Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Libertação da África

Desde quando as grandes potências mundiais se estabeleceram, países africanos e latino-americanos foram explorados. No entanto, o continente africano conquistou a independência da Europa e comemora essa libertação no dia 25 de maio, anualmente.

continue lendo
Compartilhar

Exploração equivale a colonização

Embora seja muito disseminada a ideia de que os processos de colonização tinham como objetivo modernizar ou civilizar um território, a verdade é que servia, para explorar pessoas e terras. É importante saber disso para entender a importância do Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, dedicado a valorizar e reconhecer a descolonização africana.

Parabenize o aniversariante de maio

Como aconteceu a descolonização da África?

O Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, é uma data para reconhecer o processo de descolonização do continente africano. Esse fenômeno aconteceu depois das guerras mundiais, quando as potências europeias precisavam se reconstruir, atentando-se para o próprio continente.

Como a África se tornou dependente?

Quando a Europa estava em processo de conquistar terras para cada potência demonstrar seu poder, novos territórios, antes desconhecidos pelos europeus, foram buscados. Entre esses territórios, estava o continente africano, próximo à Europa. Pessoas foram escravizadas e recursos naturais foram roubados, submetendo a África aos europeus. Em 25 de maio, no entanto, comemora-se a libertação desse sistema, com o Dia da Libertação da África.

Um continente gigante

O continente africano é gigante! Não só em tamanho, mas também em cultura e em história. 25 de maio é o Dia da Libertação da África, quando celebramos a união e a liberdade dos países africanos. Vamos conhecer mais dessas culturas e aprender mais sobre tudo que já aconteceu nesse continente!

Por culturas mais valorizadas

25 de maio é Dia da Libertação da África, um momento para valorizar as múltiplas culturas que existem dentro do continente africano. Ainda que os povos da África integrem o mesmo continente, cada um deles apresenta uma peculiaridade e característica distintas, pois tratam-se de países diferentes.

Por existências dignas

O Dia da Libertação da África, 25 de maio, é um momento para refletir sobre a forma como os povos africanos foram tratados durante séculos e como ainda são tratados. A exploração de pessoas e terras precisa acabar para que elas possam viver em condições dignas, reconhecidas e valorizadas.

 

Longe do pensamento eurocêntrico

O pensamento eurocêntrico é o que define a Europa e a cultura ocidental como o centro do mundo, como a única forma de expressar uma cultura. O Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, é uma forma de reconhecer e validar a existência de culturas diferentes da ocidental, como a cultura africana.

África não é um país

O dia 25 de maio é uma oportunidade para aprender, caso alguma pessoa ainda não saiba, que a África é um continente, como a Europa, a América e tantos outros. Vamos celebrar o Dia da Libertação da África disseminando informações verídicas sobre a história dessa região!

Ainda há muita luta

Mesmo que exista o Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio, precisamos lembrar que o racismo e a exploração do continente africano ainda não acabaram. Nós só seremos realmente livres quando nenhuma pessoa negra for diminuída, julgada e explorada somente por ser negra.

Seja bem vindo, maio!

fechar