Nada é para sempre, o mundo que conhecemos hoje pode tornar-se um lugar bem pior se não começarmos a mudar nossa atitude. Tudo o que fazemos agora reflete no futuro, no nosso e de outras gerações. Precisamos ser mais conscientes.
A mudança começa por você!
Chegar em casa e tomar um banho quentinho é uma maravilha, não é mesmo? Mas se você continuar demorando horas no chuveiro, daqui um tempo não haverá água suficiente para banho. Consuma com sabedoria, seja consciente.
Esqueça “todo mundo” por um momento e comece a pensar no que você vai fazer para ajudar o meio ambiente. O óleo que você joga pelo ralo, por exemplo, polui muito a água e pode causar graves problemas ambientais. Descarte o seu óleo de forma correta, procure um ponto de coleta.
Viver de maneira ecológica é pensar além do próprio umbigo, lembrar que vivemos em um lugar de todos e para todos. Pratique a reciclagem, dê uma nova cara ou função a algo usado. Cada vez que faz isso, você evita desperdiçar recursos preciosos que seriam necessários para produzir um objeto novo.
Antes de jogar qualquer coisa fora, pense se não tem alguém ou alguma instituição que pode reutilizar isso. Papelão, lata, roupas, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, pilhas, entre outras coisas podem ser reaproveitadas.
Com o avançar da tecnologia, trocamos nossos aparelhos celulares com mais frequência e o lixo não é lugar para descartar os nossos antigos. Participe de campanhas que trocam seu aparelho usado por desconto ou procure por lugares que reciclam aparelhos velhos.
Opte por usar pilhas recarregáveis, assim você diminui o descarte desse material no meio ambiente. Apesar de o custo inicial ser um pouco maior, se você pensar a longo prazo elas têm melhor custo benefício do que as descartáveis. Cada atitude conta para vivermos em um mundo melhor.
Os sacos plásticos levam de 30 a 40 anos para se decompor, é muito tempo. Evite o seu uso, opte por bolsas de pano para carregar suas compras ou use sacos recicláveis. Uma atitude sua reverbera por muitos anos.
Ideias simples podem ajudar a mudar o mundo. Em vez de comprar papéis ou sacos de presente, porque não reciclar papéis de revistas ou jornais e fazer seu próprio embrulho? Lembre-se que o plástico demora a se decompor e que várias árvores morrem para se tornar papel.
Cada vez mais as empresas têm trabalhado com home office, se a sua ainda não tem, tente conversar com os gestores. Reduzindo o deslocamento, diminuímos o consumo de combustível e também a emissão de gases poluentes por veículos.
A tecnologia ultimamente tem sido nossa melhor amiga. Opte por receber as suas faturas online, assim você evita o desperdício de papel com o envio de cartas. Você também pode consultar o seu extrato online em vez de imprimir em um caixa eletrônico.
Se você não for retornar a um cômodo da casa brevemente, por que manter a luz acesa? Apagar as luzes ao sair economiza energia e também evita o sobreaquecimento do espaço.
Viajar é bom demais, não é mesmo? Mas será que precisamos dessas passagens impressas em mãos? Não. Hoje é possível embarcar em aviões com os bilhetes eletrônicos em nossos aparelhos celulares, então, poupe o papel. O mesmo vale para ingressos de show e cinema, o QR Code é um grande amigo.
O seu ambiente de trabalho é quase como uma segunda casa, você passa muito tempo lá. Em vez de consumir água ou café em copos plásticos, deixe lá sua própria xícara e garrafa. Já vimos que o plástico polui demais o meio ambiente e demora para sumir dele.
Talvez você não possa mudar o mundo, mas você pode ajudar a torná-lo um lugar melhor para as próximas gerações. Cada gesto conta, nenhuma atitude é em vão. Nunca se esqueça dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.