Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Europa

O Dia da Europa foi criado graças a Robert Schuman, um estadista francês que criou uma instituição que atualmente conhecemos muito bem: a União Europeia. Sua proposta ofereceu muitos benefícios não somente econômicos, mas também sociais a toda a população do continente. Saiba mais sobre essa data!

Origem

Foi no dia 9 de maio que Robert Schuman, político e estadista francês, decidiu seguir em frente com a ideia de formar uma entidade europeia nacional que, mais tarde, ficou conhecida como União Europeia. A proposta popularizou como “Declaração Schuman” e, enfim, deu origem ao Dia da Europa, comemorado até os dias de hoje!

Declaração Schuman

A Declaração Schuman foi um projeto que visava a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Conhecida pela sigla CECA, o seu principal objetivo era garantir maior economia e movimentação de bens entre os países que fizessem parte da organização. Atualmente, a data em que esse documento foi criado – 9 de maio – tornou-se o Dia da Europa!

Lugares que devem estar na sua lista de desejo

Os membros fundadores

O Dia da Europa, comemorado todo dia 9 de maio, possui uma ligação muito forte com a criação da atual União Europeia. No começo, os países que faziam parte desse projeto eram chamados de CECA, e os membros fundadores foram: França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. Hoje, contudo, muitos outros países foram inseridos na organização.

Segunda Guerra Mundial

Mesmo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, diversos países ainda estavam vivendo com as consequências do conflito. Para evitar que uma situação dessas ocorresse novamente, foi criada a União Europeia, que visava reunir todos os países do continente, que passariam a ter um objetivo em comum. É por isso que, no dia 9 de maio, é comemorado o Dia da Europa!

Celebrações

Apesar de ter sido criada há mais de 50 anos, o Dia da Europa, celebrado dia 9 de maio, ainda é uma data muito importante no continente! Por isso diversos países realizam uma série de comemorações e abrem as portas da instituição da União Europeia em diversas sedes.

União Europeia

É graças a União Europeia que, hoje, temos o Dia da Europa. Comemorado no dia 9 de maio, essa data oferece não só celebrações muito divertidas, mas também foca na história dessa organização, que foi criada principalmente para manter a paz entre os países do continente!

Quem comemora?

É verdade que o Dia da Europa é muito mais difundido no continente. E isso faz sentido, não é mesmo? Contudo nada impede os europeus que moram em outros países de saírem às ruas no dia 9 de maio celebrando essa data tão importante!

Lembranças

Podemos dizer que o Dia da Europa foi criado para que nenhum conflito gigantesco como a Segunda Guerra Mundial ocorresse novamente. Por isso, no dia 9 de maio, não vemos apenas comemorações nas ruas; vemos também muitas pessoas se lembrando dos horrores que ocorreram naquela época, tentando evitar quer isso se repita.

Respeito

Pode parecer algo bobo, mas o Dia da Europa, celebrado no dia 9 de maio, é muito importante para todas as pessoas que presenciaram, em primeira mão, todos os problemas resultantes da Segunda Guerra Mundial. Por isso, mesmo que você não se importe com a data, mostre respeito!

1 minuto de silêncio

Nesse dia 9 de maio, convido todas as pessoas a realizarem um minuto de silêncio por todas as vidas que foram perdidas na Segunda Guerra Mundial. Nessa data, comemoramos o Dia da Europa, que diz respeito à fundação da União Europeia, que sempre luta para garantir a paz entre todos os países!

Lugares lindos para passar o Natal

Paz

Muitas pessoas acreditam que o Dia da Europa foi criado apenas para garantir que os interesses desses países não fossem colocados de lado. Embora isso não seja mentira, a data também marca o início de um período de paz que não deve ser interrompido por nenhuma das nações que fazem parte da União Europeia. Nesse dia 9 de maio, celebre a paz que reina entre nós!

Estremecimentos

É normal que as pessoas fiquem receosas em comemorar o Dia da Europa, no dia 9 de maio, neste ano. O Brexit, afinal, está quase ocorrendo; a França e outros países europeus estão quase colocando as eleições da União Europeia em risco; não sabemos qual será o futuro da organização... Mesmo assim, é importante celebrar a paz que reina nesse continente e, assim, mostrar que não será tão fácil derrubar as pessoas de bem!