Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A conscientização é o primeiro passo para a mudança. Por isso, o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é tão importante. Aprenda mais sobre como a violência pode afetar os idosos e as idosas que querem uma vida de paz.

continue lendo
Compartilhar

Tipos de violência

Neste 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, precisamos lembrar que existem muitos tipos de violência praticada contra essa parte da população: física, verbal, psicológica, sexual e financeira. Não negligencie a vida dos(as) idosos(as)!

Dados sobre o assunto

No Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, devemos nos atentar aos seguintes dados da OMS: em 2017, mais de 15% das pessoas acima de sessenta anos sofreram alguma violência. No mundo, um em cada seis idosos está sujeito a essa agressão. Precisamos mudar esse cenário.

Preste atenção

15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, é o momento para alertar as populações mais jovens da sociedade. Cuide e observe a pessoa idosa da sua família. Se ela tem machucados pelo corpo, se ela adotou um novo comportamento, se as contas bancárias estão sendo movimentadas de forma irregular. Esses sinais podem indicar que essa pessoa está sofrendo algum tipo de violência.

As consequências

No dia 15 de junho, quando se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, é preciso informar sobre as consequências desse mal para as pessoas idosas. Dependência em exagero, estresse, desnutrição, alteração brusca de comportamento e de personalidade são possíveis consequências da recorrência de violência. Trabalhe para evitar que chegue a esse ponto. Denuncie.

Relacionamentos perigosos

No Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, nossa atenção deve ser redobrada. Muitas pessoas idosas são vítimas de violência por parte de seus cônjuges, filhos, irmãos, colegas de trabalho, trabalhadores voluntários ou até mesmo médicos. Ouça a pessoa que você ama e lute pelo bem-estar dela.

Cuidado e respeito

No Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, temos de relembrar a importância de cuidar, ouvir e respeitar as pessoas idosas que estão ao nosso redor. Elas já estiveram como nós estamos e um dia estaremos como elas, precisando de atenção e compreensão.

 

Pelo fim da negligência

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é uma data de gratidão para mim. Tenho a sorte de ter uma família que cuida de mim, valoriza quem eu sou e se atenta para minhas necessidades. Mas não é assim com todas as pessoas idosas. A negligência das famílias com as pessoas que têm mais de sessenta anos precisa acabar.

Confira dicas de segurança para idosos

Denuncie

15 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, precisamos reconhecer a importância de ajudar as pessoas idosas que são vítimas de qualquer tipo de violência. A nossa função deve ser a de identificar o problema e o combater, por meio da denúncia.

São como nós

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é uma oportunidade para lembrar que as pessoas idosas continuam sendo pessoas. Elas pensam, sentem, imaginam, sonham e vivem como nós, com ainda mais histórias para contar. Elas precisam ser respeitadas como queremos que nós, mais jovens, sejamos respeitados.

Lindos votos de casamento para casais idosos

Violência física

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, serve também para denunciar uma realidade. Agredir uma pessoa idosa fisicamente pode trazer consequências psicológicas irreparáveis, além de impedir que elas tenham uma vida plena e tranquila. Lute contra esse problema!

Violência sexual

No Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é preciso falar sobre uma realidade triste e alarmante. A violência sexual não escolhe idade. A vulnerabilidade da velhice pode ser um atrativo para agressores, por isso, temos de proteger as pessoas idosas e identificar quando existe algum problema dessa ordem.

Violência financeira

Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. Dia de lembrar que a população idosa também está sujeita a perder dinheiro e a sofrer golpes bancários. Cuide para que elas estejam sempre informadas sobre suas contas e para que tenham alguém de confiança acompanhando tudo também.

Violência psicológica

Em 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, faça parte de uma corrente do bem. Não permita que pessoas idosas sejam humilhadas, ridicularizadas ou chantageadas emocionalmente. Essa forma de violência pode trazer problemas na socialização dessa parte da sociedade.

Violência verbal

Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, é uma oportunidade para informar sobre a violência verbal contra idosos e idosas. Nunca será aceitável ofender uma pessoa, independentemente da idade que ela tenha. As consequências podem ser gravíssimas.

fechar