando celebramos o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, é uma data importante para lembrarmos disso e refletir sobre o assunto. Só conseguimos ser livres se tivermos direito de nos informar e escolher qual caminho devemos seguir.

Confira as melhores manchetes do jornalismo brasileiro!

Queridos jornalistas

Queridos jornalistas, neste 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, venho aqui prestar toda a minha solidariedade a vocês nesses tempos sombrios nos quais vivemos, em que ser livre é perigoso e precisamos pisar em ovos o tempo todo para não sermos condenados por apenas exercermos a profissão. E também venho prestar homenagem por lutarem e darem todo o suor a uma profissão que pode muitas vezes parecer ingrata, mas é de extrema importância para a formação de uma sociedade informada, democrática, plural e livre.

Comemorar

Já houve um tempo em que não podíamos mencionar a existência da liberdade de imprensa. Hoje, esse passo já demos. Temos autonomia para falar sobre isso. Então, neste Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que é comemorado em 3 de maio, podemos não apenas falar sobre liberdade, mas também comemorar que ela ainda exista, pelo menos em certa medida, e lutarmos para que ela seja plena e 100% soberana.

Democracia

A liberdade de imprensa é essencial para o exercício da democracia. Se impedirmos a propagação das informações, ou controlarmos o que vai ou não para as ruas, estaremos vivendo uma ditadura. Portanto, em 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, precisamos lembrar que só a democracia nos proporciona liberdade e permite fazer a nossa parte para garantir que ela continue sendo mantida em nossa sociedade.

Em todos os aspectos

Política, econômica e culturalmente. A liberdade de imprensa é necessária em todos os aspectos. Ela precisa existir tanto para propagarmos informações jornalísticas quanto para divulgarmos um produto ou serviço, e também para criarmos conteúdo de entretenimento. Neste Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (3 de maio), vamos valorizar essas profissões e comemorar que essa liberdade ainda existe, consumindo e exaltando esses materiais para continuar incentivando a sua criação.

Importante para a democracia

Quer uma prova de que a liberdade de imprensa é fundamental para a existência da democracia? Pense na primeira – ou em uma das primeiras – coisa que sofre e é condenada em uma ditadura. Aposto que você pensou na liberdade de imprensa. Pois então, essa é uma prova da importância dela para a democracia. Vamos usar este dia 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, para fazer uma reflexão sobre esse assunto.

Frases sobre o Jornalismo

Cuidado com as fake news

É certo que, com o avanço da tecnologia, o acesso à informação ficou muito mais fácil e prático – às vezes até melhor. Mas o surgimento e a propagação das fake news também ficaram muito mais fáceis e cada vez mais comuns. Ter liberdade de imprensa não é aceitar tudo que chega aos seus ouvidos, mas sim ter a liberdade de buscar fontes confiáveis para checar essas informações. E em 3 de maio, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, cuidado com as fake news e recorra sempre a fontes confiáveis, enquanto elas ainda têm liberdade para buscar, pesquisar e informar a sociedade.

Dê valor à liberdade

Neste 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, é importante darmos valor a ela enquanto ainda se faz presente na nossa sociedade. É necessário reconhecermos a liberdade de imprensa e a sua função para o exercício da democracia. Afinal, assim como todas as outras coisas, nós só damos valor quando perdemos. E se algum dia perdermos essa liberdade, viveremos à sombra de um estado controlador e autoritário, sem podermos tomar nossas próprias decisões.

Direitos humanos

A liberdade de expressão anda lado a lado com os direitos humanos. Afinal, acabar com ela não é atingir apenas um grupo de pessoas ou um setor da sociedade. Mexer com a liberdade de expressão significa afetar todos os setores da sociedade. E ter acesso à informação é um direito nosso, um direito humano. Neste 3 de maio, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, deveríamos comemorar também esse avanço nos direitos humanos por termos a oportunidade de sermos livres.