Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Feliz Dia da Toalha!

Você já ouviu falar sobre o Dia da Toalha? E sobre a saga de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias? Bom, se você está inserido no mundo geek, provavelmente conhece ao menos esse último... Então confira nossa página que explicamos direitinho tudo sobre essa data comemorada no dia 25 de maio!

O que é?

Você já teve ter visto por aí que, no dia 25 de maio, as redes sociais lotam de referências ao número 42 ou toalhas. Parece coisa de louco, mas não é: trata-se do Dia da Toalha. Esta data é uma homenagem a Douglas Adams, o autor da saga de livros de ficção científica denominada O Mochileiro das Galáxias. Entretanto a data também foi incorporada pelos demais nerds e também é conhecida como Dia do Orgulho Nerd (ou Orgulho Geek).

Origem

A série do Guia do Mochileiro das Galáxias é uma obra que conquistou o mundo e colocou o seu autor, Douglas Adams, na história. Quando ele morreu, no dia 11 de maio de 2001, os seus fãs acharam por bem criar um dia para prestar homenagem. Muito se foi discutido sobre qual data seria: o 42º dia do ano? A 42ª sexta-feira do ano? 42 dias após a sua morte? Porém percebendo que estavam demorando muito para chegar em um consenso, os fãs decidiram a data mais próxima, de forma avulsa: 25 de maio, duas semanas após a sua morte.

Data errada acertada

Apesar de ter sido uma escolha ao acaso, no final das contas, acabou sendo acertada: os fãs de Star Wars constataram que o 25 de maio se tratava do aniversário da primeira exibição do filme nos cinemas. Acabou, então, casando as duas comemorações: o dia da toalha e o dia do orgulho nerd. Na página oficial, comentam o caso: “Como o universo que Douglas Adams criou era repleto de absurdos e acasos, essa talvez tenha sido a escolha certa, no fim das contas.”.

20 frases marcantes da saga Star Wars

Quem foi Douglas Adams?

Douglas Noël Adams (1952 – 2001) foi um escritor e humorista britânico. É conhecido pelos livros da série Guia do Mochileiro das Galáxias, além de também ser lembrado como um dos roteiristas do programa de televisão Monty Python's Flying Circus. O autor comediante também é célebre por seu ativismo ambiental e por ser um ateu assumido e radical. Sempre teve interesses pela área de ciência e tecnologia, muito criativo, o que logo o levou a ser um visionário.

Guia do Mochileiro das Galáxias

Arthur Dent, um cidadão inglês como outro qualquer, é salvo por Ford Prefect, momentos antes do planeta Terra ser demolido para se tornar uma via expressa interespacial. Ford, na verdade, fazia pesquisa de campo para a nova edição do livro mais importante do universo, O Guia do Mochileiro das Galáxias (uma espécie de guia de viagens intergaláctico). A partir daí, os dois personagens passam por uma aventura alucinante por meio do tempo e do espaço.

Saiba mais sobre a série: Frases de Guia do Mochileiro das Galáxias

A toalha e o número 42

As duas referências mais marcantes desta saga são a tolha e o número 42, mas de onde elas vieram? Pois bem, antes de Arthur Dent e Ford Prefect saírem em sua aventura, Dent leva justamente uma toalha, que, segundo o livro, seria uma das mais complexas ferramentas já inventadas desde o Big Bang, devido o seu valor prático e o seu valor psicológico. Em outra passagem, ao perguntarem para um robô sobre qual o sentido da vida, o universo e tudo mais, ele apenas respondeu: 42.

Orgulho Nerd

A origem do Dia do Orgulho Nerd remonta desde 2006, quando este dia foi comemorado na Espanha, tendo a maior concentração em Madrid. Lá, foi criado um manifesto, em tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades de todo nerd. Dois anos depois, o Dia do Orgulho Nerd chega aos Estados Unidos e a moda se espalha pelo mundo inteiro. A ideia é promover a cultura pop/nerd, tirando-a de uma esfera de preconceito.

Você é um geek? Clique aqui e confira piadas nerds para comemorar o Dia da Toalha!