Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia da Libertação da África

Desde quando as grandes potências mundiais se estabeleceram, países africanos e latino-americanos foram explorados. No entanto, o continente africano conquistou a independência da Europa e comemora essa libertação no dia 25 de maio, anualmente.

O que comemoram nessa data?

O Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, foi definido pela União Africana, criada nessa data. O objetivo da celebração, que pode durar dias e semanas em alguns países do mundo, é comemorar a conquista da independência do continente africano em relação à Europa.

Celebre o mês em grande estilo com essas mensagens sobre maio
Copiar
Compartilhar
Como aconteceu a descolonização da África?

O Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, é uma data para reconhecer o processo de descolonização do continente africano. Esse fenômeno aconteceu depois das guerras mundiais, quando as potências europeias precisavam se reconstruir, atentando-se para o próprio continente.


Copiar
Compartilhar
Como a África se tornou dependente?

Quando a Europa estava em processo de conquistar terras para cada potência demonstrar seu poder, novos territórios, antes desconhecidos pelos europeus, foram buscados. Entre esses territórios, estava o continente africano, próximo à Europa. Pessoas foram escravizadas e recursos naturais foram roubados, submetendo a África aos europeus. Em 25 de maio, no entanto, comemora-se a libertação desse sistema, com o Dia da Libertação da África.


Copiar
Compartilhar
Exploração equivale a colonização

Embora seja muito disseminada a ideia de que os processos de colonização tinham como objetivo modernizar ou civilizar um território, a verdade é que servia, para explorar pessoas e terras. É importante saber disso para entender a importância do Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, dedicado a valorizar e reconhecer a descolonização africana.

Parabenize o aniversariante de maio
Copiar
Compartilhar
Um continente gigante

O continente africano é gigante! Não só em tamanho, mas também em cultura e em história. 25 de maio é o Dia da Libertação da África, quando celebramos a união e a liberdade dos países africanos. Vamos conhecer mais dessas culturas e aprender mais sobre tudo que já aconteceu nesse continente!


Copiar
Compartilhar
Por culturas mais valorizadas

25 de maio é Dia da Libertação da África, um momento para valorizar as múltiplas culturas que existem dentro do continente africano. Ainda que os povos da África integrem o mesmo continente, cada um deles apresenta uma peculiaridade e característica distintas, pois tratam-se de países diferentes.


Copiar
Compartilhar
Por existências dignas

O Dia da Libertação da África, 25 de maio, é um momento para refletir sobre a forma como os povos africanos foram tratados durante séculos e como ainda são tratados. A exploração de pessoas e terras precisa acabar para que elas possam viver em condições dignas, reconhecidas e valorizadas.


Copiar
Compartilhar
 
Longe do pensamento eurocêntrico

O pensamento eurocêntrico é o que define a Europa e a cultura ocidental como o centro do mundo, como a única forma de expressar uma cultura. O Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, é uma forma de reconhecer e validar a existência de culturas diferentes da ocidental, como a cultura africana.


Copiar
Compartilhar
África não é um país

O dia 25 de maio é uma oportunidade para aprender, caso alguma pessoa ainda não saiba, que a África é um continente, como a Europa, a América e tantos outros. Vamos celebrar o Dia da Libertação da África disseminando informações verídicas sobre a história dessa região!


Copiar
Compartilhar
Ainda há muita luta

Mesmo que exista o Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, precisamos lembrar que o racismo e a exploração do continente africano ainda não acabaram. Nós só seremos realmente livres quando nenhuma pessoa negra for diminuída, julgada e explorada somente por ser negra.

Seja bem vindo, maio!
Copiar
Compartilhar
fechar