Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Mundial do Rádio

Seja para ir trabalhar de manhã, acompanhar as principais notícias do dia ou até mesmo para ouvir as músicas mais tocadas do momento, o rádio está ativo constantemente em nossas vidas. Por esse motivo, este meio de comunicação possui um dia só dele! Venha saber tudo sobre essa grande mídia!

13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio

Você sabia que 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio? Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas e os grandes grupos radiofônicos sobre a importância do acesso à informação e à liberdade de gênero e de expressão dentro desse setor da comunicação. Mesmo em meio à era digital, o rádio continua a ter grandes audiências e também tem se adaptado às novas tecnologias.

Primeira transmissão de um programa

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro em homenagem à primeira transmissão de um programa em 1946, da Rádio das Nações Unidas. Esse programa foi transmitido simultaneamente para um grupo de seis países, mas a data foi criada somente em 2011, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e comemorada pela primeira vez em 2012.

Parabéns ao Rádio

Parabéns ao Rádio! Que essa data possa ser comemorada por muitos anos, para que possamos lembrar a importância que o rádio teve e ainda tem para a nossa história. Um meio de comunicação e entretenimento rápido, acessível e interessante. Nesse dia, deixamos o nosso muito obrigado por nos deixar informados sobre o que acontece no Brasil e no mundo!

Clique aqui e veja frases para o Dia do Rádio!

O que são as ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas que se espalham pelo espaço são as responsáveis por fazer com que nós possamos ouvir as informações, notícias e músicas nas rádios. Atualmente, a rádio é dividida entre as frequências AM e FM. Além disso, também existem as rádios comunitárias, que servem para fornecer informações para um grupo específico de pessoas.

Participação feminina nas transmissões esportivas

Segundo um dado da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), somente 12% das notícias esportivas são apresentadas por mulheres. No rádio, apenas 4%, segundo uma pesquisa de 2018. Essa pesquisa busca incentivar a participação feminina nas transmissões esportivas de rádio, combatendo a discriminação de gênero nesse tipo de veículo.

O rádio sempre presente na rotina do brasileiro

O rádio sempre esteve presente na vida do brasileiro, desde a sua criação e popularização, seja pelas radionovelas, seja para escutar as notícias da manhã no caminho para o trabalho ou músicas no caminho da faculdade. Quem nunca ouviu um gol narrado pelo rádio? Que delícia! Nesta data especial, o rádio merece ser parabenizado por cumprir com excelência o seu papel de nos informar, entreter e mexer com a nossa imaginação.

O pai da rádio no Brasil e as transformações do veículo

Edgar Roquette Pinto é considerado o pai do veículo no Brasil. Apesar de ser um meio antigo de comunicação, o rádio passou por relevantes mudanças. A primeira delas, e uma das mais importantes, foi a expansão do alcance das rádios com a internet, permitindo que sejam acessadas pelos computadores, tablets e celulares, por exemplo.

Presença nas plataformas digitais

O rádio é uma mídia barata, que não tem capacidade de render muito. E é por isso que as plataformas digitais têm sido um espaço de aposta para o rádio. A audiência do rádio em 13 regiões metropolitanas do Brasil representa um número de mais de 52 milhões de ouvintes. Apesar da audiência ainda ser medida misturando rádios e aplicativos/sites, já se sabe que há um número expressivo de pessoas que as ouvem pelos meios digitais.

95% de alcance

Segundo dados divulgados pelo Centro Regional das Nações Unidas, o rádio ultrapassa outras tecnologias e chega a 95% de alcance de toda a população mundial. O papel do rádio é muito importante: encurtar distâncias e diferenças culturais, políticas, econômicas e sociais. Esse é um meio que promove o desenvolvimento, a aprendizagem e a diversidade cultural.

Você também pode gostar: Mensagens para o Dia do Radialista

Meio de conhecimento e informação essencial

Não existe nenhum outro meio de comunicação que tenha um alcance tão grande quanto o rádio. Seja em casa, no caminho para a escola ou para o trabalho, dentro do estádio de futebol, em momentos de paz ou de conflitos, o rádio está disponível e reconhecido como o meio de comunicação mais popular e uma fonte de conhecimento e informação essencial.

Primeira emissora de rádio brasileira

No Brasil, até 1919, apenas militares podiam fazer a transmissão de rádio. Somente em 1922 foi fundada a primeira emissora de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio Mec. A primeira transmissão foi a ópera “O Guarani”.

Em um ano, 382 emissoras

Nos Estados Unidos, até 1921, existiam apenas quatro emissoras de rádio, porém em um ano, a rádio teve uma enorme expansão: já no final de 1922, eram 382 emissoras no país.

Era do Rádio

A Era do Rádio durou três décadas, de 1920 até 1950, sendo o meio de comunicação mais utilizado ao redor do mundo. Já na década de 50, ocorreu a popularização da televisão, o que fez com que o rádio ficasse em segundo plano.

O objetivo

O objetivo inicial do rádio era substituir o telégrafo com uma tecnologia melhor e mais rápida, mas foi muito além do que a ideia inicial. Em 15 anos, o rádio já tinha sido adotado pela maioria das frotas marítimas no mundo e, em 1920, começaram as primeiras transmissões de rádio para fins de entretenimento.