Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para encontrar paz em meio a natureza

Todo mundo precisa de um tempo para si mesmo! Mas você não sabe como fazer isso? Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar paz em meio a natureza. Bora tentar?

continue lendo
Compartilhar

Uma inspiração

Ser capaz de respirar ar puro apenas já traz benefícios para a nossa saúde. Idas ocasionais a um parque, à serra, à praia ou qualquer lugar onde você possa se cercar de verde farão diferença em como você se sente. Melhor ainda é realmente se envolver nesse ato. Inspirar, expirar, buscar o relaxamento: tudo isso multiplica os efeitos benéficos. A respiração tranquila de uma dose de ar puro acalma a mente e o coração, melhora nossa concentração e, por alguns preciosos instantes, nos faz esquecer os problemas.

Reenergizar-se naturalmente

No começo da manhã e à tardinha, podemos aproveitar a melhor fonte de energia disponível para nós: a luz do Sol! Apreciar o calor e a luz renova nossas energias e traz uma profunda sensação de bem-estar. No sol dá para relaxar, tirar um cochilo, colocar a leitura em dia. Na dose certa e com a proteção adequada, a luz solar traz inúmeros benefícios. O maior deles é que o Sol combate a deficiência de vitamina D, que, entre outros problemas, traz fraqueza muscular e óssea.

Curtir um ventinho

Sentir o vento no rosto é refrescante num dia de calor e estimulante a qualquer hora. Uma boa lufada de ar fresco espanta nossa preguiça e qualquer desmotivação. Ficar muito tempo em ambientes fechados, com ar-condicionado, acaba nos deixando tão estagnados quanto o ar a nossa volta. Uma brisa de vento novo traz energia. Mesmo no frio isso é bom, basta estar protegido com roupas adequadas. No calor, porém, é ainda melhor. Aquela brisa fresca é capaz de alegrar nosso dia.

Admirar um belo pôr do sol

Para quem gosta de acordar cedo, vale assistir ao nascer do sol também. Todos os dias temos a chance de vivenciar esses sensacionais espetáculos. Tem coisa melhor? A visão do nascer e do pôr-do-sol nos coloca a perspectiva do quão poderosa e bela é a natureza. Tirar um momento para observá-los não é tempo perdido, ao contrário, ficamos reenergizados e, portanto, mais dispostos. Uma obra de arte viva que aparece de graça diariamente em nossas janelas. Vale a pena experimentar, não é?

Pés descalços

Já reparou como nossos pés influenciam nosso corpo inteiro? É daí que partem os princípios da reflexologia e faz todo o sentido. Nossos pés são nossa principal conexão com a terra, são eles que nos sustentam. As texturas, a energia, as sensações que nossos pés vivenciam por onde passam fazem a diferença no nosso bem-estar. Por isso, não tem coisa melhor do que tirar os sapatos quando se está num ambiente agradável e em meio a natureza. A terra, a grama, o mar e a areia removem nossas energias negativas e as substituem por algo valioso: uma boa dose de relaxamento e a sensação de conexão com algo muito maior.

Natureza na mesa

A comida não é apenas sustento, ela tem todo tipo de significado. Carrega lembranças, une amigos e família, acalma, alegra. Ela é um instrumento de celebração, de cultura, de memória. Prepará-la com calma e carinho, usando ingredientes naturais - aqueles que você pode sentir o cheiro, a textura, se encantar com as cores - torna-se uma atividade ainda mais prazerosa e com certeza produz pratos ainda mais saborosos. Mesmo na correria do dia a dia é possível tirar alguns momentos para se dedicar ao preparo de uma refeição assim. E nem é preciso muito, alguns ingredientes que venham direto da natureza e pronto: você teve uma experiência incrível de culinária e de prazer.

Acalmar seus ouvidos

A cacofonia de barulhos da cidade pode induzir muita gente ao estresse. Às vezes, nossos ouvidos pedem uma pausa. Os sons da natureza, em contraste, são incrivelmente relaxantes. Sutis, eles nos ajudam a exercer nossa concentração, ou às vezes são poderosos, como o som de uma cachoeira, e espantam toda a irritação da nossa mente. Uma escapada para um lugar distante da cidade é ideal, mas mesmo nos centros urbanos é possível encontrar essa tranquilidade sonora. Num parque ou praça já é possível ouvir o canto dos passarinhos e até naquelas horas tranquilas da tarde, o som do vento correndo pelas folhas de uma árvore já nos enche de paz.

 

A força de um banho de mar

A vida pede, de quando em quando, um banho de mar. A água salgada é capaz de levar embora energias negativas, estresse, mal-estar e até dores leves. Ela relaxa, reenergiza e coloca nosso corpo e nosso coração em paz. Para quem mora longe do litoral, vale a pena investir num passeio até a praia de quando em quando, nem que seja para passar uma tarde boiando no mar. Já quem está pertinho da água, não deve desperdiçar a chance de sentir sua alma nova depois de dar aquele mergulho nessas águas tão transformadoras.

Sujar as mãos

Colocar as mãos na terra traz uma energia especial. Ela nos conecta com a natureza de uma forma única e valiosa. Pode ser numa horta ou num jardim ou até cultivando um vaso de flores, mexer com a terra desvia nosso foco de problemas superficiais, porque nossa atenção está naqueles gestos tão simples e importantes: cuidamos de algo que irá gerar vida. Além de trazer benefícios e relaxamento no momento em que se trabalha, lidar com a terra traz ainda recompensas posteriores. Afinal, quem não fica feliz ao ver seu jardim florescer ou ser capaz de cozinhar com ervas e vegetais tirados de sua própria horta?

Olhe para cima

Quer prazer mais acessível do que deitar de barriga para cima e vislumbrar as nuvens, a lua, as estrelas e toda a imensidão do céu? Em qualquer horário do dia, essa visão é capaz de nos fazer compreender nosso lugar no universo, o quão conectados estamos ao todo e como somos pequenos frente às maravilhas da natureza. Relaxar olhando o céu, seja procurando formas nas nuvens ou contando estrelas, é uma receita praticamente infalível contra o estresse, um convite à reflexão e, quase que instantaneamente, nos faz ficar em paz.

fechar