Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Efigênia

No dia 21/09 celebramos a Virgem Efigênia. A Santa foi uma princesa africana que se converteu ao cristianismo e foi evangelizada por São Mateus. Sua história se espalhou pelo mundo e se tornou popular entre as pessoas que foram escravizadas no Brasil e na América Latina. Considerada protetora dos lares, muitos oram para Santa Efigênia para que interceda neles e lhes ajude a alcançar uma casa. Te convidamos a conhecer a história de Santa Efigênia, os milagres operados graças a sua salvação e fé! Descubra sua vida e celebre seu dia com oração, através da palavra de Cristo! Sejamos iluminados por Santa Efigênia, amém!

continue lendo
Compartilhar

Santa Africana

Dia 21/09 é Dia de Santa Efigênia, originalmente chamada de Ifigênia da Etiópia. A Santa é responsável por difundir o cristianismo na Etiópia. Foi convertida por São Mateus Evangelista, que morreu como mártir defendendo a Virgem Efigênia.

História

Após a morte e ressurreição de Cristo, São Mateus partiu para a Núbia com a missão de evangelizar o povo. Efigênia, que era princesa, foi a única a aceitar o cristianismo. Como os sacerdotes pagãos exerciam grande influência, convenceram o rei a sacrificar Efigênia para acalmar os Deuses que foram ofendidos pela crença de São Mateus. Em seu “sacrifício” deu-se o primeiro milagre de Santa Efigênia, celebrada no dia 21/09.

Conheça mais imagens de santos e reforce sua fé!

Imagem

Santa Efigênia carrega diversos símbolos com importantes significados. Suas imagens frequentemente mostram um livro que representa o Evangelho, a coroa representa sua nobreza, a espada simboliza a batalha a pregação e a vitória do cristianismo e o terço que carrega nas mãos, a sua devoção à Virgem Maria. No dia 21/09, celebramos a história e vida de Santa Efigênia, protetora dos lares e propagadora da fé.

Sacrifício do fogo

Os sacerdotes locais pretendiam oferecer Efigênia em sacrifício no fogo sagrado. No momento em que foi enviada a fogueira, Santa Efigênia clamou por Jesus que enviou um anjo para resgatá-la. Assim, deu-se o milagre da libertação da Santa que passou a se dedicar a conversão de toda a Núbia. No dia 21/09 celebramos Santa Efigênia e oramos em sua memória.

Celebre o Dia de Santa Teresa de Calcutá

Revelação

Santa Efigênia recebeu uma revelação dos céus que a orientou a evangelizar um “exército de virgens” para servir a Divina Vontade. Devido ao seu exército, a Santa é também considerada padroeira dos militares e é celebrada no dia 21/09. Santa Efigênia ergue um local para receber e evangelizar as virgens que a seguiram na palavra de Deus.

Martírio de São Mateus

Após a morte de seus pais, o tio de Efigênia quis assumir o trono da Núbia e pretendia se casar com a Santa. Este tio, Hirtaco, tentou persuadir São Mateus a convencer Santa Efigênia a se casar com ele, mas São Mateus não aceitou sua persuasão e foi assassinado no altar de sua igreja,se tornando um mártir da fé católica. Dia 21/09, celebramos Santa Efigênia e relembramos sua história.

Frases de devoção para o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Mãe querida!

Destruição do lar

Hirtaco ordenou que os soldados destruíssem a casa onde Santa Efigênia vivia com suas irmãs, ateando fogo em seu convento. Quando as irmãs começaram a orar, o fogo se apagou no convento e se acendeu no Palácio de Hirtaco, transformando tudo em cinzas. Então, o povo proclamou o irmão de Santa Ifigênia, Eufrônio, como rei. Após esse episódio, diversas igrejas foram erguidas na Núbia. Por isso, até hoje, Santa Efigênia é celebrada no dia 21/09 como libertadora da Núbia.

 

Novena dos Lares

Graças aos seus milagres de proteção contra o fogo, Santa Efigênia é considerada padroeira dos lares e é invocada por aqueles que almejam conseguir um lar. Para alcançar esta graça, faça a novena de Santa Efigênia, celebrada no dia 21/09.

“A Vós, Pai bondoso, com fervor Vos suplicamos por esta casa, pelos que nela vivem e por tudo o que nela contém. Abençoai e enriquecei-a com vossos bens.

Concedei-lhe prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, os bens espirituais e as coisas necessárias para a vida. Que vossa bênção permaneça sobre ela e que o vosso Espírito Santo penetre o coração e a vida de seus moradores, fazendo-os arder em amor por vós e pelo próximo. Que todas as pessoas que nela entrarem tenham o acolhimento da bondade, do amor e da paz.

Pela intercessão de Santa Ifigênia, cuja causa de encontrar um teto Vós protegestes, atendei nossas preces e fazei de nós o vosso lar. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.”

Oração

Dia 21/09 celebramos Santa Efigênia, a Santa da Etiópia que ajudou a difundir o cristianismo entre os pagãos. Em sua memória, oremos:

“Ó virgem Santa Efigênia, nós vos imploramos que ilumineis nosso espírito e esclareçais nossa razão, guieis nossos passos e abençoais nossos esforços, derrameis sobre nós toda ternura de vossa alma luminosa e santa, para que sejam purificados nossos sofrimentos. Intercedei por nós junto ao divino cordeiro, e guiai-nos neste caminho espinhoso da vida para que possamos, como vós e ajudados com o auxílio da divina graça, vencer os embustes do inimigo infernal e gozar convosco a bem-aventurança eterna do Céu. Assim seja.”

Orações clássicas para afirmar a sua fé!

Último milagre

Ao final de sua vida, Deus levou uma mensagem a Santa Efigênia que lhe gerou grande alegria por saber que reencontraria a São Mateus e seria recebida nos céus por Jesus Cristo. Para se preparar, Santa Efigênia recebeu os sacramentos e doou todos seus bens. No momento de sua morte, um suave perfume se espalhou por todo o convento e todos se prostraram, em paz, para adorar a Deus. Dia 21/09 celebramos os milagres e a história de Santa Efigênia.

fechar