Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Internet

Desde 2006, conforme estabelecido pela ONU, todo dia 17 de maio é marcado pela comemoração do Dia Mundial da Internet. Aproveite essa data para celebrar o meio de comunicação que nos possibilita aproximar o mundo inteiro com apenas um único click!

Do telégrafo à internet

No dia 17 de maio de 1865, vários países reuniram-se para discutir os potenciais do telégrafo, a tecnologia então recente que permitia transmitir mensagens em longas distâncias de forma rápida e bastante confiável. Criou-se a União Internacional de Telecomunicações (UIT), e o dia 17 de maio tornou-se o Dia Mundial de Telecomunicações. As comunicações evoluíram, e a internet revolucionou o mundo. Em razão disso, em 2006, a ONU, empenhada em promover inclusão digital, estabeleceu que nesse dia também seria comemorado o Dia Mundial da Internet. Faça um uso consciente e inclusivo da internet e comemore esse dia você também!

Celebrando a informação e a comunicação

As revoluções científicas na área das telecomunicações modificaram profundamente a sociedade mundial em termos de objetivos, valores e modo de estar no mundo. Pense: com quantas pessoas você se comunica por dia e quais meios são utilizados? Isso seria possível sem a internet? Neste 17 de maio, dia em que se comemora as telecomunicações e a Sociedade de Informação, celebramos também o Dia Mundial da Internet. Reflita sobre o uso que faz dela!

Você sabe quais são os 10 maiores buscadores da Internet?

Espólio de guerra

A história da internet remonta ao fim da 2ª Guerra Mundial, no contexto da Guerra Fria. Naquele período, havia uma corrida tecnológica entre Estados Unidos e a então União Soviética, e comunicação era algo valiosíssimo. Os Estados Unidos conseguiram, em 1969, montar uma rede que garantisse a comunicação entre os cientistas e o governo, de forma que, mesmo que um dos pontos da rede tivesse problemas, a comunicação continuaria. O nome dessa rede era Arpanet e funcionava apenas entre alguns laboratórios de pesquisa. Em 1982, a Arpanet ampliou-se para as universidades do EUA, mas pouco tempo depois, chegou a outras universidades do mundo e passou a ser chamada de internet. Hoje, 17 de maio, Dia Mundial da Internet, essa história merece ser contada!

Frases sobre soldados: heróis e vilões das guerras!

Inclusão digital

Em 2006, quando a ONU criou o Dia Mundial da Internet, comemorado em todo 17 de maio, seu principal objetivo era promover a inclusão digital. Quem vive nas grandes capitais, imerso em tantos produtos digitais, pode não ter ideia do grande número de excluídos do mundo digital. Segundo dados de 2016 do IBGE, o Brasil ainda tem 63 milhões de pessoas, e 21 milhões de casas, que não têm aceso à internet. A maior parte dessas pessoas, 75% do total, não usam a internet por falta de conhecimento e/ou de interesse. Se o acesso à internet melhora sua vida em algum aspecto, compartilhe essa facilidade e ajude alguém a acessar a rede!

Além da infraestrutura

O acesso à internet necessita, sim, de infraestrutura física, e isso infelizmente ainda é impeditivo para muitas pessoas terem acesso a uma ferramenta tão importante. Contudo a maior parte das pessoas excluídas digitalmente, ou são por falta de intimidade com a linguagem digital, por não saberem mexer nos equipamentos, ou até mesmo por não saberem o que podem encontrar. Neste 17 de maio, Dia Mundial da Internet, ajude a acabar com a exclusão digital e disponha-se a ensinar alguém a mexer no computador ou no celular, por exemplo.

Além das redes sociais

A internet é uma rede mundial de pessoas conectadas por meio de diversos dispositivos – computadores, celulares, tablets – que permite troca de informações e conteúdo de forma ampla, instantânea e abundante. Diante disso, pare e pense: como você usa a internet? Quais são os sites e serviços que mais acessa? Se sua resposta for composta apenas de redes sociais, aproveite este 17 de maio, Dia Mundial da Internet, para explorar a rede e aprender coisas novas!

Somos todos responsáveis

Você já parou para pensar no alcance e consequências das coisas que colocamos na internet? Seja em mensagens particulares ou conteúdos públicos, cada publicação nossa tem um alcance imenso, e as consequências nem sempre são previsíveis. Não só as "fake news" podem causar estragos, mas também mensagens de ódio, piadas ofensivas e qualquer outra coisa que possa magoar alguém. Por isso, celebre este 17 de maio, Dia Mundial da Internet, compartilhando algo bom que traga um impacto positivo no mundo. Afinal, somos todos responsáveis pela construção dessa grande rede!

10 coisas que você precisa saber sobre o Facebook!