Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frases do livro A Arte da Guerra

Livro recomendado para todas as pessoas, sem exceção alguma. O maior tratado de guerra de todos os tempos nos ensina a lidar com os problemas da vida profissional e pessoal, através de grandes estratégias e pensamentos.

continue lendo
Compartilhar

Estratégia

A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória... Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.

Vitória

A vitória é o principal objetivo na guerra... Se tardar a ser alcançada, as armas embotam-se e a moral baixa.

Capturar

É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo... Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade.

Resultados

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá toda.

Ataque

Atacai-o onde não estiver preparado... Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar.

Força

Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força.

Defesa

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque... Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.

 

Comandante

(...) um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados...

Vantajoso

Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada...

Velocidade

Seja rápido como um trovão que retumba antes que se tenha podido tapar os ouvidos, e veloz como o relâmpago que brilha antes de ter podido piscar.

Ponto fraco

Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque.

Não é preciso temer

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...

Dificuldades

Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam... Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.

Método

O verdadeiro método quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada.

Exército

Os que ignoram as condições geográficas - montanhas e florestas - desfiladeiros perigosos, pântanos e lamaçais - não podem conduzir a marcha de um exército.

Vitorioso

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão... Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

Líder

Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva. Um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.

Saída

Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele. Caso contrário, ele lutará até a morte.

Objetivos

E como a felicidade pode se transformar na insatisfação, assim o desespero pode sumir no despertar de uma nova primavera. Com cada dia, pode nascer um outro entendimento de nosso estado, nossos laços e objetivos.

Sutil

Seja extremamente sutil, tão sutil que ninguém possa achar qualquer rastro.

Mistério

Seja extremamente misterioso, tão misterioso que ninguém possa ouvir qualquer informação.

Chefe

Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe.

Excelência suprema

Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema. A excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.

fechar