Normalmente quando se fala em poemas e poesias, logo vem à cabeça alguém os declamando. Porém, esses lindos versos também podem ser admirados e preencher o seu coração através da leitura. Conheça alguns livros que concentram belas estrofes e mergulhe no universo das rimas.
Broquéis é o livro escrito pelo poeta catarinense Cruz e Sousa. Publicado em 1893, ele é composto por poesias, sendo uma das obras simbolistas brasileiras. É marcado pela influência de Baudelaire, que traz o mal como algo belo.
"O Livro Derradeiro" é uma publicação póstuma que reúne diversos poemas de autoria de João da Cruz e Sousa. Contém versos inéditos e outros divulgados pela imprensa. A obra foi lançada em 1945, mas em 1961 ganhou uma nova versão, com a inclusão de outros trabalhos do poeta.
A obra "Últimos Sonetos", de João de Cruz e Sousa, só foi possível graças ao esforço do amigo Nestor Victor, que se empenhou em publicar postumamente em 1905. Nestes últimos sonetos podemos ler uma ansiedade do poeta diante do descaso para com sua obra artística. Durante toda sua vida ele tentou, mas somente nessa obra é que ele realizou o ideal de exploração do poder da palavra.
José de Anchieta nasceu em 1534. Foi um padre jesuíta espanhol, um dos fundadores de São Paulo e declarado beato pelo papa João Paulo II. Chegou ao Brasil em 1553 para ajudar o padre Manuel da Nóbrega a evangelizar os índios. O movimento de catequese influenciou seu teatro e sua poesia, resultando na melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Faleceu no ano de 1597.
As palavras inegavelmente recendem um aroma de verdades, de sentimentos marcantes e únicos. Recendência é o cheiro puro do sonho, da emoção que passada para o papel se perpetua, se imortaliza. Cada poesia anuncia um tempo, uma forma de se retratar um universo de emoções vividas pelo autor. Cada página sentimento, um perfume que só a palavra sabe proporcionar.
"A Poesia Interminável" é uma coletânea de poesias de João de Cruz e Sousa. O título da obra se deu pelo fato de que o autor tem seus textos espalhadas por várias obras. O método para estabelecer a coleção que estamos apresentando aqui foi o acúmulo de informações.
"Faróis": livro em que João da Cruz e Sousa faz uma ruptura com a sequencialidade lógica, fugindo assim totalmente da linha parnasiana de composição. A musicalidade é o ponto alto. É como uma área musical que apresenta um tom. O livro foi lançado em 1900, em coletânea organizada por Nestor Vítor.
"Poemas Humorísticos e Irônicos" é uma coletânea de poemas escritos por João da Cruz e Sousa, da qual o autor se utiliza de muito bom humor e, claro, de muita ironia para a composição de seus textos. É uma obra póstuma, lançada em 1993.
"Auto Representado na Festa de São Lourenço", por Pe. José de Anchieta: Após a cena do martírio de São Lourenço, Guaixará chama Aimbirê e Saravaia para ajudarem a perverter a aldeia.
Valdecir de Oliveira nascer na cidade de Tapejara,interior do Rio Grande do Sul, em 18 de julho de 1969. Atualmente vive em Caxias do Sul, no mesmo Estado.