Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Carol Duarte

Carol Duarte é uma atriz que fez uma transição do teatro para a TV, mas que demonstra talento em qualquer lugar que esteja! Vivendo uma transexual em rede nacional, Carol tem muito a dizer sobre identidade de gênero e outros assuntos, como a sua trajetória como atriz! Confira:

08/01/1990
continue lendo
Compartilhar

Interpretar um personagem transgênero

Carol Duarte

Sou uma atriz, estou estudando, sei que a construção dessa personagem tem que ser muito bem-feita, ainda mais nos dias de hoje. Fiquei feliz em poder levar esse tema para a casa das pessoas, porque me interessa falar sobre isso, mesmo não vivendo na pele.

Espaço para todos

Carol Duarte

Atores trans estão aptos a fazer qualquer personagem sem ser determinado pela sua identidade de gênero. É legítima e necessária a luta que busca espaço no cenário artístico, tanto quanto em qualquer outro setor da sociedade, e eu apoio essa luta.

Liberdade para ser o que quiser

Carol Duarte

Isso tudo é uma grande bobagem, faz parte de uma construção social. Uma mulher não é definida porque gosta de rosa e usa vestidos. O nosso mundo é bastante binário nesse sentido, e as pessoas trans podem carregar no seu corpo quase um manifesto contra essa prisão binária de gênero, que define a nossa existência pelo gênero, que é uma construção social.

 

Quase desistiu de ser atriz

Carol Duarte

Viver de teatro é muito difícil e eu estava começando a ter necessidades que o teatro não estava suprindo. Comecei a trabalhar de garçonete para ter grana. Isso dá uma certa frustração. Mas, logo em seguida, veio o convite para a novela.

Encarnando um personagem

Carol Duarte

Nosso trabalho como ator tem técnica, mas tem o profissional diante da figura de um ser humano sofrendo, angustiado. É engraçado porque passamos tantas horas gravando e quando vou para a casa demoro um tempo pra sair da personagem porque acabamos estimulando nosso corpo a isso.

Crimes contra trans no Brasil

Carol Duarte

Se eu achasse que o ser humano é caso perdido eu não estaria trabalhando como atriz. A violência precisa parar, e a novela é apenas uma faísca para abrir discussão. Precisamos conquistar muitas coisas enquanto sociedade para que isso não aconteça. Só de estarmos falando sobre isso é muito legal, tem a possibilidade das pessoas se informarem porque as vezes é falta de informação e essa é a minha torcida.

Estreia na TV

Carol Duarte

Ansiedade é a palavra do momento. Estou realmente ansiosa. É a minha primeira novela e estou muito feliz por passar algo tão importante para a sociedade. Minha família vem me apoiando muito e eu sei que a expectativa de todos é grande.

Encontro com transgêneros

Carol Duarte

A pessoa que vive essa transição, vive de maneira muito intensa socialmente. Essas pessoas são marginalizadas, e dificilmente você vai vê-las como advogados, médicos, elas são afastadas da sociedade. A parte da população trans que tem oportunidades e cargos é rara.

Salvando vidas com sua primeira personagem

Carol Duarte

Isso me emociona muito! Quando eu fiz o teste para este personagem eu sabia da importância dele para o Brasil. As pessoas estão morrendo na rua, sendo apedrejadas, então me move muito como atriz e como artista estar em uma novela das nove levando essa questão para a sala de estar das pessoas, que certamente vão discutir entre a família. Isso é o principal: falar sobre esse tema, porque é uma questão muito importante.

Trans x homossexual

Carol Duarte

Eu acho que as pessoas no começo da novela podem confundir transsexualidade com orientação sexual. É completamente diferente, uma pessoa trans pode ser homossexual ou não. Acho que a abertura para trans, homo, religioso, de raça, assim como o debate, precisa acontecer.

Revolta

Carol Duarte

A violência que as pessoas trans são expostas é brutal. Já passou da hora de nós enquanto sociedade destruirmos esse índice do país mais perigoso para uma pessoa LGBT viver. É inadmissível que fechemos os olhos pra isso, é urgente apoiarmos a luta trans, porque isso também nos diz respeito.

Laboratório para a novela

Carol Duarte

Eu ouvi muitas histórias de homens trans, e em cada um o corpo, o jeito de mover as mãos, as risadas, os tempos, os silêncios, as pausas me contavam mais do que qualquer texto. Eu fui pega por esses detalhes, de alguém que tenta dar conta com as palavras de uma experiência tão profunda e nessa tentativa acaba falando quando não está soltando uma palavra da boca.

Atuar com atores experientes

Carol Duarte

A troca de experiência é inevitável, e é muito interessante observar como cada um resolve a cena, como lida com o dia-a-dia da novela, porque gravamos muito. Fico muito feliz mesmo de estar vivendo tudo isso e trocando experiência com essas pessoas!.

fechar