Liberdade
Roberto Marinho
Os grandes escritores de telenovelas, os melhores redatores, filiados que sejam a qualquer seita ou partido, encontram não só acolhida, mas estão hoje na Globo. Não acredito que estivessem trabalhando comigo se detectassem em mim qualquer instinto policialesco ou de censura.
Sempre que posso, viajo. É uma maneira de me reciclar. No meu campo principal de atividades, o progresso tecnológico é muito grande. E eu, que sou obstinado em tudo que faço, me sinto obrigado a acompanhar o que está acontecendo.
Impressões
Roberto Marinho
Numa feira tecnológica a que compareci em Tóquio, me impressionou um telefone em que é possível se falar com uma pessoa de outra língua, porque o aparelho é também tradutor simultâneo. Ressalto que ele ainda está em fase de pesquisa, mas quando vier para o mercado será, sem sombra de dúvida, um instrumento imprescindível. Também me surpreendi com um piano Yamaha, em que se coloca um disquete e se ouve, como numa sala de concerto, a peça que se quer. Me dei um de presente. Também o vídeo-disco é maravilhoso.
Vídeo Disco
Roberto Marinho
O que há de melhor em música clássica, balé e outras artes, já está em vídeo-disco. Tenho uma boa coleção, principalmente Herbert von Karajan, um maestro esplêndido, e que teve a sorte de poder deixar muitas obras gravadas neste instrumento do futuro.
Sempre procurei agir com a maior clareza e lisura em tudo que realizei como empresário e como homem. Sou um obcecado pelo trabalho.
Improvisação
Roberto Marinho
Quando decido algo, jamais volto atrás. Isso não significa onipotência, mas apenas quer dizer que tudo que faço é fruto de muita reflexão. No mundo dos negócios, improvisar nem sempre traduz criatividade. Muitas vezes a improvisação é apenas o primeiro ato da tragédia.
Concorrentes
Roberto Marinho
Procuro acompanhar não só a programação da Globo, mas também a das emissoras concorrentes. Em geral, tomo notas para depois conversar com meus diretores.
Bons Atores
Roberto Marinho
Fernanda Montenegro, Grande Otelo, Paulo Gracindo, Lima Duarte e José Lewgoy são grandes atores, versáteis, e que sempre conseguem dar tudo de si em qualquer papel que representam.
Eu sou um democrata, que sempre respeitou a livre expressão do pensamento e das ideias, mesmo quando elas são inteiramente contrárias às minhas. Censura nunca exerci.
Qualidade
Roberto Marinho
A Rede Globo é constituída por um time de profissionais de nível internacional e tem uma das melhores programações do mundo. O povo é que liga a televisão na Globo. Ele é livre para escolher e escolhe a nossa emissora. Se há monopólio da Globo, é o da qualidade.
Presidentes
Roberto Marinho
Sem dúvida, o marechal Castelo Branco. De todos os presidentes militares, foi aquele com quem tive mais estreita relação. Era um homem que sabia ouvir, culto, atento aos problemas. Sobretudo, foi um democrata.
A pobreza que grassa em várias regiões do país, o problema educacional e a questão da violência devem ter uma solução rápida e efetiva.
Abominação
Roberto Marinho
A prepotência, a demagogia e a incompetência.
Creio que, por mais tenebrosa que seja a situação, sempre há uma saída. E isso vale tanto para a vida das nações quanto para a dos homens.
Roberto Marinho sempre adorou a idéia de esgrimir com idéias. Tinha o dom de reconhecer talento e o hábito cultivado de reverenciar a inteligência – era um caçador de cérebros. Quando se encantava por alguém particularmente brilhante, chamava para perto de si, se aquecia e crescia à luz alheia. Caçando cérebros, multiplicou braços.
Meu convívio com o avião não foi um amor à primeira vista: para as grandes distâncias, durante anos, preferi o navio. Com o tempo, me acostumei, e hoje estou inteiramente adaptado. Ando de helicóptero e me sinto seguro.
Ler, meditar, conversar, às vezes jogar gamão com um amigo. Uma vez fui a Carajás com Eliezer Batista. Foi uma bela viagem: Eliezer é um homem inteligentíssimo, um velho amigo, e sabe contar histórias como ninguém.
A reportagem era simpática, mas a referência, infeliz. O filme de Orson Welles é um dos clássicos da história do cinema, tanto pela ousadia da narração quanto pela técnica inovadora da montagem. Mas o personagem que ele descreve nada tem a ver comigo. São duas trajetórias humanas distintas. Basta ver o filme para comprovar isso.
Formando Jornalistas
Roberto Marinho
Penso que deveria ser tarefa obrigatória em qualquer escola de Comunicação o debate e a reflexão sobre um texto do filósofo alemão Kant, cujo título é: Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade. Entre outras coisas, está dito ali que aquele que mente, por mais bondade que imprima a esse ato, “deve responder pelas consequências de sua ação.
Um bom Jornal
Roberto Marinho
O teatrólogo americano Arthur Miller escreveu certa vez que “um bom jornal é uma nação falando com seus botões”. Eu assinaria essa definição.
Cada um tem o direito de agir em conformidade com os seus interesses ou convicções. Eu só pediria àquele que se aventurasse nesta empreitada (acabar com a Rede Globo) que, antes, examinasse o imenso trabalho comunitário e educacional que não só a TV Globo, mas o jornal, as rádios e a Editora Globo há anos desenvolvem Brasil afora, trabalho esse que vem sendo reconhecido e aplaudido no mundo inteiro.
Adquiri cada centavo do que dizem ser uma fortuna com muito suor e trabalho. Nunca fui esbanjador, embora não me considere um avarento. Tudo que ganhei investi nas minhas empresas. Acho que o dinheiro dá conforto, permite ajudar os amigos, mas não é tudo.
Se for possível conceituar como homem de poder aquele cuja motivação maior e obsessão permanente é o desejo de construir, intervindo civicamente nos acontecimentos, e que nesse intuito não se afasta um milímetro sequer dos seus princípios, então posso ser considerado um homem de poder.
Sempre pratiquei esportes. Nunca bebi nem fumei. Na alimentação, sempre me impus limites. Eu acho que é isso.
Segredo do Sucesso
Roberto Marinho
Trabalho e persistência em levar a termo os meus projetos, e o senso e a intuição dos meus limites. Mas, principalmente, respeito aos valores e ao talento, onde quer que eles estejam.
Definindo-se
Roberto Marinho
Um homem que já teve desafetos, embora não os tenha procurado, e que hoje vive cercado de muita ternura. Alguém que se sente feliz. Enfim, um jornalista e um amigo dos seus amigos.
Esquerda Brasileira
Roberto Marinho
Sim, é claro que também passei pela lavagem cerebral promovida por certa “esquerda” brasileira, na universidade e fora dela, que a tudo simplificava, enfiando-nos mastigadinho goela abaixo a explicação de toda a tragédia nacional, gente sempre pronta a atribuir todos os males do Brasil ao mais destacado capitalista brasileiro.
Humildade
Roberto Marinho
Eu vou lhe dar um conselho: a humildade, se você não tem por virtude, precisa ter por esperteza. É preciso cultivar.
Eu sou um homem religioso. Minha relação com Deus é a melhor possível. Ao longo da vida, temos tido muitas conversas.
Desculpas
Roberto Marinho
Eu não estou querendo apurar culpa. Eu quero saber o que nós vamos fazer para não acontecer mais.