Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de junho. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 1972 e, desde então, vem sendo comemorada e marcada por diversas lutas ambientais. O dia 5 de junho se tornou um marco para a luta em diversos aspectos, desde a proteção aos animais e ao ambiente até a defesa de terras indígenas e suas demarcações. Conheça mais a fundo essa data tão importante por meio destas mensagens e contribua para o Dia Mundial do Meio Ambiente! Preservar o mundo em que vivemos é essencial. Entenda como cada pequena parte colabora com o todo e torne-se mais consciente.

continue lendo
Compartilhar

Mudanças Climáticas

'Quando a última árvore estiver cortada [...] vocês vão entender que dinheiro não se come.'

São alterações que ocorrem no clima da Terra. Essas mudanças ocorrem em diferentes escalas de tempo. São provocadas por fenômenos naturais ou, na maioria das vezes, pela ação do ser humano. Com certeza você já ouviu falar do aquecimento global. Atualmente isso tem sido alvo de diversas discussões científicas. Houve um aumento significativo da temperatura na Terra. Isso foi gerado devido a poluição do ar, causando o derretimento do gelo nas calotas polares e o aumento do nível dos oceanos.

Tribos

Algumas da tribos indígenas do Brasil: Arara, Kayapó, Marubo, Tembé, Ticuna, Guarani, Juruna, Asurini, Matis, entre outras.

Biomas

Paisagem natural com uma floresta, um lago e uma queda d'água.

Bioma é uma unidade biológica que se caracteriza de acordo com o aspecto da vegetação de um lugar, o solo e a altitude. Alguns podem conter fogo natural ou não. Alguns deles são: Florestas Tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, savanas, entre outros. Não se sabe, ao certo, quantos biomas existem no mundo.

Confira estes poemas sobre o meio ambiente

Brasil

O Brasil ocupa uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Por ser um país tropical possui uma rica biodiversidade e, por isso, é um país preocupado com o meio ambiente.

Florestas

Luz do sol atravessando árvores de uma floresta.

As florestas ocupam cerca de 30% do território terrestre. Conhecidas também pelo pulmão do mundo, as florestas podem apresentar diversos tipos: Florestas tropicais úmidas, onde as árvores são sempre verdes e de folhas largas; Florestas esparsas, encontram-se em regiões quentes e não possuem alta densidade; Florestas aciculifoliadas, onde predominam coníferas e são encontradas em lugares de frio extremo.

Saiba como preservar o meio ambiente

 

Áreas Protegidas

Ás áreas protegidas são partes do território que estão sob cuidado especial de algum órgão. Nessas áreas são proibidas qualquer tipo de exploração ou desmatamento.
José Lutzemberger diz: “A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio. Uma sociedade que precisa proteger a natureza de si mesma não pode estar certa.”

Biomas Brasileiros

São eles: Caatinga (região semiárida e de clima seco), Campos (vegetação composta de herbáceas, gramíneas e arbustos), Cerrado (clima quente e períodos de chuva e seca, árvores esparsas e arbustos) é o segundo maior bioma brasileiro. Floresta Amazônica (maior floresta tropical do mundo com maior biodiversidade do planeta), Mata Atlântica (rico em fauna e flora), Mata de Araucária (composto por árvores aciculifoliadas e pinheiros-do-paraná), Mata dos Cocais (terras semiáridas e solo seco), Pantanal (grande biodiversidade, mais de 3.500 espécies de plantas), Zonas Litorâneas (composta por dunas, ilhas, recifes etc.), Manguezal (área alagada de fundo lodoso e salobro).

Greenpeace

o Greenpeace é uma organização global que tem como objetivo proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de hábitos de garantam um futuro mais verde. Suas campanhas envolvem mudanças climáticas, proteção às florestas e oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. Está presente em 43 países em todos os continentes e conta com 18 mil voluntários. No Brasil, seu principal objetivo é a proteção da Floresta Amazônica.

Território Nacional

Mapa do Brasil.

Em todo nosso território há uma rica vegetação. Temos florestas úmidas, matas, cerrados, manguezais, rios, praia e formações rochosas. A fauna é riquíssima em diversidade, e como consequência disso acaba sofrendo os animais entrando em extinção. Temos a maior floresta do mundo, Amazônica, que ficou conhecida como o Pulmão do Mundo.

Cidades Sustentáveis

Cidades sustentáveis são cidades que adotam práticas eficientes para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sem deixar de preservar o meio ambiente. Atualmente muitas cidades brasileiras tem adotado práticas sustentáveis. São elas: João Pessoa (destaque na proteção de áreas ambientais), Extrema (Preservação e conservação das águas), Curitiba (planejamento urbano pensado na sustentabilidade), Londrina (eficiente programa de coleta seletiva do lixo).

Terras Indígenas

As terras indígenas podem ser classificadas da seguinte maneira:
Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas - São as terras de direito dos povos indígenas.
Reservas Indígenas - Terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas.
Terrar Dominais - São terras de propriedade das comunidades indígenas, havida, por qualquer das formas de aquisição do domínio.
Interditadas - Áreas interditadas pela Funai para proteção dos povos indígenas isolados.

Água

Mão em meio a uma fonte de água.

Podemos dizer que a água faz parte do Meio Ambiente. Ela ocupa a maior parte do nosso planeta e é a substância mais abundante que existe. Está nos oceanos, no gelo, em rios, lagos, na chuva, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele. É vital para a existência humana mas somente 3% dessa água que existe no mundo pode ser consumida por ser doce. Por isso é necessário economizar para não faltar.

fechar