Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Formas de se conscientizar no Dia do Meio Ambiente

Se preocupar com o meio ambiente é se preocupar consigo mesmo. Quando você olha com atenção para o lugar onde vive e é consciente de seus atos, toda transformação se torna possível. Inspire-se em dicas que separamos para você e mude seus hábitos.

continue lendo
Compartilhar

Uso consciente da água

Chegar em casa e tomar um banho quentinho é uma maravilha, não é mesmo? Mas se você continuar demorando horas no chuveiro, daqui um tempo não haverá água suficiente para banho. Consuma com sabedoria, seja consciente.

Descarte de óleo

Esqueça “todo mundo” por um momento e comece a pensar no que você vai fazer para ajudar o meio ambiente. O óleo que você joga pelo ralo, por exemplo, polui muito a água e pode causar graves problemas ambientais. Descarte o seu óleo de forma correta, procure um ponto de coleta.

Pratique a reciclagem

Viver de maneira ecológica é pensar além do próprio umbigo, lembrar que vivemos em um lugar de todos e para todos. Pratique a reciclagem, dê uma nova cara ou função a algo usado. Cada vez que faz isso, você evita desperdiçar recursos preciosos que seriam necessários para produzir um objeto novo.

Reaproveitamento

Antes de jogar qualquer coisa fora, pense se não tem alguém ou alguma instituição que pode reutilizar isso. Papelão, lata, roupas, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, pilhas, entre outras coisas podem ser reaproveitadas.

Lugar de celular não é no lixo

Com o avançar da tecnologia, trocamos nossos aparelhos celulares com mais frequência e o lixo não é lugar para descartar os nossos antigos. Participe de campanhas que trocam seu aparelho usado por desconto ou procure por lugares que reciclam aparelhos velhos.

Pilhas recarregáveis

Opte por usar pilhas recarregáveis, assim você diminui o descarte desse material no meio ambiente. Apesar de o custo inicial ser um pouco maior, se você pensar a longo prazo elas têm melhor custo benefício do que as descartáveis. Cada atitude conta para vivermos em um mundo melhor.

 

Adeus, sacolas

Os sacos plásticos levam de 30 a 40 anos para se decompor, é muito tempo. Evite o seu uso, opte por bolsas de pano para carregar suas compras ou use sacos recicláveis. Uma atitude sua reverbera por muitos anos.

Use a criatividade

Ideias simples podem ajudar a mudar o mundo. Em vez de comprar papéis ou sacos de presente, porque não reciclar papéis de revistas ou jornais e fazer seu próprio embrulho? Lembre-se que o plástico demora a se decompor e que várias árvores morrem para se tornar papel.

Home office

Cada vez mais as empresas têm trabalhado com home office, se a sua ainda não tem, tente conversar com os gestores. Reduzindo o deslocamento, diminuímos o consumo de combustível e também a emissão de gases poluentes por veículos.

Serviços online

A tecnologia ultimamente tem sido nossa melhor amiga. Opte por receber as suas faturas online, assim você evita o desperdício de papel com o envio de cartas. Você também pode consultar o seu extrato online em vez de imprimir em um caixa eletrônico.

Apague as luzes

Se você não for retornar a um cômodo da casa brevemente, por que manter a luz acesa? Apagar as luzes ao sair economiza energia e também evita o sobreaquecimento do espaço.

Bilhete eletrônico

Viajar é bom demais, não é mesmo? Mas será que precisamos dessas passagens impressas em mãos? Não. Hoje é possível embarcar em aviões com os bilhetes eletrônicos em nossos aparelhos celulares, então, poupe o papel. O mesmo vale para ingressos de show e cinema, o QR Code é um grande amigo.

Chega de plástico

O seu ambiente de trabalho é quase como uma segunda casa, você passa muito tempo lá. Em vez de consumir água ou café em copos plásticos, deixe lá sua própria xícara e garrafa. Já vimos que o plástico polui demais o meio ambiente e demora para sumir dele.

3 Rs

Talvez você não possa mudar o mundo, mas você pode ajudar a torná-lo um lugar melhor para as próximas gerações. Cada gesto conta, nenhuma atitude é em vão. Nunca se esqueça dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

fechar