Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São João da Cruz

São João da Cruz nasceu na Espanha e foi um grande pensador da Igreja Católica, tendo muitos livros e poemas publicados. Foi um dos fundadores dos Carmelitas Descalços e é considerado o patrono do rádio. Conheça muito mais sobre este grande cânone da religião católica aqui!

História

Nascido Juan de Yepes y Álvarez, em 1542, São João da Cruz era filho de Gonzalo de Yepes, oriundo de família rica, e Catarina Álvarez, jovem de família humilde. Com a morte de Juan, ainda muito jovem, sua mãe, Catarina, desprezada pela família do marido, viu-se obrigada a trabalhar para sobreviver. Assim começa a história do santo cujo dia se comemora em 14 de dezembro.

Santo do Amor

São João da Cruz é considerado o santo do amor. É por meio de suas de suas obras que podemos constatar esse “epíteto” – o “Cântico Espiritual” e a “Chama Viva de Amor” - que nos falam, de forma apaixonada, sobre a infinita caridade que Deus tem por todos nós. Dia 14/12 é quando celebramos o dia deste grande santo.

Doutor da Igreja

Conhecido como um grande místico, teólogo, filósofo, conselheiro e escritor/poeta de todos os tempos, São João da Cruz é considerado Doutor da Igreja. Por sua experiência da presença de Deus em sua vida, João foi essencial na vida de outras pessoas, ajudando-as a seguirem os caminhos da fé. Seu dia é celebrado em 14/12.

Grandes escritos

Por suas qualidades de saber ensinar, além da busca pela humildade e um grande conhecimento da Palavra de Deus, São João da Cruz escreveu grandes obras, nas quais deixou muitos dos seus ensinamentos. Dentre seus livros famosos, destacam-se “Subida do Monte Carmelo” e “Noite Escura da Alma”. Por isso, ele foi aclamado Doutor da Igreja, e sua obra é estudada e seguida até hoje por religiosos e leigos. Mais uma razão para celebrar com gratidão o seu dia, 14/12.

Os santos no Brasil: quem são os mais famosos entre os fiéis?

Três pedidos

Relata-se que São João da Cruz sempre fazia três pedidos a Deus:

- ter forças para sofrer e trabalhar muito;

- não sair deste mundo estando no cargo de superior de nenhuma comunidade; e

- ter a graça de morrer humilhado e desprezado, da mesma forma como aconteceu com Jesus.

Igualar-se ao máximo a Jesus no momento de sua paixão era parte da mística deste santo, que tem 14 de dezembro como o seu dia.

Pedidos atendidos

Todos os três pedidos feitos por João da Cruz de fato foram atendidos pouco antes de ele falecer. Passou por grandes sofrimentos resultantes de calúnias, foi destituído de todos os cargos na Ordem Carmelita, passando os últimos meses de sua vida abandonado e solitário. Mesmo com todo esse sofrimento, sempre louvou e agradeceu a Deus por tudo. Por tudo isso, devemos grande reverência a este grande santo, cujo dia é celebrado, com muita veneração e amor, em 14 de dezembro.

Conheça também a trajetória de São Benedito

Morte

São João da Cruz faleceu aos 49 anos, de uma grave doença, em um convento de Ubeda. Em janeiro de 1675, foi declarado beato pelo papa Clemente X. Sua canonização ocorreu em 1726, pelo papa Pio XI. Foi proclamado padroeiro dos poetas espanhóis em 1952. Em 14 de dezembro, dia de sua morte, é celebrado seu dia.

Frase inspiradora

“Sem caridade, nenhuma virtude é graciosa diante de Deus”. Não adianta ser inteligente, rico, ter muitos bens ou qualidades. Se você não usa essas virtudes para praticar a caridade, se não aproveita sua influência para fazer o bem, nada disso faz sentido. De alguma forma, podemos interpretar assim esta frase inspiradora de São João da Cruz, que tem o seu dia comemorado em 14 de dezembro.

Você sabe quem foi Santo Arnaldo Janssen? Confira aqui!

Três conselhos

“Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma, que Cristo não faria ou não diria se encontrasse nas mesmas circunstâncias de você, e tivesse a mesma saúde e idade suas.”

“Nada peça a não ser a cruz, e precisamente sem consolação, pois isso é perfeito.”

“Renuncie aos seus desejos e encontrará o que o seu coração deseja.”

Tomemos esses conselhos de São João da Cruz como exemplos de vida, para uma vida mais digna. Em 14 de dezembro, quando celebramos seu dia, tomemos suas palavras como verdadeiros ensinamentos e exemplos de vida.

Frases para exercitar sua fé

Oração

Eis uma oração a São João da Cruz, cujo dia é celebrado em 14/12:

“Glorioso São João da Cruz, que desde vossa infância fostes terno amante de Maria Santíssima e da cruz de seu Santíssimo Filho, merecendo por este amor ser protetor singular das almas aflitas e desconsoladas: Vos suplico, Pai meu, interponhais vossos rogos para com Mãe e Filho a fim de que me concedam viva fé, firme esperança, fervente caridade e terníssimo amor à cruz de meu Senhor, em cujo exercício viva e morra amparado sempre de sua graça, e também consiga, se me convém, o que peço nesta novena. Amém.”