É necessário conversar com profissionais da área, sentir o mercado, as necessidades. Internet, tvs crescendo, assessorias, rádios... Não é possível que seja tão difícil assim. Vejo aqui na TV Globo o processo seletivo para o ingresso dos novos estagiários. É concorrido e suado. No fim, para poucos. Mas vejo também esses ex-estagiários, recém-contratados competentes.
Jornalismo
Evaristo Costa
Infelizmente, o cenário para o jornalista é o mesmo enfrentado por qualquer recém-formado de quase qualquer outra atividade profissional. Falta experiência. As vagas são poucas. Se destaca quem se diferencia, quem estuda e corre por fora. Leitura, conhecimento, línguas, cursos, estágios... Remunerados ou não.
Saída da Rede Globo
Evaristo Costa
Foi uma decisão muito difícil de ser tomada, mas estou feliz de ter tomado essa decisão e ainda mais feliz de ter feito tudo certinho até aqui. Eu preciso descansar. Preciso descansar o corpo e a mente. São muitos anos fazendo a mesma coisa. Espero que vocês entendam e continuem torcendo por mim
Eu nem sabia dessa votação! Minha mãe que viu no site [VNews] e me contou. Concorri só com amigos da cidade, ótimas pessoas. Adorei o resultado e agradeço o carinho do pessoal que votou em mim.
Ser jornalista
Evaristo Costa
Uma dica: é no interior que se aprende (falo no caso de TV e por experiência própria) e é lá que estão as vagas. Não abrace o que ainda não lhe cabe entre os braços. Aprenda primeiro.
Acredito que há vagas. É preciso muita determinação e certeza de estar na área certa, fazer realmente o que gosta.
São José dos Campos
Evaristo Costa
Quando vou, é basicamente para visitar minha família, que ainda mora em São José.
Adoro São José, e fazia o que todos vocês [joseenses] fazem por aí. Ia muito ao Bar do Coronel, ver o pôr-do-sol e caminhar no Banhado. Gostava muito de passear!
Preferências
Evaristo Costa
Gosto da cor azul, minha comida preferida é massa...
A polícia não esclareceu como ficou sabendo desse plano de fuga, duas horas antes dela acontecer, e nem deu explicações sobre as razões de não ter agido para impedir a ação dos bandidos. Aí, das duas, uma: se sabia, e fugiu, ou foi conivente ou foi incompetente. Ninguém do Governo do Maranhão deu entrevista sobre esse assunto.
O que eu acho relevante? Leitura. São poucos os que fazem isso. Jornal, revista, internet, livros, livros, livros, folheto de propaganda...
Leia. Se informe muito.
Gosta de mamão, Sandra? Então toma uma!
Sempre quis ser jornalista, desde pequeno.