Empatia
Carlos Nascimento
Quando se cria uma empatia, você tem que entregar ao público aquilo que ele espera de você.
Emissora
Carlos Nascimento
A emissora escolhe quem quiser para apresentar os programas. A mim, como contratado, cabe fazer o melhor, independentemente do horário, do dia ou do produto que será exibido.
Não imaginei que existisse um hospital assim, com aquela qualidade. Espero que ninguém fique doente, mas se um dia isso ocorrer, o Sírio é o lugar (para ir).
Quando conto às pessoas como o SBT agiu comigo, elas dizem que é mentira. Que não existe empresa assim.
Ninguém crê no que o SBT fez por mim.
Empresa
Carlos Nascimento
Que empresa do mundo faria isso por um empregado e não o deixaria sem contrato?
Problemas
Carlos Nascimento
Ou os problemas do Brasil foram todos resolvidos ou nos tornamos idiotas.
Luiza do Canadá
Carlos Nascimento
Luiza já voltou do Canadá e nós já fomos mais inteligentes
O cara falou: o Silvio falou para você assinar aqui e continuar o tratamento fora do ar. Se e quando você melhorar, você volta.
O Lula não perde uma! Ele acha que é o presidente...
Confrontar a informação dá mais trabalho. Mas acho que, às vezes, subestimamos o telespectador ao propor reportagens ultrapassadas. Não acho em momento algum que o telespectador é passivo.
Jornalismo é trabalho
Carlos Nascimento
Eu nunca percebi que tinha talento! O que percebi é que tinha - como tenho – vontade de trabalhar muito e suar a camisa para fazer produtos de qualidade. Este continua sendo o segredo para todos que querem atuar nesta profissão : Jornalismo é trabalho, muito trabalho.
Credibilidade e verdade
Carlos Nascimento
Algumas pessoas me perguntam se eu não vou fazer comentários, ou adotar aquele discurso mais agressivo que muitos jornalistas fazem. Mas eu não sou assim, eu não acredito nisso e acho que as pessoas não esperam que eu faça um trabalho desse tipo. O público quer uma notícia com credibilidade e verdade.
Coberturas importantes
Carlos Nascimento
O melhor telejornalista é aquele que fez, faz ou fará reportagens. Mesmo sendo editor e apresentador de telejornais, sempre que posso, procuro sair para alguma reportagem, para coberturas importantes.
As Redes sempre serão mais importantes pela abrangência, pelo número de afiliadas, pela força publicitária, pela cobertura em todo o País e pelo tamanho do público. Mas as iniciativas de Telejornalismo regional são muito bem-vindas e, dependendo da situação, nelas está o futuro da informação na tevê.
Colegas de trabalho
Carlos Nascimento
Eu nunca tive indisposição com nenhuma emissora ou colega de trabalho. Muito menos no SBT onde o ambiente profissional é muito bom.
Perda de Audiência
Carlos Nascimento
O Brasil mudou, o mundo mundou, a televisão mudou e as pessoas mudaram. A TV aberta brasileira nasceu e cresceu no centro não somente da sala, mas da vida das pessoas. Agora é diferente. Além de Internet, têm uma infinidade de outros meios de se receber imagem, som e programas, as pessoas saem muito mais de casa. Muita gente trabalha até mais tarde, estuda à noite e demora-se mais a voltar quando sai do escritório. Com isso tudo a TV perdeu audiência, mas é normal.
Primeiro um programa de televisão que se discute um estupro, que por si só já é um absurdo negado pelos dois protagonistas e segundo uma pessoa que ninguém conhece vira celebridade na mídia somente porque o nome apareceu milhões de vezes na internet
Internet X Televisão
Carlos Nascimento
As coberturas ao vivo fazem parte do Telejornalismo há muito tempo. O que mudou é que as tevês passaram a fazer isso com mais frequência para atender ao público. Se uma não fizer, as pessoas assistem na outra. E tem também a Internet que é bastante rápida e compete com a televisão. Por isso é preciso estar sempre preparado.
Reportagem
Carlos Nascimento
A reportagem é a essência do Telejornalismo. É a oportunidade de se conhecer as pessoas, os lugares, os sistemas políticos e econômicos e as características de cada país, cada povo, cada cultura.