Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Fernando

São Fernando é conhecido como o religioso que nunca perdeu uma batalha, e isso nos serve de inspiração para continuar lutando todos os dias de nossa vida. Devemos sempre deixar nossa fé nos guiar e, se preciso, nos reerguer em tempos difíceis. Saiba mais sobre o santo e confira orações para ele.

continue lendo
Compartilhar

Filho de rei e cristão

Filho do rei Afonso IX de Leão e Castela, São Fernando nasceu em 1º de agosto de 1198. Na vila Valparaíso da Espanha, na região de Zamora, transformou em fé a glória proporcionada pelo poder do pai. Educado na fé cristã pela mãe, encontrou seu caminho no amor de Deus e na obediência à Igreja. Seu dia é comemorado em 30 de maio.

Pai de treze

Depois de alguns anos da morte de sua primeira esposa, São Fernando se casou novamente, em 1235, com a bisneta do rei Luís VIII da França, Maria de Ponthieu. Dos dois casamentos, São Fernando teve treze filhos. Seu primogênito ficou conhecido como o rei Afonso X, o Sábio. O Dia de São Fernando é comemorado em 30 de maio.

Tire os conflitos de mim

São Fernando, rogai por nós. Evite que eu me entregue as guerras de dentro do meu coração. Que eu use da palavra de Deus para me dar paz de espírito e ainda consiga levar aos meus irmãos e irmãs o que é bom e divino. Viva São Fernando, neste 30 de maio.

Defensor da fé cristã

Infelizmente, mesmo favorável a paz e contrário à guerra, São Fernando precisou defender seu país da investida muçulmana. Mas levou o arcebispo de Toledo com ele para que seus soldados mantivessem a fé. O objetivo foi reconquistar seus territórios invadidos e livrar o país cristão do islamismo imposto pelos mouros. O Dia de São Fernando é comemorado em 30 de maio.

 

Com fé se evitam guerras

A partir da sua fé, São Fernando, que tem seu dia comemorado em 30 de maio, conseguiu evitar muitas revoltas. Usando somente a palavra, trouxe paz entre nações. Inteligente, sabia ceder para não recorrer à guerra.

Contra a opressão

O Dia de São Fernando é comemorado em 30 de maio. Caridoso e defensor de sua fé, São Fernando também não suportava a opressão. Contra os senhores feudais, São Fernando doava várias cidades às ordens religiosas para que o povo se livrasse da opressão a partir da exploração do trabalho nas terras.

Favorável ao conhecimento

Um homem político. Esse foi São Fernando. Seu reinado foi marcado por grandes mudanças no Código Civil da Espanha da época. Dando poderes ao Supremo Conselho de Castela, conseguiu que o castelhano fosse a língua oficial e única. Fundou também a Universidade de Salamanca, o que favoreceu muito o estudo das ciências, da justiça e ética. Seu dia é comemorado em 30 de maio.

Dia de sua morte

São Fernando faleceu aos 53 anos no dia 30 de maio de 1252, data em que a Igreja comemora sua existência. Logo após sua morte, iniciaram-se vários cultos em seu nome, que se espalhou pela Europa.

Oração a São Fernando

São Fernando, rogai por nós e nos dê a liberdade de governar nossas vidas com discernimento e fé. “Ó, Deus, que destes a São Fernando a graça de governar com justiça e caridade, para o bem de seu povo e de seu país, dai também a nós a graça de governar nossas vidas com amor, justiça e verdade, para que sejamos felizes e façamos felizes aqueles que convivem conosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Fernando, rogai por nós.”

Comemore o Dia do Físico!

Canonizado pelo Papa

Em 1671, São Fernando foi canonizado pelo Papa Clemente X, depois da comprovação de que o corpo de São Fernando estava incorrupto depois de quatrocentos anos de sua morte. O Dia de São Fernando, padroeiro da Espanha, é celebrado na data de sua morte, em 30 de maio.

fechar