Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Vitória

Também conhecido como V-E Day, o Dia da Vitória, comemorado no dia 8 de maio, é um marco para a história do mundo: foi nessa data que a Alemanha Nazista foi derrotada e a Segunda Guerra Mundial foi, finalmente, encerrada. Saiba mais sobre este período inesquecível!

continue lendo
Compartilhar

Comemorações

Crianças tomando sorvetes e brincando felizes, adultos passeando em paz com os seus cachorros sem nenhum tipo de medo, muito orgulho e patriotismo... Essas foram algumas formas de comemorar o dia 8 de maio, que marcava o tão esperado fim da Segunda Guerra Mundial.

Importância na Europa

Embora o Brasil não dê muita importância para o dia 8 de maio, essa data é muito marcante para a Europa. Foi lá, afinal, que as pessoas presenciaram os piores horrores da guerra. Por isso, elas não só comemoram a paz, mas também utilizam o evento como um lembrete de que um acontecimento desse tipo nunca deve ocorrer novamente.

O retorno da alegria

Períodos de guerra sempre são muito tristes e melancólicos. Quando tratamos de uma batalha tão grande quanto a Segunda Guerra Mundial, todos esses sentimentos ficam ainda mais fortes. Contudo, no dia 8 de maio de 1945, a alegria retornou à Europa com o fim do conflito e a derrota da Alemanha Nazista.

Passado

Hoje em dia, é muito difícil para nós sequer pensarmos em um momento de guerra, não é mesmo? Felizmente, não vivemos em um período tão intenso quanto foi o da Segunda Guerra Mundial, mas isso não quer dizer que não devamos comemorar o dia 8 de maio, por exemplo, que marca o fim dessa batalha. Lembrar essas datas nos impede de cometer os mesmos erros do passado!

Enfim, a paz

Depois de quase 6 anos de tensão e tristeza, as pessoas não mediram esforços para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial! No dia 8 de maio foi noticiado, enfim, a derrota da Alemanha Nazista e a celebração pública desse acontecimento durou praticamente dois dias.

Data errônea

A verdade é que a data em que os alemães se renderam ocorreu no dia 9 de maio. Contudo, os meios de notícia da época se adiantaram e, assim, popularizaram a comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial. Até hoje, o Dia da Vitória é homenageado anualmente no dia 8 de maio; somente a Rússia manteve o acordo e celebra o acontecimento no dia correto.

 

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um período muito triste para a humanidade. Por isso, a data em que a batalha acabou, e junto com ela o sofrimento foi levado embora, não poderia passar em branco. O dia 8 de maio marca não só a derrota da Alemanha Nazista, mas também a vitória de todos os países que lutavam contra esse mal.

Maio, o mês das noivas!

Soldados

Nesse dia 8 de maio, em que comemoramos o Dia da Vitória, não poderíamos deixar de homenagear todos os soldados que lutaram em prol de seus países e contra o mal que ameaçava assolar o mundo. Muitos sacrificaram suas vidas no processo e merecem ser lembrados como os heróis que são!

Guerreiros brasileiros

Poucas pessoas sabem, mas existiram muitos soldados brasileiros que foram enviados para lutar na Segunda Guerra Mundial. Esses heróis não merecem ser esquecidos, e devem sim ser homenageados nesse dia 8 de maio. Foi graças à bravura e a coragem deles, afinal, que pudemos ser agraciados com o fim desse período tão triste para a humanidade.

Rendição

Depois de matar aproximadamente 47 milhões de pessoas e deixar muitas outras feridas, a Alemanha Nazista finalmente se rendeu no dia 8 de maio. Conhecido como o Dia da Vitória, essa data é muito importante, especialmente na Europa, e serve como um lembrete para evitar que novos conflitos aconteçam no futuro.

Consequências

Depois do dia 8 de maio, data em que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial e criou o Dia da Vitória, os EUA foram consolidados como a maior potência do mundo, sendo que a União Soviética ficou em segundo lugar. Por causa disso, um conflito mais silencioso instaurou-se: a Guerra Fria.

Homenagem aos brasileiros

Muitos soldados brasileiros lutaram na Segunda Guerra Mundial, que acabou no dia 8 de maio de 1945, contra a opressão, intolerância, crueldade e discriminação muito presentes naquela época. Para homenagear esses guerreiros, podemos encontrar um túmulo em Castelnuovo e em Montese com dizeres muito belos!

Simbolismo

O dia 8 de maio não faz referência apenas ao fim de uma guerra que foi muito triste e marcante para a história. Essa data também existe para nos trazer esperança de que dias melhores virão, e que a humanidade pode ser boa, quando ela quer. Não é para menos que a data foi batizada como “Dia da Vitória”!

fechar