Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Santa Rita

Santa Rita de Cássia, ou apenas Santa Rita, é uma figura sacra e muito devotada pela religião católica. Sua vida foi marcada pela fé, apesar do intenso sofrimento, e é conhecida por ser a padroeira das causas impossíveis e das mães. Conheça mais sobre essa santidade!

Dia de Santa Rita

Em 22 de maio, comemora-se o Dia de Santa Rita de Cássia. Ela é conhecida como a Advogada das Causas Impossíveis ou Santa dos Impossíveis. É a ela que recorremos quando precisamos resolver problemas que parecem não ter solução. Sua vida foi uma das mais sofridas na história da Igreja Católica.

História

Santa Rita nasceu em 1381, na cidade de Cássia, localizada na província italiana de Umbria. Rita é abreviatura de seu verdadeiro nome, Margherita. Desde criança, manifestou sua vocação religiosa, mas teve que desistir de seu sonho para casar-se com Paulo Ferdinando, atendendo ao desejo de seus pais, que já estavam em idade avançada. 22 de maio é o seu dia.

Veja aqui imagens de santos e conheça um pouco mais sobre eles!

Casamento violento

Santa Rita de Cássia, cujo dia se celebra em 22 de maio, teve uma vida muito sofrida, o que inclui o período em que foi casada com Paulo Ferdinando, que era um marido violento e entregue aos vícios. Mesmo tendo se convertido aos preceitos cristãos, graças às constantes orações de Rita, Paulo acabou sendo assassinado, por causa de seus atos passados.

Bons e maus exemplos

Com Paulo, Rita teve dois filhos, que infelizmente herdaram a índole do pai, mesmo ela os tendo educado na fé e no amor. Tentou passar os bons exemplos aos dois, mas acabou descobrindo seus planos de vingar a morte do pai. Sendo assim, viu-se obrigada a suplicar que Deus os levasse antes de cometerem tal pecado. E assim foi feito. Que no seu dia, 22 de maio, reflitamos sobre a importância de dar e seguir bons exemplos.

Conheça a história do Dia de Todos os Santos! Agradeça!

Seguindo a vocação

Após a morte dos filhos, Santa Rita dedicou-se a uma vida de orações e penitências. Tentou insistentemente ser admitida no Convento Santo Agostinho, onde fora recusada. Pediu então a seus três santos de sua devoção – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino – que intercedessem por ela. E milagrosamente conseguiu entrar, mesmo com as portas fechadas. No seu dia, 22 de maio, lembremo-nos dessa fé tamanha, motivo pelo qual é conhecida como advogada dos impossíveis.

Devoção e provações

Após ter conseguido milagrosamente entrar no convento, Santa Rita de Cássia foi aceita como serviçal. Mesmo com as tarefas, ela mantinha sua fervorosa devoção a Jesus e passava horas orando em frente a sua imagem. Também se dedicava aos pobres e aos enfermos, além de enfrentar inúmeras provações. No seu dia, 22 de maio, vamos refletir sobre sua vida de infindos sofrimentos.

Frases sobre o poder da oração. Deus está em tudo!

O milagre da coroa de espinhos

A fé de Santa Rita era tão grande que, após ter permanecido tanto tempo orando em frente ao crucifixo de Jesus, apareceu em sua testa um dos espinhos da coroa de Cristo. Ao mesmo tempo em que simbolizava sua gigantesca fé, essa marca também lhe trouxe muito sofrimento, pois ficou aberta e fétida por muitos anos, o que a fez viver isolada. 22 de maio é seu dia, e dia também de orar por todas as suas dores.

A fama da santidade

Santa Rita, cujo dia se comemora em 22 de maio, passou todo o tempo de provação se autoflagelando com muitas penitências, jejum e oração. A fama de sua santidade já tem seu começo, e se fortalece depois que ela pede a Deus que remova sua ferida para ir a Roma receber indulgências. Seu pedido foi atendido, e ela seguiu a pé para Roma, doente e com dor, e conseguiu as indulgências. Ao voltar, a ferida se reabriu.

Frases sobre intolerância religiosa: Respeite a fé de cada um!

Morte

Após o episódio da sua ida a Roma, Santa Rita ficou ainda mais debilitada. Faleceu no dia 22 de maio de 1457. No instante em que entregou sua alma a Deus, sua ferida fechou-se, e o mau cheiro transformou-se em um perfume suave. Seu corpo não foi sepultado e encontra-se intacto na igreja anexa ao convento até os dias de hoje.

Milagres

Um dos primeiros milagres de Santa Rita foi a rega de um pedaço de madeira, que, graças a seu amor e paciência, tornou-se uma videira que dá uvas até hoje. Entre outros feitos, destacam-se a cura de cegueira e a cura da paralisia de sua amiga, Catarina Mancini. Estes e outros inúmeros milagres fazem da santa, cujo dia se comemora em 22 de maio, um exemplo de superação.

No Brasil

Santa Rita de Cássia é padroeira da cidade de Santa Cruz (RN), onde há uma estátua em sua homenagem. Inclusive é a maior estátua católica do mundo, totalizando 56 metros de altura. Santa Rita é considerada a Madrinha dos Sertões. Ela também é padroeira da cidade de Cássia (MG), que faz aniversário no mesmo dia em que se celebra o dia da santa, 22 de maio.

Veja também: Frases se Santo Antônio, o santo do casamento!

Padroeira e suas representações

Santa Rita de Cássia, cujo dia se celebra em 22 de maio, é conhecida como a santa padroeira das causas impossíveis, das causas perdidas, dos doentes e das mães. Comumente é representada com um espinho cravado na testa, com rosas e com crucifixos.