Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Cavalaria

Aqueles que lutam por um Brasil melhor e pela segurança do seu povo, merecem reconhecimento pelo resto da vida. Aqueles que protegem seu país são grandes heróis de uma nação. Celebre o dia 10 de maio, conhecendo a história da Cavalaria e descobrindo porque ela é tão importante para o Exército.

continue lendo
Compartilhar

Patriotismo

A Cavalaria foi e continuará sendo essencial para o Brasil e para o mundo. Suas características e seu ideal perduraram desde a origem, que mostraram o valor dessa nobre arma no exército. Ela demonstra que a verdadeira vitória só será alcançada se houver determinação, patriotismo e liderança. Que nesse dia 10 de maio, assim como os nobres cavaleiros, você consiga se lembrar dos valores que nos protegem. Lute!

Uma luta por superioridade

O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens uma incansável busca pela superioridade e proteção do país. Os guerreiros começaram a se dar conta de que precisavam combater os outros e, por isso foram criadas plataformas móveis com auxílio animal, obtendo-se, assim, uma vantagem no combate. A partir de então surgiu a cavalaria do Exército Brasileiro. No dia 10 de maio não celebramos apenas o surgimento, mas a história do nosso país.

Foque nas coisas boas do nosso belo país

Os pioneiros da cavalaria

A primeira cavalaria brasileira foi o Regimento de Dragões Auxiliares, criado logo após os conflitos em Pernambuco. No final do século XVIII, durante o governo do Marquês de Pombal, surgiu o Regimento de Dragões, que lutavam por nossas leis. Que nesse dia 10 de maio os brasileiros se lembrem com carinho daqueles que fizeram história no nosso país.

A cavalaria do exército brasileiro

As raízes da cavalaria são ligadas intimamente à história do Brasil. Desde o século dezesseis, o Exército Brasileiro se envolvia em embates contra nações indígenas. No dia 10 de maio, celebramos no Brasil não somente a luta guiada por cavalos, mas um pouco da nossa história enquanto país. O Dia da Cavalaria é um dos marcos de superioridade do Exército Brasileiro.

Importância histórica

A cavalaria é de importância histórica, não só para o país, mas para o mundo. Graças a ela temos o que temos e vivemos como vivemos atualmente. Graças às lutas armadas a cavalo conquistamos nosso território e não perdemos tantas vidas em combate. A cavalaria é um verdadeiro patrimônio do Exército Brasileiro e merece ser homenageada sempre, não só no dia 10 de maio.

Velocidade e luta

Uma das maiores vantagens da Cavalaria no Exército foi a velocidade dos corcéis, o que mudou a percepção humana de tempo e espaço. Em uma luta armada, qualquer movimento é crucial; portanto ter uma vantagem como um cavaleiro é algo precioso. Grandes chefes militares nos protegeram historicamente, foram eles: Júlio César, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão. Sem eles e sem Cavalaria, o mundo que conhecemos hoje não seria o mesmo. Viva 10 de maio! Viva a Cavalaria!

Exército

Aquele que luta por nós e por nossa pátria merece respeito todos os dias da vida e não somente no dia 10 de maio. Que nesse dia todos os cavaleiros que combateram nossos opositores sejam lembrados com carinho e que novos cavaleiros surjam e se inspirem nos feitos dos que já viveram. Vida longa ao Exército!

 

Continência

“Ser de Cavalaria é mais que um privilégio. Quem não souber medir a verdadeira extensão dessa responsabilidade e que não for capaz de amá-la arrebatadamente, meia volta. Só assim não virá a ser um pigmeu entre gigantes!



Ser de Cavalaria não é ser melhor nem pior do que quem quer que seja, como já é clássico afirmar. Mas é ser diferente. Diferente com espontaneidade e sem arrogância, com discrição e sem maldade. Diferente de tudo que possa refletir os extraordinários lampejos do coruscante Espírito da Arma.



Ser de Cavalaria é ter vocação para a busca do infinito e familiaridade com os influxos do Eterno. Pela glória, o cavalariano peleja, se supera e se sacrifica até chegar, pelo menos, a vizinhança do infinito. Pela tradição ele se molda, se robustece, age e reage, sob a inspiração da perpetuidade – o fundamento existencial da Arma...”



Trecho do texto de autoria do Tenente e Cavaleiro, Luis Felipe de Azambuja.

Cavaleiros

Aquele que levou o seu cavalo à frente do desconhecido, para enfrentar uma guerra pelo seu país, é um verdadeiro herói. Do tipo que nem sempre ganha filmes e cartazes nas paredes dos nossos jovens, mas que precisa ser lembrado por gerações. Nossos cavaleiros merecem respeito e, nesse dia 10 de maio, nada mais justo do que celebrar aqueles que nos protegeram de tantos e tantos males.

Criatividade

O combate corpo a corpo é glorioso, o combate armado tem suas vantagens, mas o combate da Cavalaria é audacioso e inovou a história das sociedades. Montar a cavalo exige compostura, não só para um cavaleiro, mas para qualquer pessoa. Lutar com ele mais ainda; e a cavalaria sempre exerceu isso muito bem, causado impacto psicológico nos adversários e surpreendendo nas guerras. 10 de maio, Dia da Cavalaria, que você consiga ser tão criativo a ponto de vencer os seus problemas.

Amor à Pátria

O cavaleiro é o maior líder do exército, ele está à frente de tudo que desconhecemos em uma guerra. Ele lidera os nossos heróis para a batalha e não teme a morte, porque precisa pensar na sua pátria antes de pensar em si mesmo. Feliz 10 de maio, feliz Dia da Cavalaria. Que nessa data tão especial você consiga ser tão forte e audacioso como um cavaleiro que lidera tropas no meio do desconhecido. Vença guerras! Seja um líder!

A beleza do nosso país em mensagens e frases

A Cavalaria é...

A Cavalaria é a arma de forças terrestres capaz de vencer guerras e liderar tropas. O nobre guerreiro que monta a cavalo está acima de tudo, buscando proteger um exército inteiro. Uma arma nobre, historicamente respeitada e capaz de ser mais preciosa do que qualquer canhão de guerra. 10 de maio celebramos o Dia da Cavalaria, que nessa data seja também celebrada a bravura de todos aqueles que vão para a guerra.

Conheça as mulheres brasileiras que fizeram história no nosso país

Os cavalos

Os cavalos foram os melhores animais que encarnaram a forma de combate, tanto que atualmente eles são considerados quase como armas de guerra. A montaria se tornou um dos pontos altos do exército, espalhando-se por todo o mundo como uma das formas mais ágeis de combater os inimigos durante uma guerra. No Dia da Cavalaria, 10 de maio, lembremo-nos também daqueles que nos possibilitaram vencer guerras e conquistar espaços.

Armas de guerra

Apesar de chamarmos de Cavalaria, houve cavaleiros que usaram outros animais em combate, como elefantes e camelos, e designaram o mesmo papel na sua luta. O cavaleiro, além de ser um líder é também criativo, usa o que tem para tornar mais segura a vida de quem o segue. Nesse Dia da Cavalaria, 10 de maio, lembre-se de ser criativo diante das adversidades da vida. Não existe desculpa para parar de lutar por si mesmo. Cada um vive a sua própria guerra.

Mobilidade

Desde o começo das lutas, a mobilidade era importante na guerra e dava uma vantagem crucial aos movimentos de um soldado. A Cavalaria foi um dos marcos históricos do Exército e é até hoje importante na sua origem. Lembre-se dos Cavaleiros neste 10 de maio, porque eles foram criativos o suficiente para não esquecerem de você.

Relembre o momento histórico da Independência do Brasil

Hoje em dia

Apesar de atualmente os exércitos contarem com muita tecnologia, a Cavalaria foi inovadora em meio ao caos. Mesmo sem cavalos, muitos ainda usam o termo para designar quem tem missões semelhantes no trabalho, mesmo que seja com veículos motorizados. Com cavalos ou sem cavalos, o cavaleiro é importante em um exército e a Cavalaria deve ser lembrada como motivo de honra. 10 de maio, Dia da Cavalaria, celebre aqueles que lutaram por você e que sempre estarão em combate para o bem de sua pátria.

Tropa de choque

Nas ruas, vemos a tropa de choque agir quando o perigo é iminente e isso se deu graças à Cavalaria e continua sendo visto por onde o caos é propagado. Aproveite o dia 10 de maio para valorizar o que deu origem à segurança que você tem hoje. Viva a Cavalaria. Viva os soldados. Viva a polícia.

Segurança da nação

Os soldados sempre exerceram a proteção da nossa nação, assim como os policiais e outras profissões similares. Os cavaleiros deram origem ao que conhecemos hoje como linha de frente na guerra e foi graças à inovação deles na luta armada que conseguimos proteger nossas terras e nossos combatentes. 10 de maio é dia de se lembrar dos cavaleiros, daqueles que foram corajosos o suficiente para liderar exércitos e enfrentar as batalhas.

fechar