Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Juca Kfouri

Conhecido por idolatrar o Corinthians, time da capital paulista, Juca Kfouri é um importante jornalista esportivo que expõe sua opinião ácida e seus comentários certeiros em livros e blogs. Conheça mais sobre a opinião dele acerca de futebol, política e coisas do dia a dia.

Crise política

Juca Kfouri sobre os protestos de 15 de março de 2015

Surgiu um fenômeno nunca visto antes no Brasil, um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, a um partido e a um presidente. Não é preocupação ou medo. É ódio.

7 x 1

Juca Kfouri

Lembrar que amistosos são amistosos, Copas do Mundo são Copas do Mundo.

Alemanha na Copa

Juca Kfouri

Uma das lições dadas pelos alemães, da Bahia ao Rio de Janeiro, foi a de que é possível ganhar o título de campões da simpatia, da alegria e do futebol ao mesmo tempo, sem perder a concentração na hora de jogar.

Mudanças no futebol

Juca Kfouri

Sempre se disse nesta país machista que futebol é esporte para homem. Quem sabe se uma mulher não será capaz de fazer por ele o que os homens não fizeram?

Apagão da seleção

Juca Kfouri

Alois Alzheimer era alemão, como Müller, Klose, Kroos, Khedira e Schürrle. Não era jogador de futebol como os autores dos sete gols alemães na semifinal da Copa do Mundo no Brasil. Era psiquiatra e descobridor da terrível doença neurodegenerativa, causadora do apagão (lembra de já ter ouvido o termo recentemente?) da memória. A doença tem o nome de quem a identificou pela primeira vez e a cartolagem da CBF adoraria vê-la contaminar o Brasil para o país esquecer a goleada.

Time amarelo

Juca Kfouri

A Copa do Mundo nem sempre tem como campeão o melhor time do torneio. Muitas vezes prevalece o acaso, a sorte, as circunstâncias, um monte de coisas. Mas jamais houve um time campeão mundial que não fosse psicologicamente forte.

Este time amarelo parece ser.

Neymar

Juca Kfouri

Insegura, incolor, irritante, embora nada seja apenas isso quando Neymar está em campo com seu repertório inesgotável de chapéus, canetas, toques de primeira e, fundamentalmente, gols, muitos gols, como se já tivesse longa vida no time.

Manifestações

Juca Kfouri sobre os protestos de 15 de março de 2015

No último fim de semana, a manifestação em Fortaleza foi na praça Portugal, onde, perto, há uma enorme padaria.

Ontem o dono dela se manifestou pelo Facebook.

Estava indignado.

Muitos manifestantes foram até a padaria e alguns saíram sem pagar a conta.

Ainda assim, ele disse que vai abrir a padaria no dia da próxima manifestação.

Um velho freguês sugeriu que, desta vez, ele colocasse uma faixa na entrada:

“Por favor, só entre na padaria quem for mesmo contra a corrupção”.

Libertadores

Juca Kfouri

A Libertadores, como se sabe, não é um torneio que exalta a excelência, o jogo bonito, o talento.

Vale a luta, às vezes a malandragem, numa palavra, o inverso da Liga dos Campeões da Europa.

América Latina

Juca Kfouri

Brasileiros, uruguaios, equatorianos, colombianos, argentinos e venezuelanos se encontrarão nesta semana para realizar o sonho de Simón Bolívar, por uma só América Latina.

Neymar vai para Barcelona

Juca Kfouri

Neymar vai embora porque ficou grande demais para o futebol brasileiro e seus campeonatos estaduais, seus gramados abaixo da crítica, seu calendário em desacordo com o do mundo do futebol.

Elite branca

Juca Kfouri sobre os protestos de 15 de março de 2015

Nós, brasileiros, somos capazes de sonegar meio trilhão de reais de Imposto de Renda só no ano passado. Como somos capazes de vender e comprar DVDs piratas, cuspir no chão, desrespeitar o sinal vermelho, andar pelo acostamento e, ainda por cima, votar no Collor, no Maluf, no Newtão Cardoso, na Roseana, no Marconi Perillo ou no Palocci. O panelaço nas varandas gourmet de domingo não foi contra a corrupção. Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade. Elite branca que não se assume como tal, embora seja elite e branca.

Alemães

Juca Kfouri

Mas seria bom se a CBF proibisse que jogadores brasileiros enfrentassem times alemães.

Por, pelo menos, sete anos.

Teses

Juca Kfouri

Não faz muito tempo, jornalistas que não podiam contar as coisas como as coisas são nos veículos para os quais trabalhavam tratavam de calar em público e se queixar no particular. Hoje, não.

Não só já há quem defenda publicamente os limites editoriais por motivos negociais como tem também quem disso se vanglorie e faça provocações no particular.

Cartolas

Juca Kfouri

Neymar vai embora porque, como na piada, Deus pôs aqui os melhores jogadores do mundo e, para compensar, os piores cartolas.

Espaço

Juca Kfouri

Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio.

Corinthians

Juca Kfouri

O Corinthians não teve começo, ele brotou;
não teve meio, tem um presente que é uma lição;
e, tão certo como a eternidade, jamais chegará ao fim.