Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Nathalia Timberg

Com 85 anos e 60 de carreira, Nathalia lançou sua autobiografia e conta sua vida pessoal e profissional. Sucesso em grandes novelas, a dama da TV tem muito a ensinar!

05/08/1929
continue lendo
Compartilhar

Memórias

Nathalia Timberg

Tenho uma forma diferente de lidar com a memória. Não sou detalhista. Quando converso, lembro-me de episódios, mas detesto falar sobre mim. Não é que eu tenha algo a esconder. É que eu só sei trabalhar: sou uma workaholic.

Cores

Nathalia Timberg

Em uma sociedade primária, o preconceito tem cores fortes. Os preconceitos ainda fazem parte da cabeça do ser humano porque o desenvolvimento da mente é algo bastante irregular.

Fim da Profissão

Nathalia Timberg

Cheguei a pensar em parar. Na época havia entrado em contato com pessoas que me deixaram com a sensação de que, se o teatro tivesse que sobreviver daquela forma, eu não queria continuar.

Trabalho

Nathalia Timberg

Nunca tive talento para amealhar fortuna, mas sempre tive uma grande capacidade de trabalho. Uma vez cheguei a dizer: “Se não sobrar mais nada para eu fazer, ainda sobra um chão para eu lavar”. Não tenho medo.

Novos Tempos

Nathalia Timberg

Nunca me senti inferiorizada em relação a um homem, nem achei necessário competir por espaço. Para mim essa relação era natural, não sei se é porque meus pais são europeus (a mãe era belga e o pai, holandês), tinham outra formação... A sociedade era machista e continua sendo. Mas se abriu. Antigamente, se uma mulher dissesse: “Quero fazer teatro”, ela era considerada de maus costumes.

Ajuda

Nathalia Timberg

O Marcos (Montenegro, empresário da atriz) e antes dele o Wolf (Maya, diretor da TV Globo) me devolveram a confiança e me ajudaram a voltar a ver um sentido na profissão.

Família

Nathalia Timberg

Eles não fizeram festa nem tampouco estabeleceram obstáculos. Mas não foi fácil. Quando eu estava no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), em São Paulo, na época do Jânio Quadros (em 1961), ele mandou a polícia ao teatro para dar carteirinha de prostituta para as atrizes.

 

Respeito

Nathalia Timberg

Foi muito impactante e não só a cena do beijo. Os autores foram muito hábeis na forma como mostraram essa relação tão bonita entre elas. É um beijo que nasce dessa cumplicidade e desse carinho. Não foi uma unanimidade, mas foi bem recebido e a maioria das pessoas se emocionou. Não teve nada de escandaloso. Essa realidade já está mais do que na hora de ser absorvida pela sociedade. O que importa de fato é a integridade das pessoas.

Liberdade

Nathalia Timberg

Quando cruzo com idosos na rua, tenho a impressão de que assinei a Lei Áurea. Eles se sentem no direito de estar vivos, porque todo mundo acha, principalmente os filhos, que a mãe tem que ficar guardada, não tem direito a refazer a vida. A mulher de 80 anos hoje representa a de 60 anos do passado. Eu mesma dirijo meu carro para cima e para baixo.

Justo

Nathalia Timberg

Os temas humanos estão aí desde a Antiguidade para serem tratados. Agora, vamos nos fixar na intimidade das pessoas? Quando deixarmos de tratar isso como exceção vamos fazer uma integração social. Não pode ser uma caricatura. Quando querem fazer humor, colocam logo uma bicha! É justo?

Filhos

Nathalia Timberg

Não tive filhos, não quis. Havia uma série de razões que não vou enumerar aqui. Adoro criança, mas um filho demanda tempo. Pensar que vai ter um para cuidar de você é uma bobagem... Outras pessoas querem uma criança como um brinquedo. Não é isso.

Perdas

Nathalia Timberg

As perdas são dores que vêm com a vida. Saudade é conseguir recriar momentos dentro de você. As coisas que se foram na realidade não desaparecem enquanto estiverem vivas dentro de mim.

Brevidade

Nathalia Timberg

Quando se tem a consciência da brevidade de tudo você passa a dar importância ao que deixa para trás como contribuição. Pensa em como conseguir tocar as pessoas.

Linguagem

Nathalia Timberg

Durante muito tempo nem existia ainda essa força das novelas, tanto na TV Tupi do Rio de Janeiro como a de São Paulo. Acho que foi um cadinho importante dentro da formação das pessoas, até com essa linguagem da televisão.

Imagem

Nathalia Timberg

Naquele tempo ainda era um teatro televisionado, aos poucos foi encontrando sua própria linguagem, que é muito mais próxima do cinema, porque ela lida com imagem.

Amiga

Nathalia Timberg

Toda a nossa carreira tem praticamente as mesmas raízes. Nosso percurso foi muito próximo, e quando não era fisicamente, nós nos acompanhamos de longe. Fernanda é uma parceira de vida inteira.

Ser Bissexta

Nathalia Timberg

Eu fui muito bissexta no cinema, infelizmente, porque eu adoro! Acontece que minha vida profissional em teatro e televisão fui sempre tão sobrecarregada que dificilmente eu conseguia um espaço. Agora, mais recentemente, eu participei de um filme muito gostoso, que recebeu 12 prêmios no Cine Pernambuco- Festival do Audiovisual quando foi lançado. ‘’Vendo ou Alugo’’, da cineasta Betsy de Paula, com a Marieta Severo protagonizando e também como produtora.

fechar