Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dira Paes

Conhecida até nas telonas estrangeiras, Dira Paes constrói a sua sólida carreira de sucesso. Vinda do Norte do Brasil, enfrentou olhares tortos e desconfiantes até provar a todos que talento não tem origem.

30/06/1969
continue lendo
Compartilhar

Espontaneidade

Dira Paes

Eu sempre fui muito espontânea, eu sempre fui muito autêntica. Eu me lembro que era uma coisa que as pessoas sempre falavam de mim, que eu era extrovertida. Mas isso não quer dizer que eu saia cantando e pulando não, eu só sempre fui comunicativa.

Ousadia

Dira Paes

Eu sempre fui atrás de bons personagens. A minha ousadia era a de que eu conseguisse, na minha carreira, realizar bons personagens.

Ambição

Dira Paes

Como eu comecei no cinema, minha ambição nunca foi fazer a novela das oito, e sim ter ótimos personagens. Eu sabia que isso era um desafio, até por causa do meu perfil físico mesmo, de ser uma brasileira. Então eu sempre fui em busca disso, não importa onde eles estivessem. E eu acho que eu acertei, porque eu apostei também junto com várias pessoas, eu fiz vários primeiros filmes de diretores.

 

Características

Dira Paes

Quando cheguei ao Rio realmente senti uma reação forte ao meu tipo amazônico. Não me enxergava nas outras pessoas, não tinha alguém parecida em quem eu pudesse me espelhar. Não havia uma referência com esse tom de pele, cabelo e olhos rasgados.

Pessoas Estagnadas

Dira Paes

Acho que o Brasil está olhando mais para si mesmo. Nós estamos nos absorvendo mais e por isso as diferenças estão mais evidentes. E tem muita gente com medo de encarar as diferenças, pessoas que não aceitam ampliar suas fronteiras. São pessoas estagnadas.

Belo Trabalho

Dira Paes, sobre Dois Filhos de Francisco.

Olha, esse é um projeto que já era encantador desde o roteiro, desde a primeira vez que eu li eu me encantei, independente dele ser uma história sobre o Zezé di Camargo e Luciano, era uma história muito emocionante. As filmagens foram maravilhosas e todas as pessoas envolvidas, fantásticas.

Personagens

Dira Paes

Todo trabalho contribui, independente do tipo de personagem, do lugar. Em todos eles tem uma coisa, e que é do cinema, que é o momento único que você está filmando. É o momento em que você tem ali o instante, nos 24 quadros por segundo são 24 quadros especiais.

Take 2

Dira Paes

O desejo de ser mãe é muito físico, você quer ter outro bebê! Ser mãe é a segunda chance de você reaprender tudo, de fazer melhor do que já fez. É como o take 2 de uma cena, só que dura o resto da vida.

Sexo

Dira Paes

Fiquei mais dona de mim. Eu acho que o que potencializa a libido é o fato de seu ser cidadã, dona de casa e mulher.

Dificuldade

Dira Paes

Raramente se tem uma situação ideal para trabalhar, e você precisa entender que a dificuldade é importante, deixa a gente mais atenta ao jogo.

Idade

Dira Paes

Não fico muito à vontade de ter a minha idade estampada em todos os jornais, dizendo: "Nossa, como ela está legal pra essa idade".

Longa Jornada

Dira Paes

Enquanto essas personagens irresistíveis e maravilhosas estiverem batendo na minha porta, não tem muito espaço para ir pra outro canto, não. Acompanho de perto o que é dirigir um filme, e sei que é uma longa jornada, não é fácil. É uma longa jornada noite adentro.

Opções

Dira Paes

Quando você aposta junto acaba que o projeto é um pouco seu também, eu fui produtora associada de vários projetos. E isso é ótimo porque acaba que você fica um pouco dono mesmo de sua trajetória, você tem a opção de escolher.

Norte

Dira Paes

As pessoas achavam que, pelo fato de vir do Norte, você vem ajudada pelos outros, ganha um quilo de farinha e uma carona. Não foi minha história.

Classe Média

Dira Paes

As pessoas falavam que eu vinha do Pará, só não sabiam que minha vida era urbana no Pará, extremamente classe média, estudei num ótimo colégio.

Mulheres

Dira Paes

Eu tive umas pontuações na minha carreira, mas tem uma palavra, não seria estereótipo... é que os personagens femininos levam consigo um certo traço em comum e um deles é a questão de serem as provedoras, as mães, aquelas que são as guerreiras, as que sustentam. Geralmente, isso tem sido um componente nas mulheres dos filmes.

Ser Amazônico

Dira Paes

A Amazônia nunca saiu de moda. Ser amazônico hoje em dia é um charme. A beleza morena da miscigenação é um ingrediente apimentado ao qual as pessoas estão dando mais atenção.

Insulto

Dira Paes

A Amazônia é um remédio não só para os brasileiros, mas para o mundo. O desequilíbrio climático que estamos vivendo acontece porque a Amazônia está sendo insultada.

Pessoas

Dira Paes

Às vezes, trabalhar com certa pessoa era o principal para mim. Fiz filmes ruins, mas nos quais minhas cenas eram legais. Não dá para esperar só o ideal.

Amazônia

Dira Paes

O único antídoto para esses 50 graus de temperatura é uma Amazônia bem cuidada. Quero trazer para as pessoas um pensar amazônico.

Tipos de Filmes

Dira Paes

Já fiz filmes em que não gostava do roteiro, mas gostava do personagem. Também já fiz filmes em que a direção não era tão legal, mas o colega ator me instigava.

Tempo

Dira Paes

Eu fiz muitos filmes de exterior, de paisagem, de estar inserida no contexto do espaço, do lugar, onde a gente estava filmando. O que é uma coisa fantástica, porque você acaba mergulhando num universo e acreditando nele, vivenciando-o realmente durante o tempo das filmagens.

fechar